Objetivo:
Promover o respeito às diferenças, valorização da diversidade e noções de inclusão de forma lúdica.
Faixa etária:
3 a 6 anos
Duração:
20 a 30 minutos
Materiais:
Espelhos pequenos (um para cada criança, se possível)
Cartões com rostos diferentes (podem ser desenhados ou recortados de revistas)
Bonecos ou imagens com características variadas: cadeirante, diferentes tons de pele, tipos de cabelo, óculos etc.
Como fazer:
1- Roda de conversa inicial
Pergunte:
- “Vocês já perceberam como todo mundo é diferente?”
- “Tem gente com cabelo liso, cacheado, pele clara, pele escura...”
- “E tem gente que anda de cadeira de rodas, que usa óculos...”
Deixe as crianças comentarem livremente.
2- Exploração com espelhos
Dê um espelhinho para cada criança e incentive:
- “Olhe bem para o seu rosto. O que você vê? Como é seu cabelo? E seus olhos?”
3- Cartões e bonecos da diversidade
Mostre imagens/bonecos com características diferentes.
Diga algo como:
- “Olha só! Cada um é especial do seu jeitinho!”
Pergunte:
- “O que esse boneco tem de diferente? Ele pode brincar com a gente também?”
4- Jogo do “Quem sou eu?”
Faça uma brincadeira onde cada criança descreve alguém da turma (sem dizer o nome) valorizando suas características:
- “É uma amiga com cabelo enrolado que adora dançar!”
Os colegas tentam adivinhar.
5- Encerramento com arte coletiva
Cada criança desenha a si mesma em uma folha e depois todos colam seus desenhos em um mural com o título:
“Todos diferentes, todos amigos!”
Dicas:
Sempre valorize as diferenças como algo positivo.
Use linguagem simples e carinhosa.
Inclua bonecos ou representações com deficiência para reforçar a inclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.