POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Bio Stretch é uma alternativa ecológica ao plástico convencional, pois é um filme plástico sustentável e biodegradável:

É um filme elástico que protege mercadorias sem gerar resíduos plásticos.


O Bio Stretch é um filme plástico que contém aditivos orgânicos que o tornam atrativo para microrganismos, permitindo que se decomponha completamente.

O Bio Stretch é 100% reciclável, podendo ser reaproveitado e fazer parte da economia circular.
A resina resultante da reciclagem de filmes pode ser reutilizada como biodegradável.

O bioplástico é um tipo de plástico que é produzido a partir de fontes renováveis e biodegradáveis, como amido de milho, cana-de-açúcar e óleo de soja. Os bioplásticos são uma alternativa sustentável aos plásticos tradicionais, que são feitos principalmente a partir de matérias-primas petroquímicas não renováveis.

Para que o plástico seja biodegradável, é necessário que seja coletado e encaminhado para uma usina de compostagem.


Os plásticos estão em todo lugar, basta você olhar pro lado e achará algum produto feito com o material. Sua maleabilidade é uma das coisas que o torna tão versátil e necessário para a nossa sociedade. Mas, por ser relativamento novo na natureza (criado a primeira vez no ano de 1862), esse produto pode levar até 200 anos para se desintegrar. Isso porque as bactérias e enzimas, que costumam fazer esse trabalho, ainda não sabem como decompor o material.

Então, até que isso aconteça, nada mais justo do que criar novos produtos que tenham uma pegada mais ecológica, não é mesmo? O bioplástico é um plástico que tem as mesmas propriedades do comum, mas utiliza matérias-primas renováveis como resíduos de soja, amido de arroz, milho e de cana de açúcar. Vale ressaltar que nem todos os bioplásticos são biodegradáveis, deixá-lo na terra para que ele se decomponha não é a solução, cada tipo tem uma maneira diferente de se deteriorar.

O bioplástico compostável, por exemplo, se deteriora fácil em processos de compostagem. Já o bioplástico hidro-solúvel precisa de contato com a água para que comece sua decomposição. Enquanto o plástico oxi-degradável recebe aditivos para que se despedacem em contato com raios ultra violetas e oxigênio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.