POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Aulas sobre gato, pinguim e leão marinho




Uma história sobre gatos

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência.
- Reescrever a história infantil relatando as principais partes.
- Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases).

Estratégias e recursos da aula:

O  professor iniciará a aula propondo aos alunos a realização de uma brincadeira denominada "batata quente". Para tanto, pedirá que eles sentem em formato de círculo e explicará que a brincadeira consiste no passe de bola de mão em mão enquanto uma música estará tocando. Quando a música parar (devido a diminuição do volume pelo professor que estará de costas), o aluno que estiver com a bola nas mãos (a batata quente) terá que realizar alguma ação, a qual será combinada antes do início da brincadeira.
O professor, então, combinará com os alunos que quem ficar com a batata quente nas mãos terá que pegar uma frase em uma caixa e lê-la em voz alta para os colegas e que essas frases são dicas para eles descobrirem o nome do personagem de uma história.
Assim, o professor escreverá as seguintes frases em folhas coloridas e as colocará em uma bela caixa:
Não gosta de tomar banho.
Tem sete vidas.
Adora subir em telhados.
Seu nome começa com letra "G".
Tem a letra "A" no nome
Tem a letra "T" no nome.
Tem a letra "O" no nome.
Pode arranhar pessoas.
Come ração e bebe leite.
Sabe miar.

O professor pedirá para o aluno que ficar com a batata quente ler a frase, mas não dizer o nome do personagem se souber, pois seu nome será revelado apenas no final da brincadeira. Assim, após todas as frases terrem sido lidas, o professor perguntará qual é o nome do personagem e os alunos terão que responder em de forma uníssona que aquelas dicas se referem ao GATO.
Em seguida, o professor conversará com os alunos a respeito das características dos gatos, algumas já apontadas nas frases lidas, ouvindo o que eles sabem a respeito desse animal, se gostam de gatos e se tem gatos em casa.
Para direcionar essa conversa, o professor poderá lançar algumas perguntas como:

- De que é coberto o corpo dos gatos? (Pelos)
- De que cor pode ser a cor do pelo dos gatos? (Variadas cores)
- O que os gatos comem? (Ração, ratos, pequenos animais)
- Os gatos conseguem pulat longas distâncias? (Sim, eles sobem inclusive em telhados)
- Quantas patas têm um gato? (Quatro)
- Quantas orelhas têm os gatos? (Duas)

Para motivar essa conversa, o professor poderá mostrar um gato confeccionado com sucata e pedir para as crianças também reproduzirem um gato, com o material que estiver disponível.

Sobre os pinguins: que animais são estes?

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Identificar a classe de animais a que pertencem os pinguins;
- nomear características necessárias para que um animal seja considerado uma ave;
- situar o pinguim dentro da classe das aves.

Sobre o leão marinho

- Identificar alguns animais marinhos
- compreender a importância dos animais marinhos
- compreender a importância de se preservar os oceanos, rios e mares.

A história do Bom Velhinho


Conta a lenda que um homem chamado São Nicolau tinha muito dinheiro, era um homem também de coração muito generoso. A fama deste homem se estendeu pelo fato dele distribuir dinheiro entre os pobres, e dar presentes as crianças pobres que não tinha alegria na vida, e os presentes ajudavam a dar um pouco mais de alento a elas. Este homem morreu no dia 6 de dezembro, data esta que passou a ser o dia de São Nicolau, para homenageá-lo. E este dia é comemorado até hoje em muitos países do Oriente, e os pais dão presentes aos seus filhos, fazendo referência ao São Nicolau.

Como o nascimento de Jesus Cristo ficava no mesmo mês que o dia de São Nicolau, aos poucos as 2 comemorações foram se juntando, e a tradição de dar presentes às crianças passou para o dia 25 de dezembro junto com o dia de nascimento de Cristo. E reza a lenda, que São Nicolau traz os presentes dos céus todos os anos, e ele foi reconhecido como o primeiro Papai Noel de verdade em todo o planeta.

Leão feito com embalagem de mostarda

Material: Embalagem de mostarda, tinta 


O professor deverá propor uma conversa informal sobre o que as crianças já sabem sobre o leão, em seguida deverá enviar para casa um bilhete pedindo a colaboração dos pais para que possam, junto com seus filhos, pesquisarem sobre o estudo que estão iniciando livros, imagens, CDs e DVDs que tratem do assunto.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

terça-feira, 8 de julho de 2014

Boneco de meia

Material: Meia, enchimento para o boneco (espuma, manta acrílica, fibra para enchimento), olhinhos, botão e linha


Porta retrato decorado com meias de seda

Material: meias coloridas, miçangas, porta retrato, tinta acrílica, retalhos, verniz acrílico, pincel, arame colorido, linha de bordar, agulha e cola quente. 







domingo, 6 de julho de 2014

Jogadores de futebol

O futebol é um dos desportos e uma das competições de equipa mais populares. O objectivo do jogo é pontuar, chutando a bola para a baliza da equipe adversária e, assim, marcar golo. No final do jogo, ganha a equipa com o maior número de golos marcados. Na China, existem jogos semelhantes ao futebol há muito tempo. Zhan Guo Ce, há cerca de 2000 anos, referiu o "Cuju", uma espécie de actividade militar e recreativa. "Cu" significa chuto, e "Ju" significa bola. Os antigos gregos e romanos também jogavam um jogo com bola designado Harpastum.

