OBJETIVOS DA ATIVIDADE
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático (adição).
Estimular a percepção visual e sensorial (cores e formas).
Trabalhar coordenação motora grossa.
Incentivar o trabalho em equipe e a socialização.
- HABILIDADES DA BNCC
Educação Infantil:
EI03ET03 – Estabelecer relações entre o número de elementos de um conjunto e a sua representação numérica.
EI03CG05 – Experimentar sensações, explorar e identificar diferentes formas, cores e texturas.
Ensino Fundamental – 1º e 2º ano:
EF01MA03 – Contar a quantidade de elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias.
EF01MA06 – Resolver e elaborar problemas de adição.
Educação Inclusiva:
Atividade acessível com uso de objetos táteis, cores fortes e formatos adaptados (bolas com texturas diferentes, etiquetas em braille se necessário).
- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Três bambolês são organizados no chão formando uma sequência.
Cada um representa uma etapa da operação matemática:
Primeiro bambolê: conjunto de bolas coloridas (parcela 1).
Segundo bambolê: outro grupo de bolas (parcela 2).
Terceiro bambolê: o resultado da adição (a ser completado pela criança).
Cartões no chão indicam:
“+” (adição),
“=” (resultado),
Símbolo de interrogação ou espaço em branco, onde a criança deve resolver e completar o total com bolas.
- COMO APLICAR
1- Divida as crianças em grupos.
2- Cada grupo realiza a contagem dos dois primeiros bambolês.
3- As crianças somam os valores e colocam o número correspondente de bolas no terceiro bambolê.
4- Valide a contagem com o grupo.
5- Para crianças com deficiência visual, utilize bolas com texturas diferentes e conte oralmente junto com elas.
- AMPLIAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL
Substituir bolas por cartões numéricos.
Adicionar desafios com subtração, multiplicação ou problemas orais.
Registrar a operação em papel ou quadro branco após a atividade.
- ADAPTAÇÕES PARA INCLUSÃO
Uso de bolas sensoriais (textura, peso, som).
Orientações verbais claras.
Parcerias entre pares (trabalho em duplas mistas).
Instruções com pictogramas e apoio visual.
- AVALIAÇÃO
Observar se a criança compreendeu a ideia de juntar quantidades (adição).
Participação ativa.
Habilidade de reconhecer e comparar quantidades.
Interação com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.