POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sábado, 26 de julho de 2025

Soma colorida e sensorial

OBJETIVOS DA ATIVIDADE

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático (adição).

Estimular a percepção visual e sensorial (cores e formas).

Trabalhar coordenação motora grossa.

Incentivar o trabalho em equipe e a socialização.

- HABILIDADES DA BNCC

Educação Infantil:

EI03ET03 – Estabelecer relações entre o número de elementos de um conjunto e a sua representação numérica.

EI03CG05 – Experimentar sensações, explorar e identificar diferentes formas, cores e texturas.

Ensino Fundamental – 1º e 2º ano:

EF01MA03 – Contar a quantidade de elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias.

EF01MA06 – Resolver e elaborar problemas de adição.

Educação Inclusiva:

Atividade acessível com uso de objetos táteis, cores fortes e formatos adaptados (bolas com texturas diferentes, etiquetas em braille se necessário).

- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Três bambolês são organizados no chão formando uma sequência.

Cada um representa uma etapa da operação matemática:

Primeiro bambolê: conjunto de bolas coloridas (parcela 1).

Segundo bambolê: outro grupo de bolas (parcela 2).

Terceiro bambolê: o resultado da adição (a ser completado pela criança).

Cartões no chão indicam:

“+” (adição),

“=” (resultado),

Símbolo de interrogação ou espaço em branco, onde a criança deve resolver e completar o total com bolas.

- COMO APLICAR

1- Divida as crianças em grupos.

2- Cada grupo realiza a contagem dos dois primeiros bambolês.

3- As crianças somam os valores e colocam o número correspondente de bolas no terceiro bambolê.

4- Valide a contagem com o grupo.

5- Para crianças com deficiência visual, utilize bolas com texturas diferentes e conte oralmente junto com elas.

- AMPLIAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Substituir bolas por cartões numéricos.

Adicionar desafios com subtração, multiplicação ou problemas orais.

Registrar a operação em papel ou quadro branco após a atividade.

- ADAPTAÇÕES PARA INCLUSÃO

Uso de bolas sensoriais (textura, peso, som).

Orientações verbais claras.

Parcerias entre pares (trabalho em duplas mistas).

Instruções com pictogramas e apoio visual.

- AVALIAÇÃO

Observar se a criança compreendeu a ideia de juntar quantidades (adição).

Participação ativa.

Habilidade de reconhecer e comparar quantidades.

Interação com os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.