POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

domingo, 22 de dezembro de 2024

Teano

Foi uma matemática e física que estudou com Pitágoras:

- Teano foi uma discípula de Pitágoras e uma das figuras mais importantes da Escola Pitagórica, uma influente corrente filosófica grega.
- Teano escreveu tratados sobre matemática, física, medicina e psicologia infantil.
- Um dos seus trabalhos mais importantes foi o princípio do "Golden Mean".
- Teano dedicou-se ao estudo do número de ouro, que está intimamente ligado ao pentagrama, o símbolo da Escola Pitagórica.

Teano é frequentemente associada à continuidade da Escola Pitagórica após a morte de Pitágoras.

A Escola Pitagórica foi fundada por Pitágoras na cidade de Crotona, no sul da Itália. A escola era marcada por tendências místico-religiosas e científico-racionais, e teve uma grande influência no futuro platonismo e no cristianismo.


Nasceu na Antiga Grécia, no século VI A.C., em torno do 546 A.C., na cidade de Crotona. Filosofa e matemática. Filha de um homem rico que apreciava o valor das ciências e da arte, ele quis que sua filha se instruísse, por isso a enviou para academia de Pitágoras.

Na academia de Crotona se dava muita importância a educação, foi uma das poucas escolas que se admitia mulheres. Ensinava-se uma grande variedade de temas filosóficos, matemática, astronomia, física e medicina. Theano se destacou muito rapidamente como uma grande aluna e não demorou em ser professora dentro da academia pitagórica.

Theano e Pitágoras se casaram e tiveram três filhos. Durante uma rebelião contra o governo de Crotona, Pitágoras foi assassinado junto a outros professores e a outros professores e a academia foi destruída.

Durante o exilio, ela se dedicou a expandir seus ensinamentos e converteu-se em uma pitagórica reconhecida, escrevia tratados de matemática, física, astronomia e medicina. Difundiu este sistema filosófico e matemático na Grécia e no Egito.

Theano é reconhecida como a primeira mulher matemática da história.

Traduzido do Mujeres que Hacen la Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.