Matemática no Campo de Futebol
As medidas padrão dos campos de futebol são definidas pela FIFA. Os lados mais longos são chamados de Linhas Laterais, enquanto os lados mais curtos de Linhas de Fundo. Em geral, a linha lateral de um campo de futebol mede entre 90m e 120m (100~130 jardas) e a linha de fundo entre 45m e 90m (50~100 jardas). Para jogos internacionais, a linha lateral deve ter entre 100m e 110m (110~120 jardas) e a linha de fundo entre 64m e 75m (70~80 jardas).

O rectângulo do campo de futebol é dividido em duas metades pela Linha de Meio. O ponto médio da linha de meio campo é o centro do campo de futebol, chamado Ponto Central. O círculo central está marcado a 9,15m (10 jardas) do ponto central. O ponto central é onde a bola é colocada no início do jogo. Uma bandeirinha, numa haste de pelo menos 1,5m (5 pés) de altura, é colocada em cada um dos quatro cantos em ângulo recto do campo. Um arco com um raio de 1m é marcado em cada um dos quatro cantos para indicar o local onde colocar a bola durante um pontapé de canto.

Estrutura da Superfície da Bola de Futebol e Figuras Geométricas
A FIFA especifica que a bola de futebol tem de ser manufacturada em couro ou outros materiais adequados. A circunferência de uma bola de futebol cheia de ar deve ter entre 68cm e 70cm (27-28 polegadas). O peso deve estar entre 410g e 450g (14-16 onças).

A bola de futebol mais conhecida é a Telstar que foi usada nos jogos oficiais da FIFA em 1970 e 1974. A sua superfície de couro consiste em doze pentágonos pretos e vinte hexágonos brancos. Este tipo de estrutura com 32 painéis criou a esfera mais redonda do seu tempo.

A bola oficial - Teamgeist, usada no Campeonato do Mundo da FIFA 2006, tem uma revolucionária estrutura com 14 painéis. A bola é muito mais esférica e possui uma superfície mais lisa, o que a torna mais consistente, fiável e célere quando chutada. A Jabulani, usada no Campeonato do Mundo da FIFA 2010, é feita a partir de oito painéis esféricos moldados. A textura da superfície da bola possui sulcos para melhorar a aerodinâmica da bola. A Brazuca, usada no Campeonato do Mundo FIFA 2014, é feita de seis painéis simétricos para melhorar a aderência, estabilidade e aerodinâmica no campo.

Sugestão de atividade
Vamos contar quantos pentágonos e hexágonos são usados na superfície da bola de futebol desmontada.
Tente remontar a bola de futebol como era originalmente!

Sabia que?

Antes de 1863, as bolas de futebol no Reino Unido eram feitas de bexigas de porco.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) foi criada em 21 de Maio de 1904. A FIFA é responsável pela organização dos principais torneios internacionais de futebol.
Os comentaristas de jogos de futebol na televisão ainda usam as unidades imperiais para a distância de chutes livres.

Material: garrafa pet, eva, lã, bola de isopor, tinta e caneta retroprojetor


Expressar sobre futebol, na educação infantil, pode incluir discutir as regras do jogo, a origem do esporte e os benefícios para as crianças.

Regras do futebol

Explicar o que é um arremesso lateral, tiro de meta e escanteio
Mostrar como o árbitro marca faltas, pênaltis, cartões vermelhos e tiros livres

Origem do futebol

Informar que o futebol moderno surgiu na Inglaterra no século XIX
Mencionar que o futebol é o esporte coletivo mais popular do mundo

Benefícios do futebol

Falar sobre como o futebol ajuda a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, a noção de espaço e o ritmo
Explicar que o futebol é uma atividade coletiva que ajuda a criar amizades e a fortalecer habilidades sociais
Destacar que o futebol ajuda a desenvolver a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio lógico
Informar que o futebol ajuda a combater o sedentarismo e a promover a saúde
Mencionar que o futebol ajuda a construir a autoestima e a sensação de satisfação consigo próprio

Para entusiasmar as crianças sobre o futebol, pode-se usar recursos didáticos como desenhos para colorir, atividades de controle de lápis, atividades de futebol, campo de futebol para imprimir, atividades com palavras do futebol, entre outros.