A transição energética é um processo de mudança do modelo de produção, distribuição e consumo de energia para uma maior sustentabilidade. O objetivo é reduzir o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão, e aumentar a utilização de fontes renováveis, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e de biomassa.
A transição energética é importante para proteger o planeta das mudanças climáticas, que são causadas pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera. Para além da geração de energia, a transição energética também envolve o consumo e o reaproveitamento de energia, a gestão de resíduos e a eficiência energética.A transição energética não é um processo novo, tendo já ocorrido no passado mudanças significativas, como a passagem da madeira para o carvão no século XIX e do carvão para o petróleo no século XX. No entanto, a transição energética atual é diferenciada por ser necessária para proteger o planeta das mudanças climáticas.
No Brasil, a transição energética deve atender a demandas crescentes e garantir o acesso à energia, a sustentabilidade ambiental, a inclusão de gênero, a geração de emprego e custos finais acessíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.