- PLANO DE AULA: “MEU CORAÇÃO BLINDADO DE AMOR”
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 2 dias (ou 2 momentos de 50 min)
- OBJETIVOS
Desenvolver a criatividade e coordenação motora.
Compreender, de forma simbólica, o que é estar protegido/blindado.
Estimular a expressão de sentimentos (amor, carinho, proteção).
Explorar conceitos de resistência e proteção através da arte.
Trabalhar linguagem oral e afetiva.
- HABILIDADES BNCC
EI03CG01 – Demonstrar empatia ao identificar e respeitar sentimentos e necessidades do outro.
EI03EF03 – Explorar diferentes materiais, texturas e formas em produções artísticas.
EI03ET03 – Manifestar curiosidade e interesse ao observar objetos, elementos da natureza e fenômenos do mundo físico.
EI03TS01 – Participar de brincadeiras, respeitando regras e combinados.
- ATIVIDADE LÚDICA E ARTÍSTICA: "O BLINDADO DO BEM"
- Materiais:
Caixas de papelão grandes (tipo caixa de eletrodomésticos)
Rolinhos de papel higiênico/papel toalha (para canhões fictícios, periscópios etc.)
Tinta guache, pincéis, giz de cera
Tesoura sem ponta, fita adesiva larga, cola
EVA, papel colorido, tecidos, glitter
Corações recortados de papel
- Desenvolvimento:
1- Roda de conversa:
Pergunte:
“Você sabe o que significa estar protegido?”
“O que te deixa mais seguro?”
Apresente o termo “blindado” como algo que protege muito bem.
Exemplo simbólico:
- "Assim como um guarda-chuva nos protege da chuva, um blindado nos protege de perigos. Podemos imaginar um coração blindado de amor!"
2- Construção coletiva:
As crianças ajudam a montar um “veículo blindado do bem” com papelão.
Cada criança decora uma parte com corações, flores, escudos coloridos.
O canhão simbólico pode lançar “palavras bonitas” ou “abraços imaginários”.
3- Personificação e dramatização:
Crianças podem entrar no “blindado do amor” e dizer uma palavra que protege: amizade, cuidado, amor, abraço, colo...
O blindado anda pela sala (puxado com barbante ou rodinhas de garrafa PET) levando mensagens de carinho.
- EXPLICAÇÃO SIMBÓLICA (para crianças)
- “Blindado é uma palavra difícil, mas quer dizer muito protegido. Como um cofre que guarda um tesouro! Hoje vamos brincar de fazer um blindado que guarda o que temos de mais precioso: o amor, o carinho e a amizade.”
- ENCERRAMENTO E RODA DE CONVERSA
Cada criança desenha o que protegeria dentro do seu blindado.
Construa um “escudo simbólico” com cartolina onde elas desenham o que as protege: papai, mamãe, amigos, professores, bichinhos…
- AVALIAÇÃO
Participação nas conversas e nas atividades.
Expressão artística e afetiva nas produções.
Demonstração de empatia e compreensão do conceito simbólico de proteção.
Cooperação durante a construção coletiva.
- VARIAÇÕES (Outras Faixas Etárias)
Berçário I/II: uso de tecidos, caixas pequenas e elementos sensoriais para “mini blindados”.
Ensino Fundamental I: aprofundar o conceito com noções de física (resistência dos materiais), cidadania (o que protege a sociedade) e escrita (poemas sobre o que me protege).
Educação Inclusiva: usar materiais acessíveis (texturas, sons), adaptar a linguagem e incluir mediação de sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.