A disciplina matemática e o tema sustentabilidade podem ser muito bem trabalhados pelos
docentes da área de exatas. Pois, saber quantificar, calcular e associar o consumo e o impacto
ambiental através de dados numéricos é uma possibilidade que pode ser desenvolvida em sala
de aula. Saber interpretar e construir gráficos de colunas são outras competências e
habilidades presentes na ciência da matemática. Compreender conceitos, estratégias e
situações matemáticas numéricas para aplicá-los a situações diversas no contexto das ciências,
da tecnologia e da atividade cotidiana se faz necessário. E também, reconhecer, pela leitura de
textos apropriados, a importância da Matemática na elaboração de proposta de intervenção
solidária na realidade. Dessa forma, conhecer o ambiente em que vivemos, verificar a
influência do homem na Natureza e quais ações deverão ser tomadas pensando nas futuras
gerações é um despertar para o consumo consciente. O que acarreta como possibilidade o
retorno à natureza de recursos utilizados de maneira correta. Conhecer uma conta de luz
detalhada, aprender a calcular o consumo mensal de Kwh e diminuir o consumo de energia
elétrica através da mudança de hábitos são exemplos cotidianos em que a matemática se faz
presente. Relacionar a matemática ao estudo do meio ambiente proporciona através dos
números mensurar os prejuízos e projetar soluções, torna a aprendizagem construtiva,
podendo se constituir num comportamento cotidiano ou numa ação educativa para formar
uma consciência ecológica dentro de indicadores reais. A aprendizagem se torna significativa
quando relacionada ao cotidiano do aluno no sentido de mostrar o meio ambiente a que estão
inseridos para que possam ser agentes transformadores, através da mudança de hábitos e
principalmente desenvolvendo suas habilidades matemáticas. Sendo assim, o processo de
ensino aprendizagem matemática-meio ambiente é realizado no sentido de oportunizar o
conhecimento do mundo e domínio da natureza, com base nas linguagens matemáticas,
criando-se condições de melhorar a capacidade de agir na sociedade, assumindo ações
permanentes concentradas em um desenvolvimento sustentável para a continuidade da vida na
Terra. Nesse diapasão, é possível desenvolver trabalhos pedagógicos “na trilha da
matemática: do raciocínio ao meio-ambiente”. A resolução de situações problemas e assuntos
referentes ao meio ambiente fazem com que os alunos tomem os cuidados necessários para com o meio ambiente, aos recursos por ele oferecidos e as consequências das ações errôneas
causadas pelo homem.
INTRODUÇÃO
A proposta dessa pesquisa é observar como a matemática pode ser desenvolvida, a partir da
temática ambiental, através de uma implantação interdisciplinar. É uma proposta de trabalho
interdisciplinar envolvendo a educação matemática e a sustentabilidade. As dificuldades da
Matemática, por sua vez, relacionadas ao seu ensino e aprendizagem, são amplamente
reconhecidas pela literatura. Mas com a proposta do presente trabalho, é plenamente possível
reconhecer a presença da matemática na vida humana e de que forma ela pode auxiliar no
desenvolvimento de um despertar alerta para o meio ambiente.
É fundamental para um bom desenvolvimento da aprendizagem a relação de absorver e
contextualizar pelo aluno o conteúdo com o seu cotidiano. Entretanto, na maioria das vezes o
conteúdo trabalhado na ciência matemática é extremamente abstrato e consequentemente se
distancia da realidade do aluno. "O currículo de matemática está repleto de conteúdos de alto
nível de abstração que não possuem nenhuma ligação com a vida dos alunos. Isso aumenta a
dificuldade de compreensão, desestimula e desinteressa os alunos" (ROCHA, 2001).
Contrapondo a esse cenário, a matemática deveria ser trabalhada como um instrumento de
interpretação da realidade.
Como norteadora de atividades interdisciplinares, a Educação Ambiental deve então ser vista
como um tema transversal, embora o desejável seria que todas as disciplinas tradicionais do
currículo pudessem envolver a temática ambiental. Em razão do seu caráter abrangente, as
disciplinas são trabalhadas apenas no seu âmbito de cumprimento de determinado material
apostilado ou mesmo de determinado plano de ensino específico.
O termo Educação Ambiental refere-se a problemas tais como: poluição, lixo, desmatamento,
buraco na camada de ozônio, entre outros, bem como há problemas de cunho
socioeconômico, como a violência, injustiças sociais, fome, mortalidade infantil etc. Todos
esses fatores estão relacionados e influenciam-se reciprocamente, contribuindo para o
processo de degradação do meio ambiente.
Pensando na matemática enquanto ciência também formadora de cidadãos, os docentes
deveriam formar indivíduos críticos em relação à realidade em que vivem, que pudessem
contribuir com o desenvolvimento sustentável e enxergassem a matemática como algo
significativo em suas vidas.
