POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 7 de julho de 2025

A tecnologia assistiva (TA) na promoção da inclusão na formação acadêmica

A TA oferece ferramentas e estratégias para superar barreiras e garantir que alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais possam participar plenamente do processo de aprendizagem. Ao adaptar materiais, facilitar a comunicação e promover a autonomia, a TA contribui para um ambiente educacional mais equitativo e acessível.

Importância da Tecnologia Assistiva
Acesso à informação e comunicação - A TA possibilita que alunos com deficiência visual, auditiva ou outras dificuldades de aprendizagem acessem materiais e informações de forma mais eficaz, utilizando recursos como softwares de leitura de tela, legendas, audiodescrição, entre outros.

Adaptação curricular - A tecnologia assistiva permite a adaptação de atividades e materiais pedagógicos, como livros digitais acessíveis, softwares de escrita adaptada e recursos de comunicação alternativa, para atender às necessidades individuais de cada aluno.

Promoção da autonomia e independência - Ao oferecer ferramentas que facilitam a execução de tarefas e a realização de atividades, a TA contribui para o desenvolvimento da autonomia e da independência dos alunos, permitindo que eles participem de forma mais ativa e engajada em seu processo de aprendizagem.

Inclusão social e participação - A tecnologia assistiva não apenas facilita o acesso à educação, mas também promove a inclusão social, permitindo que alunos com deficiência ou necessidades especiais participem de atividades sociais, culturais e esportivas, interagindo com seus colegas e a comunidade.

Desenvolvimento de habilidades - O uso da TA estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais, preparando os alunos para o futuro, seja na continuidade dos estudos ou no mercado de trabalho.

Benefícios para a formação acadêmica

Melhora no desempenho acadêmico: - Ao oferecer acesso a recursos e estratégias que atendem às suas necessidades, a TA pode melhorar o desempenho acadêmico dos alunos com deficiência, promovendo um aprendizado mais eficaz e significativo.

Redução de barreiras - A tecnologia assistiva remove barreiras físicas, sensoriais e cognitivas, permitindo que os alunos participem ativamente das atividades escolares e interajam com seus colegas e professores.

Desenvolvimento de novas competências - A utilização da TA exige o desenvolvimento de novas habilidades e competências por parte dos alunos, preparando-os para lidar com as tecnologias digitais e para o mercado de trabalho.

Promoção da igualdade de oportunidades - A tecnologia assistiva contribui para a criação de um ambiente educacional mais justo e igualitário, onde todos os alunos têm a chance de desenvolver seu potencial máximo.

A tecnologia assistiva é uma ferramenta poderosa para a inclusão na formação acadêmica, oferecendo recursos e estratégias que promovem a participação, a autonomia e o aprendizado de alunos com deficiência. Investir na TA é investir em um futuro mais justo e igualitário para todos.





As inovações tecnológicas têm favorecido diversas necessidades humanas, desde o preparo de um alimento até a comunicação. Com a inovação a tecnologia assume um papel diferente na sociedade, de pessoa para pessoa. O que para muitos é facilidade para outros é a possibilidade de fazer algo. Dentre as pessoas que usam as tecnologias para torna as coisas possíveis estão às pessoas com necessidades especiais, nesse contexto as tecnologias assumem a função de tecnologia assistiva. Os usos das tecnologias assistivas na educação são de fundamental importância, pois possibilitam o processo de aprendizagem otimizando as potencialidades de cada aluno. O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Tendo em vistas as possibilidades de que as tecnologias assistivas se tornam necessárias para o aprendizado dos alunos com deficiência. Pela interação do aluno com deficiência e o computador, limitações de coordenação e assimilações podem ficar reduzidas, pois pela prática na utilização do computador o aluno com deficiência interage de forma autônoma e os processos de comandos fazem com que o aluno melhore a sua coordenação motora, e por meio dos softwares educativos o mesmo pode melhorar a sua cognição. O presente trabalho tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas por um trabalho de extensão, que tem como objetivo principal a Inserção da Tecnologia Assistiva, utilizando a informática para ajudar no processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência intelectual e múltipla de forma construtiva e criativa favorecendo o seu desenvolvimento global. 


