POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Horta e alimentação saudável

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Passarinhos feitos com pratinhos descartáveis



Móbile feito com garrafas pet








Plano de Aula – “Peixe Sustentável”
Autor: Renata Bravo 

Tema: Reciclagem, Arte e Consciência Ambiental
Turma: Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Tempo estimado: 2 aulas de 50 min (pode ser adaptado)

- Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer a importância da reciclagem para preservação do meio ambiente.

Construir brinquedos e objetos artísticos a partir de materiais recicláveis.

Desenvolver a coordenação motora fina por meio de recorte, pintura e colagem.

Expressar-se criativamente através da arte e da produção de histórias.

Valorizar o trabalho coletivo e a cooperação.

- Habilidades da BNCC (adaptáveis conforme etapa)

EI03ET03 (Educação Infantil): Explorar materiais e objetos para construir brinquedos e produções artísticas.

EF15AR01 (Arte – Anos Iniciais): Experimentar diferentes materiais e técnicas artísticas.

EF02CI02 (Ciências – 2º ano): Identificar formas de reduzir, reutilizar e reciclar materiais.

EF15LP02 (Língua Portuguesa – Anos Iniciais): Escutar e compartilhar histórias, ampliando a oralidade.

EF01MA09 (Matemática – 1º ano): Reconhecer figuras geométricas em objetos do cotidiano (formas do peixe).

- Etapas da Aula:

1- Acolhida e sensibilização (15 min)

Roda de conversa: o que é reciclagem? O que acontece quando jogamos lixo na rua, rios ou mares?

Mostrar imagens de peixes e do fundo do mar limpo e poluído.

Ligar a conversa com o brinquedo que será feito: um peixe de garrafa PET.

2- Mão na massa – Construção do peixe (40 min)

Distribuir garrafas PET já limpas.

Cortar (com auxílio do adulto/professor) e mostrar como montar o corpo, barbatanas e cauda.

As crianças decoram com tinta, canetinha e colagem.

Cada aluno cria seu peixe ou o grupo monta um “cardume”.

3- Arte e imaginação (20 min)

Exposição dos peixes na sala.

Propor que cada criança invente um nome para o seu peixe.

Construir coletivamente uma história: “O cardume reciclado que salvou o oceano”.

4- Reflexão e fechamento (15 min)

Conversar sobre o que aprenderam sobre reciclagem e preservação da água.

Cantar uma música do mar ou fazer uma pequena dramatização com os peixes.

-Materiais necessários:

Garrafas PET (duas por peixe)

Tesoura sem ponta (ou cortes preparados pelo professor)

Cola quente/fita adesiva

Tintas guache ou acrílicas

Canetinhas permanentes

Olhinhos móveis ou feitos de papel

Barbante/nylon (se for pendurar os peixes)

-Avaliação:

Participação nas discussões e na produção do peixe.

Demonstração de criatividade na decoração e na história.

Compreensão dos conceitos de reciclagem e preservação ambiental.

Envolvimento no trabalho coletivo.

-Adaptações inclusivas:

Para crianças com deficiência visual: explorar o peixe com texturas (usar cola colorida em relevo, lantejoulas, tecidos).

Para crianças com deficiência auditiva: usar cartazes com imagens do ciclo da reciclagem e gestos de apoio.

Para crianças com dificuldades motoras: disponibilizar pincéis grossos, colagem em vez de recorte e apoio individual.

Para idosos ou grupos intergeracionais: a atividade pode virar uma oficina de memória afetiva (lembranças de pescarias, histórias de mar).



Peixe feito com garrafa pet

Atividade Pedagógica: Peixe de Garrafa PET
Autora: Renata Bravo 

Objetivo geral:
Estimular a criatividade, a consciência ambiental e a coordenação motora fina das crianças por meio da confecção de brinquedos sustentáveis.

Faixa etária sugerida: 5 a 10 anos (adaptável).