Nesse sentido segue abaixo a visão dada pela Unesco: "o desenvolvimento sustentável exige
uma mudança global no modo de funcionamento da sociedade" (UNESCO, 1999:67). Tem
profundas implicações nas maneiras pelas quais a educação ambiental deve ser conduzida,
apresentando desafios tanto aos professores como aos pesquisadores da área. A Educação Ambiental precisa estar voltada para o desenvolvimento sustentável, visando desenvolver
valores, crenças e ações relacionados ao uso racional dos recursos naturais, bem como a
permanência constante destes recursos em nosso Planeta.
JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO TEMA
Partindo da visão que a natureza e a matemática possuem possibilidades infinitas, é
perfeitamente produtivo desenvolver atividades acadêmicas com o intuito de relacionar
educação ambiental e matemática. As disciplinas não se isolam no contexto teórico. O
conhecimento é construído gradativamente. É preciso dar ênfase então ao ensino
interdisciplinar. Nesse sentido (SEVERINO, 2007, p.43) destaca: “o domínio do
conhecimento mesmo quando especializado, se dá sempre de forma interdisciplinar. A
interdisciplinaridade é a presença da íntima articulação dos saberes decorrente da
complexidade do real a ser conhecido.”
Atualmente já se fala até mesmo em transversalidade entre as ciências. O que pode ser bem
visualizado no Plano Curricular Nacional ao tratar da temática Educação Ambiental. Segundo
esta definição, a Educação Ambiental é "uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da
educação, orientada para a resolução de problemas concretos do meio ambiente por
intermédio de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada
indivíduo e da coletividade." (PCN’s - Temas Transversais,1998:229). A importância de se
trabalhar o tema Educação Ambiental se faz presente, pois permeia uma leitura crítica da
realidade, sendo educadores ambientais atuantes nos processos de construção de
conhecimento, pesquisa e intervenção cidadã com base em valores voltados à sustentabilidade
da vida em suas múltiplas dimensões.
A percepção de que a função da Matemática escolar é preparar o cidadão para uma atuação na
sociedade em que vive. De acordo com a Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, em seu artigo 22, estabelece que: “A educação tem por finalidade
desenvolver o educando, assegurar- lhe a formação comum indispensável para o exercício da
cidadania e fornece-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
* Importante deixar claro que, para a Educação Básica, não se pretende a inclusão desta temática transversal
como “disciplina curricular” (até mesmo porque o artigo 10, §1º, da Lei 9.795/99 não autoriza este tipo de
inserção). Ao contrário, o que se pretende é fortalecer a sua característica interdisciplinar, para que a Educação
Ambiental possa continuar perpassando e avançando nas modalidades educativas e ramos científicos – mantendo
um vínculo comum e verdadeiramente conexo com elas, respeitando-se sempre a liberdade da comunidade
escolar para construir o conteúdo pedagógico a ser desenvolvido.
* A Educação Ambiental, em seu trato multi, transdisciplinar e interdisciplinar tem a preocupação com uma
metodologia que deve seguir diretrizes básicas nacionais, de forma a ampliar o debate e o aprimoramento
conceituais nas instituições de ensino, dando espaço para a inserção da dimensão ambiental nos currículos
escolares e no projeto Político-Pedagógico, promovendo a revisão teórica e avaliação da práxis pedagógica.
OBJETIVOS
A ideia principal da presente pesquisa é aprofundar a compreensão sobre a relação entre
Educação Matemática e Educação Ambiental. A matemática precisa estar ao alcance de todos
e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente. A seleção e a
organização de conteúdos não devem ter como critério único a lógica interna da matemática.
Deve-se levar em conta sua relevância social e a contribuição para o desenvolvimento
intelectual do aluno. Trata-se de um processo permanente de construção.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma formação básica para a cidadania
consiste em criar meios para que os estudantes estejam preparados para o mundo do trabalho,
para as relações sociais e da cultura, no âmbito de nossa sociedade. A diversidade cultural da
qual o estudante brasileiro faz parte, exige uma educação matemática com características
particulares. Esses estudantes trazem consigo, para a escola, diferentes experiências, ideias,
intuições, conhecimentos que foram construídos ao longo de suas vidas, por meio de
experiências próprias, adquiridas nos ambientes que frequentam.
Usar-se-á a natureza para associar os conhecimentos matemáticos e fazer com que os alunos
vivenciem na prática tais conceitos, assim serão trabalhados os elementos emocionais e
motores, não somente o cognitivo. O desempenho de tal proposta pedagógica promoverá a
expansão do conhecimento dos alunos, ampliará seus horizontes e sua visão de mundo. Além
de oportunizar meios para que os alunos desenvolvam seu raciocínio-lógico e sua
criatividade.
