DINÂMICA DE GRUPO:
Objetivo Geral:
Desenvolver a percepção espacial, a coordenação motora e a habilidade de trabalho em grupo, através de uma atividade lúdica inspirada em naves espaciais e seres intergalácticos.
ROTEIRO PEDAGÓGICO
Nome da Atividade:
Missão: Fui Abduzido!
Faixa etária
6 a 10 anos
Duração:
50 minutos a 1h10
Etapas da Atividade:
1- Boas-vindas e Aquecimento (10 min)
Objetivo: Estimular a imaginação e preparar o corpo para o desafio.
Forme uma roda e conte uma história curta:
- “Ontem à noite, uma luz misteriosa surgiu no céu… e dizem que algumas crianças foram levadas por uma nave espacial brilhante! Hoje, vamos viver essa aventura.”
Faça um aquecimento corporal rápido, com movimentos de astronauta: flutuar no espaço, abaixar-se para evitar meteoros, girar lentamente como satélites etc.
2- Construção da Nave Abduzidora (20-30 min)
Objetivo: Trabalhar criatividade, planejamento em grupo e consciência corporal.
Divida os alunos em grupos de 3 a 5.
Cada grupo irá montar uma “nave” com papelão, papel alumínio, fitilhos, luzinhas e fitas holográficas (ou material disponível).
Um integrante será o “abduzido” e usará a nave sobre a cabeça como no modelo da imagem (ajuste para conforto e segurança).
- Se preferir, leve uma nave já pronta e as crianças se revezam com ela.
3- Percurso Espacial (20 min)
Objetivo: Trabalhar percepção espacial, equilíbrio e cooperação.
Monte um percurso com obstáculos: bambolês no chão, cones, almofadas, túneis de TNT ou papelão.
A criança “abduzida” deve atravessar o percurso com a nave sobre a cabeça, com a ajuda dos colegas do grupo que guiarão por voz (sem tocar).
Variações:
De olhos vendados, com comando apenas por voz.
Com música ambiente espacial.
Iluminação baixa com luzes de LED.
4- Reflexão e Encerramento (10 min)
Objetivo: Estimular a metacognição e dar sentido pedagógico à vivência.
Roda de conversa guiada:
O que foi mais difícil na travessia?
Como o grupo ajudou?
Como percebemos nosso corpo no espaço?
Vocês sentiram que a cooperação foi importante?
HABILIDADES DA BNCC TRABALHADAS:
Campos de Experiência (Educação Infantil):
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Ensino Fundamental (Anos Iniciais):
EF15EF02: Explorar diferentes formas de locomoção e equilíbrio em trajetos variados.
EF15EF07: Utilizar estratégias de cooperação em atividades coletivas.
EF15AR18: Criar e apresentar produções artísticas usando diferentes materiais e suportes.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Papelão ou guarda-chuva velho
Papel alumínio
Fitas coloridas ou holográficas
Tesoura, fita adesiva, cola
Luzinhas de LED (pisca-pisca)
Bambolês, cones ou almofadas para o percurso
TNT para túneis (opcional)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.