POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Alcazar: entradas e saídas

 Por Jérôme Morin-Drouin


Com Alcazar, meu objetivo foi criar um quebra-cabeça que requer menos paciência e mais pensamento criativo que quebra-cabeças com números. Um sudoku sem números, como gosto de dizer. Cada nível apresenta uma sala que você tem que visitar:
  • Entre por uma porta, saia pela outra;
  • Cruze todos os quadrados exatamente uma vez;
  • Cada quebra-cabeça tem uma solução única.

Com regras tão simples, qualquer um consegue apreciá-lo. Assim, à medida que a dificuldade aumenta, o jogo revela qualidades que vão além das minhas expectativas iniciais. Após centenas de níveis, nossa pequena comunidade de jogadores sempre encontra meios novos e inesperados de resolver cada quebra-cabeça. Você pode encontrar muitas dessas técnicas no blog do jogo.

Apenas recentemente um talentoso jogador de Alcazar percebeu que muitas das estratégias do jogo podem ser derivadas de uma fórmula simples que eu pomposamente chamo de teorema fundamental do Alcazar: pegue qualquer quebra-cabeça Alcazar e pinte seus quadrados como em um tabuleiro de xadrez. Seja Qp o conjunto de quadrados pretos e Qb o conjunto de quadrados brancos. Escolha qualquer região R ⊆ Qp ∪ Qb. Suponha que a solução para o jogo cruze a fronteira Rnp + nb vezes: np é o número de vezes que ele sai de R por um quadrado preto (“saída preta”) e nb o número de vezes que ele sai de R por um quadrado branco (“saída branca”). Temos:

2(| R ∩ Qb |) - (| R ∩ Qp |) = nb - np

Em outras palavras, em qualquer parte do quebra-cabeça Alcazar, o número adicional de saídas pretas é duas vezes o número adicional de quadrados pretos. Por exemplo, qualquer retângulo com um número par de quadrados tem que ter a mesma quantidade de quadrados pretos e brancos. Mas primeiro, a melhor forma de apreciar o jogo é encontrar você mesmo as técnicas de solução, sem fórmulas. Vá em frente e tente! Diga-me o que você acha visitando meu site. Lá, você encontrará muitas formas de continuar jogando em papel, Android, iOS e outros. Divirta-se com mais estes três desafios:

Desafio fácil:

Desafio médio:

Desafio difícil:

Jérôme Morin-Drouin toca a Incredible Company. Este quebra-cabeça saiu na revista MAA Focus, edição de Abr/Mai - 2015.
Solução dos quebra-cabeças: abaixo temos a solução para cada Alcazar proposto.

Desafio fácil:


Desafio médio:


Desafio difícil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.