O que trará subsídios para facilitar a resolução de diversos problemas existentes devido a
gama de fatores que envolvem o meio ambiente. Assim, despertará no aluno o interesse pelo
meio ambiente e a importância de sua preservação.
METODOLOGIA
A proposta metodológica busca a interdisciplinaridade. Será que a aprendizagem de
matemática também poderia ser beneficiada pelo enfoque interdisciplinar introduzido por sua
relação com a Educação Ambiental? A aprendizagem e ensino dos conteúdos matemáticos
poderiam ser trabalhados a partir de temas ambientais para que pudessem ser contextualizados
e ter um significado maior para os alunos? De um modo geral, quais os benefícios de um
trabalho interdisciplinar envolvendo a Matemática e a Educação Ambiental? Através da
“matematização”, as questões ambientais poderiam ser melhores avaliadas e compreendidas?
Tentando responder tais questionamentos, deve-se abandonar uma metodologia passiva,
repetitiva ou alienante da matemática e da educação ambiental. Fazer com que o aluno passe
a ser sujeito interativo do processo, os conteúdos devem ser significativos e as atividades
desafiadoras, estimuladoras e atrativas. A forma de se trabalhar a educação ambiental na
matemática é através de problemas e exercícios de reflexão.
Abaixo seguem exemplos de como poderia ser explorado as questões sobre água, isto é, aeconomia de um elemento presente na natureza tão vital á vida humana, mas que infelizmente, as pessoas não se deram conta que é finito. Outro mote é a energia elétrica, que envolve o consumo, as questões financeiras e econômicas dentre outros aspectos. Finalmente outro tema que pode ser objeto do estudo são as florestas, tão importantes e significativas para
o mundo animal. Nesse diapasão, segue os problemas matemáticos: Paulo tem, em sua casa,
uma banheira com a forma de um paralelepípedo retângulo cujas medidas internas são: 1,6m
de comprimento, 50 cm de largura e 45 cm de altura. Questionamentos sobre o problema
apresentado: Quantos litros de água cabem na banheira? Se, para tomar um banho deve-se
encher a banheira com 30 cm de altura de água, quantos litros de água deve conter a banheira
para um banho? Se cada m3 de água custa R$ 12,00, quanto uma pessoa pagará por um
banho? Paulo não se preocupa com a necessidade de economizar água, toma dois banhos por
dia e sempre que vai tomar o seu banho enche a banheira até quase a borda, deixando livre
apenas 5 cm que seria o volume que ele considera ocupado pelo seu corpo. Qual o volume de
água desperdiçado por Paulo em cada banho? Quanto ele paga por um banho? Quantos litros
de água Paulo desperdiça em um mês (30 dias)? Quanto Paulo deixa de economizar, em reais,
por mês? Neste primeiro exercício são trabalhados temas de grande importância no estudo da
matemática básica e que despertam a atenção do aluno pela sua curiosidade e aplicabilidade.
O exercício envolve transformações de unidades, cálculo do volume de sólidos, explora as
quatro operações aritméticas; adição, subtração, multiplicação e divisão e desenvolve o
raciocínio lógico na interpretação, montagem e resolução do problema. Veja a resolução: Este
sólido é o paralelepípedo retângulo, ele possui seis faces retangulares sendo as faces opostas
congruentes. Esta será a representação da banheira da casa de Paulo.
O volume de água necessário para encher a banheira equivale ao volume da banheira, ou seja,
o volume de um paralelepípedo retângulo de dimensões 1,6m, 50cm e 45cm. Podemos notar
que as dimensões estão em unidades diferentes, por isso, devemos inicialmente converte-las a
uma mesma unidade. Analisando os questionamentos do problema podemos notar que são
solicitados valores em litros e em metros cúbicos (cabe aí um trabalho com as unidades de
medida e suas transformações). Vamos expressar as dimensões em metros:
- C = 1,6 m
- L = 50 cm ou 0,50 m
- h = 45 cm ou 0,45 m
Calculamos inicialmente volume de água na banheira:
- V = c * L * h
- V = 1,6 * 0,5 * 0,45
- V = 0,36 m3
Lembrando que 1m3
equivale 1000L (assunto já estudado), podemos concluir que na banheira
cabem 0,36 * 1000 = 360 litros de água.
V = 360 litros
Se para tomar um banho deve-se encher a banheira com 30 cm de altura de água, temos que o
volume de água necessário para um banho será:
- V = c * L * h
- V = 1,6 * 0,5 * 0,3
- V = 0,24 m3
ou 240L
- V = 240L
Sendo R$ 12,00 o custo de 1 m3
de água, vamos determinar o custo de um banho:
- Custo = 0,24 * 12,00
- Custo = R$ 2,88
Como Paulo gosta de desperdiçar água, enchendo a banheira além do necessário, o volume de
água consumido em cada banho de Paulo pode ser assim obtido:
- V = c * L * h
- V = 1,6 * 0,5 * 0,40
- V = 0,32 m3
ou 320L
- V = 320L
Se o necessário para o banho seriam 240L, há aí um desperdício de: 320 – 240 = 80L de água.