Você tem o agora para:


1. Ligar para um amigo querido.

2. Fazer aquela visita adiada.

3. Ler aquele clássico cuidadosamente escolhido.

4. Ignorar as expectativas alheias sobre as coisas que não lhe dizem nada ao coração ou à  sua essência. 

5. Ficar a toa sem culpa, por pura fruição do nada fazer.

6. Tomar aquela taça de vinho que faz o rosto esquentar. 

7. Ligar para o trabalho, alegar mal estar e 'bestar o dia inteiro...


domingo, 6 de julho de 2025

Dia 29 de julho

Nosso arraiá , no RJ

Para tornar as festas juninas mais sustentáveis, é possível adotar diversas práticas como o uso de materiais reutilizáveis ou biodegradáveis em vez de descartáveis, priorizar alimentos orgânicos e de produção local, reduzir o desperdício de alimentos, e utilizar materiais reciclados ou naturais na decoração. Além disso, é importante separar o lixo para reciclagem, evitar fogos de artifício e promover a educação ambiental.

Dicas detalhadas para uma festa junina sustentável

Decoração

- Utilize bandeirinhas feitas com materiais reciclados ou tecidos reutilizados, em vez de papel de seda descartável.
- Opte por enfeites feitos com materiais naturais, como palha, bambu e flores, evitando plásticos e materiais não recicláveis.
- Use iluminação com lâmpadas LED, que consomem menos energia.
- Se for utilizar barracas, procure materiais de construção de fontes sustentáveis, como madeira de demolição ou de sobras de outras construções.

Alimentação

- Sirva comidas típicas feitas com ingredientes orgânicos e de produção local, priorizando fornecedores que sigam práticas sustentáveis.
- Planeje a quantidade de comida para evitar desperdícios e, se sobrar, utilize-a para compostagem.
- Ofereça alimentos em porções menores para que as pessoas possam comer a quantidade desejada e evitar sobras.
- Evite o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Utilize opções reutilizáveis ou biodegradáveis, ou incentive os convidados a levarem seus próprios recipientes.

Brincadeiras

- Adapte brincadeiras tradicionais para versões mais sustentáveis, utilizando materiais reciclados, como garrafas PET e tampinhas.
- Ofereça brindes sustentáveis, como mudas de plantas ou produtos artesanais feitos com materiais reciclados.

Lixo

- Instale pontos de coleta seletiva para facilitar a separação do lixo reciclável do orgânico.
- Eduque os convidados sobre a importância da reciclagem e o descarte correto do lixo.

Comunicação

- Utilize canais digitais para divulgar o evento e convidar as pessoas, reduzindo o uso de convites impressos.
- Se precisar imprimir, utilize papel reciclado e imprima frente e verso para otimizar o uso do material.

Outras dicas
- Evite o uso de fogos de artifício, que podem causar poluição sonora e do ar.
- Se a festa for realizada em um espaço público, converse com a prefeitura para verificar a possibilidade de compensação de carbono do evento.

Ao adotar essas práticas, é possível celebrar a tradição das festas juninas de forma mais consciente e responsável, minimizando os impactos negativos no meio ambiente e promovendo um evento mais agradável para todos.



E oficina de brinquedos de material reaproveitado
Criar objetos com material reaproveitado, é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plasticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados (virar outra coisa). A segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiáis.

Suécia desiste da "educação digital "

A Suécia, um dos países que buscava implementar a educação 100% digital desde a década de 1990, voltou atrás e está investindo na reintrodução de livros físicos nas escolas. 

A decisão foi tomada após o país avaliar as consequências da digitalização, como:

- queda no desempenho dos alunos em leitura,

- críticas de especialistas em saúde (principalmente oftalmologistas) sobre o aumento do uso de telas e

- dificuldade dos pais ajudarem os filhos nas tarefas.

Aumentaram os estudos de base científica que mostram os benefícios do livro físico para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente.

A ministra da educação sueca, Lotta Edholm, afirmou que a digitalização foi longe demais e que os livros têm vantagens que nenhum tablet pode substituir. 

O governo sueco lançou um programa de reintrodução dos livros nas salas de aula, com um investimento de 150 milhões de euros até 2025.

Medida que deverá inspirar ações parecidas na União Europeia e outros países. 



quinta-feira, 3 de julho de 2025

A relação entre matemática e aranhas, principalmente no contexto das suas teias, é rica e fascinante

A matemática pode ser usada para entender como as aranhas constroem suas teias, como elas interagem com elas para caçar e até mesmo para analisar as vibrações geradas pelas presas que ficam presas na teia. 

