POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Cada um do seu jeito


Objetivo:

Promover o respeito às diferenças, valorização da diversidade e noções de inclusão de forma lúdica.

Faixa etária:

3 a 6 anos

Duração:

20 a 30 minutos

Materiais:

Espelhos pequenos (um para cada criança, se possível)

Cartões com rostos diferentes (podem ser desenhados ou recortados de revistas)

Bonecos ou imagens com características variadas: cadeirante, diferentes tons de pele, tipos de cabelo, óculos etc.

Como fazer:

1- Roda de conversa inicial

Pergunte:

- “Vocês já perceberam como todo mundo é diferente?”

- “Tem gente com cabelo liso, cacheado, pele clara, pele escura...”

- “E tem gente que anda de cadeira de rodas, que usa óculos...”

Deixe as crianças comentarem livremente.

2- Exploração com espelhos

Dê um espelhinho para cada criança e incentive:

- “Olhe bem para o seu rosto. O que você vê? Como é seu cabelo? E seus olhos?”

3- Cartões e bonecos da diversidade

Mostre imagens/bonecos com características diferentes.

Diga algo como:

- “Olha só! Cada um é especial do seu jeitinho!”

Pergunte:

- “O que esse boneco tem de diferente? Ele pode brincar com a gente também?”

4- Jogo do “Quem sou eu?”

Faça uma brincadeira onde cada criança descreve alguém da turma (sem dizer o nome) valorizando suas características:

- “É uma amiga com cabelo enrolado que adora dançar!”

Os colegas tentam adivinhar.

5- Encerramento com arte coletiva

Cada criança desenha a si mesma em uma folha e depois todos colam seus desenhos em um mural com o título:

“Todos diferentes, todos amigos!”

Dicas:

Sempre valorize as diferenças como algo positivo.

Use linguagem simples e carinhosa.

Inclua bonecos ou representações com deficiência para reforçar a inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.