As comunidades caiçaras são um exemplo de como a biodiversidade está integrada à vida social e ao modo de vida dessas populações. Os caiçaras são comunidades tradicionais que se desenvolvem principalmente nas áreas costeiras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina.
Os caiçaras têm um modo de vida baseado em atividades como: Agricultura itinerante, Pesca, Extrativismo vegetal, Artesanato.Os caiçaras possuem um grande conhecimento sobre a natureza, o que lhes permite criar sistemas de manejo complexos e integrados com o ambiente. A biodiversidade é parte integrante da sua vida social, sendo incorporada aos seus conhecimentos.
A sociobiodiversidade é um conceito que valoriza o papel das comunidades tradicionais na preservação e promoção da biodiversidade dos ecossistemas.
As comunidades caiçaras são um exemplo de como a sociobiodiversidade se manifesta, pois a sua forma de vida se baseia na interação com a natureza e na exploração sustentável dos recursos:
Atividades
Os caiçaras praticam atividades como pesca, agricultura itinerante, extrativismo vegetal, caça e artesanato.
Conhecimento
Os caiçaras têm um profundo conhecimento dos solos e da vegetação litorânea.
Produtos
Os caiçaras geram produtos não madeireiros como açaí, castanha-do-pará, pequi, babaçu, carnaúba, andiroba, copaíba e piaçava.
Calendário
O sistema de produção dos caiçaras é regido por um calendário marcado pelo "tempo quente" (novembro-abril) e pelo "tempo frio" (maio-setembro).
A palavra "caiçara" é de origem tupi-guarani e significa "armadilha de galhos". As comunidades caiçaras estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.