ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Título: BATALHA NAVAL
Objetivo: apresentar o plano cartesiano como recurso para organizar e representar
informação, conhecendo as principais características do sistema de coordenadas cartesianas
e localizando pontos e figuras geométricas no plano cartesiano.
Conteúdo: coordenadas; plano cartesiano; pares ordenados.
Ano/Série: 7ª série-8ºano
Tempo estimado: 2 a 4 aulas.
Material Necessário: tabuleiro (caixa de papelão), régua, lápis, borracha, caneta colorida.
Desenvolvimento: (elencar tantas etapas quantas forem necessárias)
1ª Etapa:
Formação das duplas (um sendo o jogador Norte e o outro o Sul).
2ª Etapa:
Posicionamento dos oito símbolos da seguinte forma:
Jogador Norte: 1º e 2º quadrantes Jogador Sul: 3º e 4º quadrantes
3ª Etapa:
Apresentação das regras: As regras são similares às do jogo tradicional (“batalha naval”). A
diferença é que, em vez de navios e submarinos, os objetos a serem atingidos são objetos
matemáticos (objetos atingidos pelos pares ordenados citados pela dupla, cada qual em sua
vez). Cada jogador terá uma frota composta por oito deles.
Ganha o jogo quem conseguir acertar a esquadra completa do outro jogador.
Avaliação
O uso de um jogo para a familiarização com o sistema de coordenadas, constitui um
excelente estímulo para o aluno se apropriar das coordenadas cartesianas e dos quadrantes
do plano cartesiano. Acreditamos que, ao final desse percurso, o aluno deve se apropriar
dos seguintes conhecimentos:
- Compreender a associação entre pontos de uma reta e números;
- Localizar e representar pontos no plano cartesiano;
- Distinguir os sinais das coordenadas cartesianas em cada quadrante do plano.