Proposta lúdica e educativa para a Educação Infantil, integrando arte, ciências e habilidades socioemocionais.
Dinâmica: “Peixinhos Coloridos no Fundo do Mar”
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 45 a 60 minutos
Áreas envolvidas: Ciências, Artes, Psicomotricidade, Educação Socioemocional
Objetivos
Explorar características dos peixes: tipos, habitat, alimentação, cores e camuflagem.
Desenvolver atenção, concentração e coordenação motora.
Trabalhar o efeito calmante da pintura e a observação dos padrões naturais.
Estimular o trabalho em grupo e o respeito às diferenças (como os peixes, cada criança é única!).
Conteúdo
Tipos de peixes e seus ambientes naturais (água doce/salgada)
Como se alimentam e se camuflam
A diversidade de cores e tamanhos
Efeitos terapêuticos da observação de aquários (calma e foco)
Roda de conversa (10 minutos)
Mostre imagens de diferentes peixes e pergunte:
Onde vivem?
Como se escondem?
Por que mudam de cor?
Conte uma história breve: “O Peixinho que Mudava de Cor para Se Proteger”.
Atividade prática - Pintura com plástico bolha (25 minutos)
Materiais:
Plástico bolha cortado em círculos (como na imagem)
Tintas coloridas (azul, vermelho, roxo, laranja)
Cartolina ou folha A3
Olhinhos móveis ou desenhados
Canetinha preta, verde e azul
Pincéis ou rolinhos
Pompons azuis (opcional, para fazer bolhas)
Passo a passo:
1- Pinte o lado bolhado do plástico bolha com tinta.
2- Carimbe no papel formando o corpo dos peixes.
3- Acrescente caudas, olhos, plantas aquáticas e bolhas de ar.
4- Converse sobre a cor escolhida e onde o peixe poderia se esconder no mar.
5- Se possível, observar um aquário com peixes.
Peixe Terapia - Calmante e Concentração (5-10 minutos)
Sugestão:
Toque sons de água e bolhas (playlist “sons relaxantes do mar”).
Peça que observem os peixes que fizeram.
Respirem fundo 3 vezes e imaginem um peixinho nadando suavemente.
Estimule a criança a descrever o movimento do peixe com o dedo no ar.
Encerramento em grupo (5 minutos)
Cada criança apresenta seu peixe: nome, onde vive, do que se alimenta e se ele se camufla.
Formem um “aquário coletivo” juntando os desenhos em um mural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.