Como a matemática ajuda a entender as teias de aranha: 

Modelo Matemático:

A construção da teia pode ser representada matematicamente, permitindo analisar a forma como a aranha tece a teia, a geometria das estruturas, e como a aranha percebe e interage com as vibrações na teia. 

Análise da Complexidade:

Estudos matemáticos revelam a complexidade das teias de aranha, como a aranha consegue construir estruturas complexas com fios de seda, e como a geometria da teia influencia a sua funcionalidade. 

Interação com Presas:

Através da modelagem matemática, é possível entender como a aranha utiliza as propriedades da teia para capturar e interagir com as presas que entram em contato com a teia. 

Analogias com a Músicas:

A estrutura matemática das teias de aranha revela analogias com a estrutura sonora de uma música, mostrando que tanto as teias quanto a música possuem estruturas que refletem a sua função. 

Otimização do Design:

A matemática é usada para entender como as aranhas conseguem construir teias que são eficientes para a caça e para suportar as cargas que elas suportam. 

Outras áreas da matemática e as aranhas:

Jogos Matemáticos:

Algumas atividades de matemática utilizam aranhas como tema em jogos educativos que abordam conceitos como ordem e comparação de números, como no jogo das aranhas da Ensinando Matemática. 

Problemas Matemáticos:

Problemas envolvendo a teia da aranha podem ser usados para ensinar conceitos de geometria, frações e outros temas, como o desafio da teia da aranha no site Só Matemática. 

Curiosidades Matemáticas:

A presença da aranha em alguns jogos de azar e crenças populares também demonstra a sua conexão com a matemática. 



Os jogos de tabuleiro podem trazer diversos benefícios, como o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, a melhoria da qualidade de vida e o estímulo da criatividade


Benefícios sociais Desenvolver a capacidade de socialização e integração, Melhorar as relações interpessoais, Desenvolver a inteligência social e emocional, Desenvolver habilidades de liderança e empatia, Ensinar o valor do trabalho em equipe. 

Benefícios cognitivos Desenvolver o raciocínio lógico e abstrato, Desenvolver a memória, Desenvolver a capacidade de análise de consequências e tomadas de decisões, Desenvolver a concentração, Desenvolver a disciplina e a paciência. 

Benefícios para a saúde 

Melhorar a qualidade de vida

Reduzir o declínio do desempenho de tarefas cotidianas

Promover a saúde

Prevenir o envelhecimento da massa cinzenta

Prevenir doenças de declínio cerebral, como o Alzheimer

Benefícios para o emocional 

Auxiliar no controle e entendimento das emoções, como a frustração

Ensinar a aceitar as derrotas e celebrar as vitórias

Uma pequena investigação matemática


Uma investigação?


Em uma investigação você pode explorar uma situação nova que te é colocada.


Essa exploração será definida por você a partir de um conjunto de pistas que te serão dadas para que possas atingir um objetivo, tomar uma decisão ou encontrar respostas para uma situação que te é proposta.


Tarefa

O que sabe sobre a vida das abelhas?
Já pensou porque é que os favos de mel têm a forma de um hexágono?

Cada grupo de alunos (3 ou 4) deve investigar a forma como se organiza a vida das abelhas e explorar matematicamente a construção hexagonal dos favos de mel.

Este trabalho deve ser realizado no prazo de um mês e o produto final deve ser apresentado em cartazes ou recorrendo a uma ferramenta informática como o Power Point.

Para a sua concretização podem apoiar-se nos recursos aqui sugeridos ou procurar outros, por exemplo, na Internet ou em uma Biblioteca.

Percursos

Para poderem realizar a tarefa que é proposta devem seleccionar e pesquisar sites/endereços.

A par com uma leitura atenta devem selecionar as informações que consideram relevantes para a concretização do trabalho que é proposto.

Igualmente útil é a pesquisa de imagens que possam ser usadas para ilustrar a versão final do trabalho.

Podem registrar as informações relevantes que vão encontrando.

Para executarem a tarefa deverão ser capazes de responder às seguintes questões:

1ª Etapa - A organização social das abelhas

· Como se organizam as abelhas?

· Como comunicam as abelhas?

· Como produzem o mel e a cera?

2ª Etapa – Aspectos Matemáticos na vida das abelhas

· Que particularidades se encontram na árvore genealógica das abelhas?

· Porque é que os favos de mel têm a forma de hexágonos regulares e não de outros polígonos regulares?