POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

domingo, 29 de dezembro de 2024

A fibra de bananeira é um material versátil, resistente e de fácil manipulação, extraído do tronco da bananeira (pseudocaule).

É utilizada em diversos produtos, como:

Artesanato, como cestos, cordas, redes, carteiras e mochilas
Tecido, como tapetes, quimonos, gravatas e cortinas
Papel e papelão
Laminado de madeira
Móveis
Peças de carro
Materiais de construção

A fibra de bananeira é um material sustentável, pois é um recurso natural, renovável e residual da produção de alimentos. A bananeira é uma planta de rápido crescimento e fotossíntese, e a matéria-prima descartada pode ser reutilizada.

A fibra de bananeira pode ser classificada em finas e grossas. As fibras mais finas são chamadas de filé e contrafilé, e são utilizadas para acabamento, costura e adorno. As fibras mais grossas são utilizadas em elaborações mais rústicas.


O Brasil é o maior produtor e também o maior consumidor mundial de bananas e certamente o artesanato feito a partir da fibra desse vegetal pode se transformar em um produto vigoroso e diferenciado, constituindo-se em geração de ocupação e renda de grande importância.

A extração da fibra não causa danos à natureza; o tronco de onde é retirada seria descartado, o que não causa desequilíbrio.

A bananeira dá frutos uma única vez e depois tem seu caule cortado para brotar novamente. A fibra de bananeira é extraída do pseudocaule (tronco) da bananeira, que é cortado após a colheita do cacho.

A fibra de bananeira é uma fibra natural resistente que apresenta a característica de ser um perfeito isolante térmico. Totalmente biodegradável, antiestático, a fibra prove de uma fonte facilmente renovável favorecendo o desenvolvimento sustentável.

Do ponto de vista ambiental, o uso dessa fibra tem vários méritos.

Primeiro, ao garantir, ao produtor, mais renda por cada bananeira – mediante o ganho com o cacho e o caule (tronco) - agregando valor a cultura.

Em segundo lugar, em roças grandes, quando se retira o cacho, o caule fica jogado, apodrecendo e tornando-se potencial vetor de doenças. Ao dar-lhe um uso produtivo, esse problema é sanado.

As mudanças de cor na fibra de bananeira ocorrem devido a sua exposição ao sol que acaba criando abraches naturais. Textura parecida com um ponto crochê. Rústico e charmoso e pode ser usado dos dois lados.

Assim, adquirir artesanato de fibra de bananeira é levar a natureza, com estilo, para perto de você, de maneira ecologicamente responsável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.