Sustentabilidade e responsabilidade social
Observa-se que, nos países desenvolvidos, os conceitos de
responsabilidade social empresarial já são discutidos há mais tempo do que no Brasil, onde
o movimento de valorização deste tema passou a ganhar forte impulso na década de 90.
Nota-se também que as partes interessadas ligadas às empresas (stakeholders), conscientes
dos seus papéis, estão exercendo um maior poder de pressão sobre as empresas, chegando a
influenciar a visão do empresariado a respeito da responsabilidade social. Pesquisas realizadas recentemente mostraram que a consciência da
importância da responsabilidade social têm aumentado entre os empresários e os
consumidores brasileiros. É uma preocupação que traz resultados positivos para a
comunidade, para os funcionários, para o governo e, principalmente, para a empresa que
consegue contribuir, por exemplo, para a melhoria da sociedade e sua imagem corporativa.
Mostra-se que os ganhos empresariais obtidos a partir da responsabilidade social
são passíveis de se revestir de um valor econômico direto. Embora a primeira obrigação das
empresas seja a obtenção de lucros, estas podem, ao mesmo tempo, contribuir para o
cumprimento de objetivos sociais e ambientais mediante a integração da responsabilidade
social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua estratégia empresarial, nos seus
instrumentos de gestão e nas suas operações. Assim, a responsabilidade social de uma
empresa deve ser considerada como um investimento, e não como um encargo.
Atualmente, uma das condições para a empresa obter lucro e ser competitiva é
relacionar sua marca a conceitos e valores éticos. Afinal, para conquistar o consumidor, que
exerce com mais consciência a sua cidadania, as companhias precisam comprovar que
adotam uma postura correta, tanto na relação com funcionários, consumidores,
fornecedores e clientes, como no que diz respeito às leis, aos direitos humanos e ao meioambiente. As perdas empresariais oriundas dos casos de desastre ambiental, como
apresentado aqui, mostram o quanto as empresas estão pressionadas pelos stakeholders em
agir com responsabilidade social.
Vale lembrar que as atuações sociais são atitudes louváveis e devem ser usadas para
a valorização da empresa no mercado. No entanto, essa valorização deve associar os
valores e objetivos da empresa à ética, gerando resultados que irão, ao mesmo tempo,
colaborar para a melhoria das condições sociais da comunidade onde ela está inserida.
As enormes carências e desigualdades sociais existentes em nosso país dão à
responsabilidade social empresarial relevância ainda maior. A sociedade brasileira espera
que as empresas cumpram um novo papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes
de uma nova cultura, sejam atores de mudança social e sejam também construtores de uma
sociedade melhor. O fato dos órgãos governamentais não atenderem aos anseios da
sociedade abre um importante espaço para a formação de parcerias entre o governo e as
empresas privadas no intuito de assumir e implementar ações de responsabilidade social.
É sugerido pesquisas futuras que tratem dessa questão considerando
a participação de uma mesma empresa em diversos índices, bem como estudos utilizando
metodologias diferentes, apesar de ter ficado claro as vantagens que podem ser obtidas pelas
empresas a partir de práticas de sustentabilidade, governança e responsabilidade social.