POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

domingo, 24 de maio de 2015

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Colher de chá bordada com pedrarias

Colher de chá bordada com miçangas, pedrarias ou perólas.
Pode ser feito em qualquer talher, inclusive em talheres de plástico que parecem de inox.  
Quem curte (e quem não curte também) vai amar!
Beleza e criatividade na sua festa ou evento!

Tema: Minnie Mouse


Matrioskas - Artesanal souvenir russo foi inventado no fim do século XIX para simbolizar a família (amor e amizade).

Cartilha – A Boneca Russa Matrioska
Autora: Renata Bravo 

O que é?

A Matrioska é um brinquedo artesanal e tradicional da Rússia. Também conhecida como boneca russa, é composta por várias bonequinhas de tamanhos diferentes, que se encaixam uma dentro da outra.

- Como ajuda no desenvolvimento?

Brincar com a Matrioska contribui para:

Coordenação motora – ao abrir e fechar as peças;

Raciocínio lógico – ao organizar as bonecas na sequência correta;

Concentração – no encaixe cuidadoso das partes;

Introdução à matemática – trabalha noções de tamanho (maior/menor) e de espaço (dentro/fora).

Materiais:

As tradicionais Matrioskas são feitas em madeira pintada à mão, mas atualmente também podem ser confeccionadas com plástico, tecido, papel ou outros materiais artesanais.

Curiosidades:

Também chamadas de Matrioshkas ou Babushkas.

São símbolos da cultura russa.

Geralmente possuem 5 a 8 bonecas.

Sempre seguem uma ordem de tamanho: da maior até a menor.

O colorido exuberante das pinturas representa a tradição e a alegria do povo russo.

- A Matrioska não é apenas um brinquedo, mas também uma forma de arte, cultura e aprendizado!



Oficina Pedagógica – Descobrindo a Matrioska
(Sala de Aula, projetos culturais, atividades lúdicas)
Autora: Renata Bravo

Objetivos:

Conhecer a história e o significado cultural da Matrioska.

Estimular coordenação motora, atenção e raciocínio lógico.

Trabalhar conceitos matemáticos: maior/menor, dentro/fora, ordem e sequência.

Valorizar a diversidade cultural, ampliando repertório sobre diferentes países.

Duração:

50 minutos a 1h30 (dependendo da faixa etária).

Público-alvo:

Educação Infantil e Ensino Fundamental I (adaptável para outras idades).

Materiais:

Conjunto de matrioskas originais (se disponível) ou imagens impressas.

Materiais para confecção de mini-matrioskas artesanais:

rolinhos de papel higiênico ou copinhos plásticos

papel colorido, cola e tesoura

lápis de cor, tinta guache ou canetinhas

tecidos ou retalhos (opcional, para roupas).

Desenvolvimento da Atividade:

1- Acolhida e conversa inicial (10 min)

Mostrar uma matrioska ou imagens.

Explicar a origem russa e contar curiosidades.

Deixar as crianças explorarem, observando como uma boneca se encaixa dentro da outra.

2- Momento Matemático (15 min)

Organizar as bonecas em ordem de tamanho.

Conversar sobre os conceitos de maior/menor, dentro/fora.

Propor desafios: “Qual é a boneca do meio?”, “Quem vem depois da menor?”.

3- Mãos à Obra – Construindo nossa Matrioska (30 min)

Cada criança recebe 3 a 5 suportes (rolinhos ou copinhos).

Decoração livre, pintando rostos, roupas e detalhes coloridos.

Após prontos, montar a sequência de tamanhos e encaixar (se possível).

4- Exposição e Partilha (10 min)

Montar uma “família de matrioskas coletivas” da turma.

Conversar sobre o que aprenderam.

Encerramento:

Retomar a ideia de que a Matrioska é símbolo cultural e também um brinquedo educativo.

Valorizar o trabalho das crianças, reforçando os conceitos matemáticos explorados.

Sugestões extras:

Criar uma história coletiva em que cada boneca representa um personagem.

Trabalhar música ou dança típica russa junto à oficina.

Relacionar a Matrioska com a ideia de família (uma dentro da outra).










-----------------------------------------------------




Transformando latas de leite em arranjos de mesa



ť






sexta-feira, 15 de maio de 2015

Casinha feita com caixas de leite (para berçário)



Atividades para pré-escolares - compras na mercearia

Atividades lúdicas como brincar de compras na mercearia, oferecem uma maneira para as crianças a se envolver em brincadeira que pode ensinar-lhes habilidades em algumas áreas-chave. A maioria das atividades exigem alimentos play, incluindo frutas e legumes de plástico, caixas de comida vazias, jarros de leite e caixas de ovos. Use esses suprimentos para facilitar vários tipos de atividades lúdicas pré-escolar.

A maioria dos pré-escolares estão familiarizados com compras em um supermercado real. 
Segue algumas dicas:

Alimentos Seleção 
Organizar uma mercearia fingir com uma variedade de itens, incluindo alimentos jogo de plástico, caixas vazias de itens alimentares reais e outros itens que as crianças podem encontrar em um supermercado. Filhos soltos na loja fingir com o objetivo de coletar itens de um tipo específico. Por exemplo, você poderia perguntar-lhes para trazer de volta apenas frutas, apenas vegetais ou apenas os itens amarelos. Para pré-escolares mais velhos, você pode começar a ensinar sobre uma dieta equilibrada e pedir-lhes para escolher artigos que fariam uma refeição equilibrada.

Atividades Dinheiro 
Uma mercearia fingir é um ótimo lugar para pré-escolares para começar a aprender sobre o dinheiro. Coloque etiquetas de preços sobre os itens e dar às crianças jogar dinheiro que eles podem usar para comprar comida. Quando cada criança vem para a área de check-out, ajudar a criança a ler os números sobre o preço e dar-lhe as moedas de jogo corretos ou contas para o item. Você também pode começar a ensinar adição simples, com pré-escolares mais velhos. Por exemplo, pedir que a criança quanto dinheiro total que precisa comprar um item que é de R $ 1 e um item que é de $ 2.

Caixa 
Se você tem uma caixa registradora jogo, deixar as crianças girar através do papel de ser o caixa do supermercado. A criança que é o caixa pode pesar frutas e vegetais em uma escala, ler códigos de barras com um scanner de fingir e coletar dinheiro de jogo das crianças que estão comprando os itens e colocá-lo na caixa registadora. Por último, as crianças podem embalar os alimentos em sacolas reutilizáveis.

Prateleiras 
A maioria dos pré-escolares que foram ao supermercado ter visto funcionários repovoamento das prateleiras. Dar às crianças a oportunidade de fingir que eles trabalham em um supermercado, também. Quando você terminar de jogar atividades de compras de supermercado e jogos, ter as crianças colocar tudo de volta nos locais corretos. Isso só funciona se a sua área de mercearia é organizado logicamente, com todos os produtos em um só lugar, carne e produtos lácteos em outra div e encaixotado mercadorias nas prateleiras. Você pode até ter chapéus especiais ou coletes que as crianças vestem como seus uniformes como eles reabastecer as prateleiras.

Material: caixas de papelão, jornais, tintas