Áreas envolvidas:

Ciências: Reciclagem, reutilização de materiais, preservação dos oceanos.

Arte: Pintura, colagem, criação de formas e cores.

Matemática: Contagem das partes do peixe, simetria, tamanhos (grande, médio, pequeno).

Linguagem: Produção de histórias com o peixe como personagem.

-Passo a passo da atividade:

1- Roda de conversa

Falar sobre o lixo que produzimos e como podemos reutilizar materiais.

Conversar sobre os peixes e a importância da água limpa para a vida marinha.

2- Materiais necessários

2 garrafas PET

Tesoura sem ponta

Tinta guache ou acrílica

Pincéis e canetinhas permanentes

Cola quente ou fita adesiva

Olhinhos móveis (ou feitos de papel)

3- Confecção do peixe

Cortar uma garrafa ao meio e usar a parte arredondada como corpo.

Com a segunda garrafa, recortar barbatanas e cauda.

Montar as peças com cola quente ou fita adesiva.

Pintar o peixe com cores vivas e desenhar escamas.

4- Decoração coletiva

Cada criança pode pintar seu peixe ou colaborar para criar um “cardume” para enfeitar a sala.

5- Finalização com história

Criar coletivamente uma história sobre o peixe feito de material reciclado que ajuda a salvar o oceano da poluição.

-Aprendizagens desenvolvidas:

Consciência ambiental: reciclagem e respeito à natureza.

Coordenação motora fina: recorte, pintura e montagem.

Criatividade e expressão artística: uso de cores, formas e narrativas.

Trabalho em equipe: produção coletiva de um cardume.


Oficina Pedagógica – “Peixe Sustentável”

Duração: 1h a 1h30
Público: Crianças (5 a 10 anos) – adaptável para jovens, escoteiros e oficinas intergeracionais

- Objetivo:

Ensinar de forma prática como transformar garrafas PET em peixes coloridos, estimulando a criatividade e a consciência ambiental.

- Materiais necessários (por grupo):

2 garrafas PET (limpas e secas)

Tesouras sem ponta (ou cortes já preparados pelo adulto)

Cola quente ou fita adesiva resistente

Tintas guache ou acrílicas + pincéis

Canetinhas permanentes

Olhinhos móveis ou feitos de papel/cartolina

Barbante ou nylon (opcional, para pendurar os peixes)

Panos ou jornais para forrar a mesa

- Passo a passo da oficina:

1- Acolhida e conversa inicial (10 min)

Receber o grupo e explicar que hoje vão transformar lixo em arte.

Perguntar: “O que acontece quando o lixo vai parar nos rios e mares?”

Mostrar imagens de peixes e falar sobre a importância de cuidar da água.

2. Construção do peixe (40 min)

1- Corte das peças

O adulto corta uma garrafa ao meio (para o corpo).

Da outra garrafa, recortar barbatanas e cauda.

2- Montagem

Fixar as barbatanas e a cauda no corpo com cola quente ou fita.

3- Decoração

Pintar com tintas coloridas e desenhar escamas.

Colar ou desenhar os olhos.

3- Exposição e imaginação (20 min)

Cada criança apresenta seu peixe e diz o nome que escolheu.

Juntos, inventam uma história coletiva: “O cardume reciclado que limpou o mar”.

Opcional: pendurar os peixes em barbante, criando um móvel sustentável.

4- Encerramento e reflexão (10 min)

Conversar:

“O que aprendemos hoje sobre reciclagem?”

“Como podemos cuidar melhor da natureza?”

Cantar uma música do mar ou fazer uma roda de agradecimento.

- Dicas extras:

Essa oficina pode ser feita ao ar livre, aproveitando o tema da natureza.

Para escoteiros, pode ser vinculada ao lema “Sempre Alerta para Servir”, mostrando como pequenas atitudes ajudam o planeta.

Para escolas, pode virar uma mostra de artes sustentáveis no corredor.

Móbiles feitos com garrafa pet


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015