Desperdício de 80 litros de água por banho.
O custo de cada banho de Paulo seria 0,32 * 12,00 = 3,84
C = R$ 3,84
Como Paulo tem o hábito de tomar dois banhos por dia, em 30 dias serão 60 banhos. Como já
vimos anteriormente, ele desperdiça 80L em cada banho, totalizando um desperdício de água
equivalente a 60 * 80 = 4800L. Desperdício de 4800 litros de água em um mês.
Se Paulo usasse apenas a quantidade necessária de água para um banho ele gastaria, em seus
dois banhos diários, um valor mensal equivalente a: 2,88 * 60 = R$ 172,80. Mas não é o que
acontece, ele prefere o banho com um volume de água igual a 0,32m3
, o que lhe custa R$ 3,84
cada banho. Em um mês, de 30 dias, o seu gasto com os dois banhos diários será de: 3,84 * 60
= 230,40, deixando de economizar a quantia de: 230,40 – 172,80 = 57,60. Paulo deixa de
economizar R$ 57,60 ao mês.
Um
outro exemplo seria: o consumo de energia elétrica de uma casa é calculado pela fórmula: K
= t * P dividido por 1000, onde K: quilowatt hora; t: tempo em que o produto permanece ligado, P: potência do aparelho. Um televisor de 29 polegadas possui uma
potência de 200 watts. Considerando que ele fique ligado por 8 horas diárias, calcule: seu
consumo mensal, em kwh. Uma pessoa que possui um televisor como esse e que tem o hábito
de deixa-lo ligado enquanto dorme, só desligando pela manhã, quantos kwh,
aproximadamente, essa pessoa desperdiça por mês, se ela dorme, em média, 7 horas por refletir sobre o assunto e propor mudanças de comportamento que trariam grandes benefícios
ao meio ambiente. Matematicamente podemos comprovar essa afirmação. Um televisor de 29
polegadas, com uma potência de 200watts, em 8 horas consumiria o equivalente a:
Se uma pessoa deixa o televisor ligado durante suas 7 horas diárias de sono ela estaria
consumindo, desnecessariamente, o equivalente a:
Um consumo desnecessário de 1,4 kwh de energia elétrica, diariamente, equivale a um
desperdício mensal de: 1,4 * 30 = 42 kwh.
Outro fator que vem preocupando os ambientalistas é a exploração desordenada de nossas
florestas. O nosso pulmão do mundo está ficando cada vez mais devastado. É preciso socorrer
nossas matas. Convidamos nossos alunos a refletir sobre o problema resolvendo o nosso
terceiro exercício. Nele estaremos trabalhando o conceito de porcentagem e pensando no
desenvolvimento sustentável. Imagine uma floresta que tenha 100 metros cúbicos de madeira
em pé, ou seja, em árvores. Agora imagine que esta floresta aumente, pelo crescimento
natural das árvores, 8% ao ano. Qual o total de madeira disponível, nessa floresta, após um
ano? Para que a exploração dessa madeira ocorra de forma sustentável, quantos metros
cúbicos, no máximo, podem ser extraídos, anualmente, de modo a não trazer prejuízos ao
meio ambiente? Como 1% equivale a 1 em cada 100, uma floresta que tem 100m3
de madeira
em pé e cresce à razão de 8% ao ano, após um ano a floresta terá o equivalente a 108m3
de
madeira. Para que não acarrete prejuízos ao meio ambiente, a exploração anual dessa madeira
não poderá exceder a 8m3
, quantia que corresponde ao ganho anual, conservando assim, a
quantidade existente anteriormente, descartando o risco de extinção da floresta.
CONCLUSÃO
Os objetivos deste projeto são desenvolver a Educação Matemática a partir de atividades
interdisciplinares partindo da temática ambiental e sensibilizar os estudantes quanto ao uso
racional dos recursos naturais. Através de uma educação inovadora que visa a formação de
pessoas críticas e transformadoras da realidade em que vivem, pode-se ter o caminho para que
o mundo seja mais solidário e melhor de se viver.
De acordo com a concepção de sustentabilidade disseminada no século XXl, é de suma
importância convidar o aluno a ter um posicionamento crítico de idéias e atitudes sobre o
assunto.Assim nessa construção de uma sociedade sustentável, a matemática pode ser um dos
instrumentos na construção da cidadania. Ela é componente essencial nessa obra na qual a
sociedade se utiliza de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os
cidadãos devem se apropriar.
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