POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Fui abduzido!

DINÂMICA DE GRUPO: 

Objetivo Geral:

Desenvolver a percepção espacial, a coordenação motora e a habilidade de trabalho em grupo, através de uma atividade lúdica inspirada em naves espaciais e seres intergalácticos.

ROTEIRO PEDAGÓGICO

Nome da Atividade:

Missão: Fui Abduzido!

Faixa etária

6 a 10 anos

Duração:

50 minutos a 1h10

Etapas da Atividade:

1- Boas-vindas e Aquecimento (10 min)

Objetivo: Estimular a imaginação e preparar o corpo para o desafio.

Forme uma roda e conte uma história curta:

- “Ontem à noite, uma luz misteriosa surgiu no céu… e dizem que algumas crianças foram levadas por uma nave espacial brilhante! Hoje, vamos viver essa aventura.”

Faça um aquecimento corporal rápido, com movimentos de astronauta: flutuar no espaço, abaixar-se para evitar meteoros, girar lentamente como satélites etc.

2- Construção da Nave Abduzidora (20-30 min)

Objetivo: Trabalhar criatividade, planejamento em grupo e consciência corporal.

Divida os alunos em grupos de 3 a 5.

Cada grupo irá montar uma “nave” com papelão, papel alumínio, fitilhos, luzinhas e fitas holográficas (ou material disponível).

Um integrante será o “abduzido” e usará a nave sobre a cabeça como no modelo da imagem (ajuste para conforto e segurança).

- Se preferir, leve uma nave já pronta e as crianças se revezam com ela.

3- Percurso Espacial (20 min)

Objetivo: Trabalhar percepção espacial, equilíbrio e cooperação.

Monte um percurso com obstáculos: bambolês no chão, cones, almofadas, túneis de TNT ou papelão.

A criança “abduzida” deve atravessar o percurso com a nave sobre a cabeça, com a ajuda dos colegas do grupo que guiarão por voz (sem tocar).

Variações:

De olhos vendados, com comando apenas por voz.

Com música ambiente espacial.

Iluminação baixa com luzes de LED.

4- Reflexão e Encerramento (10 min)

Objetivo: Estimular a metacognição e dar sentido pedagógico à vivência.

Roda de conversa guiada:

O que foi mais difícil na travessia?

Como o grupo ajudou?

Como percebemos nosso corpo no espaço?

Vocês sentiram que a cooperação foi importante?

HABILIDADES DA BNCC TRABALHADAS:

Campos de Experiência (Educação Infantil):

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Ensino Fundamental (Anos Iniciais):

EF15EF02: Explorar diferentes formas de locomoção e equilíbrio em trajetos variados.

EF15EF07: Utilizar estratégias de cooperação em atividades coletivas.

EF15AR18: Criar e apresentar produções artísticas usando diferentes materiais e suportes.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Papelão ou guarda-chuva velho

Papel alumínio

Fitas coloridas ou holográficas

Tesoura, fita adesiva, cola

Luzinhas de LED (pisca-pisca)

Bambolês, cones ou almofadas para o percurso

TNT para túneis (opcional)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.