POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Planetas imaginários

 

A proposta envolve criatividade, artes visuais e um toque de ciência e imaginação. Aqui vai uma sugestão completa com base na imagem:

Faixa etária: 4 a 10 anos

Áreas integradas: Artes, Ciências, Linguagem Oral, Coordenação Motora

Objetivos

Explorar cores, texturas e formas.

Estimular a imaginação e a expressão artística.

Trabalhar noções espaciais (círculo, planeta, universo).

Desenvolver habilidades motoras e sociais por meio do trabalho em grupo.

Materiais

Pratos de papel ou cartolina branca cortada em círculos

Cartolina preta para ser carimbada

Tintas guache (diversas cores)

Pincéis, esponjas, cotonetes ou dedos

Papéis pretos (para simular o espaço)

Cola

Desenvolvimento da atividade

1- Roda de conversa: fale sobre planetas do sistema solar e incentive as crianças a imaginar planetas que não existem.

2- Pintura livre: cada criança escolhe as cores e as ferramentas (pincel, dedo, esponja) para criar seu "planeta imaginário" em um círculo.

3- Secagem e colagem: antes de seco, cada círculo é carimbado em um fundo preto, representando o espaço.

4- Compartilhamento: cada criança apresenta seu planeta, diz seu nome e inventa uma característica (ex: “Neste planeta tudo é feito de gelatina”).

Truque extra

Pode-se montar uma galeria do universo na parede.

O grupo pode criar um mapa estelar coletivo com os planetas inventados.

Trabalhe também com texturas misturando areia, sal ou papel picado na tinta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.