Análise do Ciclo de Vida (AVC)
É uma ferramenta que permite avaliar os impactos ambientais e o consumo de recursos e energia em cada etapa do ciclo de vida de um produto.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um conceito amplo que pode ser subdividido em quatro tipos: ambiental/ecológica, empresarial, social e econômica.
Valorização da marca
A inserção da sustentabilidade no ciclo produtivo de uma empresa pode aumentar a visibilidade da marca, atrair investidores e novos consumidores.
Responsabilidade ambiental
Empresas que adotam sistemas de responsabilidade estendida tendem a se posicionar melhor em um mercado cada vez mais rigoroso com questões relacionadas ao ESG (Environmental, Social and Governance).
O ciclo de vida de um produto e a sustentabilidade, permitem:
Gerenciar o meio ambiente
A análise do ciclo de vida (ACV) é uma técnica que permite identificar os impactos ambientais de um produto ou serviço, desde a sua produção até o descarte. A ACV é uma ferramenta fundamental para a gestão ambiental e para a inserção de práticas sustentáveis nas empresas.
Assegurar o uso sustentável dos recursos naturais
O desenvolvimento sustentável é importante para garantir que os recursos naturais não se esgotem e que as necessidades das gerações atuais e futuras sejam atendidas.
Proteger o meio ambiente
A sustentabilidade permite utilizar os recursos necessários para o desenvolvimento sem causar prejuízo para as gerações futuras.
Reduzir as emissões de carbono
A sustentabilidade é uma arma contra as mudanças climáticas, pois permite reduzir as emissões de carbono e minimizar os impactos negativos.
A ACV é uma abordagem sistêmica, conhecida como do “berço ao túmulo”, pois levanta dados em todas as fases do ciclo de vida de um produto. A identificação dos hotspots, ou seja, dos pontos críticos que têm um impacto desproporcional no meio ambiente, é fundamental para desenvolver estratégias de mitigação eficazes.
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