POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Essa proposta usa a ideia de "blindado" de forma simbólica, protetiva e artística, sem foco bélico, valorizando proteção, segurança e criatividade

- PLANO DE AULA: “MEU CORAÇÃO BLINDADO DE AMOR”

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 2 dias (ou 2 momentos de 50 min)

- OBJETIVOS

Desenvolver a criatividade e coordenação motora.

Compreender, de forma simbólica, o que é estar protegido/blindado.

Estimular a expressão de sentimentos (amor, carinho, proteção).

Explorar conceitos de resistência e proteção através da arte.

Trabalhar linguagem oral e afetiva.

- HABILIDADES BNCC

EI03CG01 – Demonstrar empatia ao identificar e respeitar sentimentos e necessidades do outro.

EI03EF03 – Explorar diferentes materiais, texturas e formas em produções artísticas.

EI03ET03 – Manifestar curiosidade e interesse ao observar objetos, elementos da natureza e fenômenos do mundo físico.

EI03TS01 – Participar de brincadeiras, respeitando regras e combinados.

- ATIVIDADE LÚDICA E ARTÍSTICA: "O BLINDADO DO BEM"

- Materiais:

Caixas de papelão grandes (tipo caixa de eletrodomésticos)

Rolinhos de papel higiênico/papel toalha (para canhões fictícios, periscópios etc.)

Tinta guache, pincéis, giz de cera

Tesoura sem ponta, fita adesiva larga, cola

EVA, papel colorido, tecidos, glitter

Corações recortados de papel

- Desenvolvimento:

1- Roda de conversa:

Pergunte:

“Você sabe o que significa estar protegido?”

“O que te deixa mais seguro?”

Apresente o termo “blindado” como algo que protege muito bem.

Exemplo simbólico:

- "Assim como um guarda-chuva nos protege da chuva, um blindado nos protege de perigos. Podemos imaginar um coração blindado de amor!"

2- Construção coletiva:

As crianças ajudam a montar um “veículo blindado do bem” com papelão.

Cada criança decora uma parte com corações, flores, escudos coloridos.

O canhão simbólico pode lançar “palavras bonitas” ou “abraços imaginários”.

3- Personificação e dramatização:

Crianças podem entrar no “blindado do amor” e dizer uma palavra que protege: amizade, cuidado, amor, abraço, colo...

O blindado anda pela sala (puxado com barbante ou rodinhas de garrafa PET) levando mensagens de carinho.

- EXPLICAÇÃO SIMBÓLICA (para crianças)

- “Blindado é uma palavra difícil, mas quer dizer muito protegido. Como um cofre que guarda um tesouro! Hoje vamos brincar de fazer um blindado que guarda o que temos de mais precioso: o amor, o carinho e a amizade.”

- ENCERRAMENTO E RODA DE CONVERSA

Cada criança desenha o que protegeria dentro do seu blindado.

Construa um “escudo simbólico” com cartolina onde elas desenham o que as protege: papai, mamãe, amigos, professores, bichinhos…

- AVALIAÇÃO

Participação nas conversas e nas atividades.

Expressão artística e afetiva nas produções.

Demonstração de empatia e compreensão do conceito simbólico de proteção.

Cooperação durante a construção coletiva.

- VARIAÇÕES (Outras Faixas Etárias)

Berçário I/II: uso de tecidos, caixas pequenas e elementos sensoriais para “mini blindados”.

Ensino Fundamental I: aprofundar o conceito com noções de física (resistência dos materiais), cidadania (o que protege a sociedade) e escrita (poemas sobre o que me protege).

Educação Inclusiva: usar materiais acessíveis (texturas, sons), adaptar a linguagem e incluir mediação de sentido.



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