POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Diversidade cultural brasileira

A diversidade cultural brasileira é uma das maiores riquezas do país. Ela se formou ao longo de séculos a partir da mistura de diferentes povos, tradições, línguas e costumes. Essa variedade cultural está presente na música, dança, culinária, religião, festas populares, modos de vestir e de falar.

- Origens da Diversidade Cultural no Brasil
Indígenas
Povos originários do Brasil, com milhares de línguas e costumes distintos. Contribuíram com alimentos como mandioca, milho, frutas nativas, palavras do nosso vocabulário e práticas como o uso de ervas medicinais.

Africanos
Trazidos à força durante a escravidão, os africanos influenciaram profundamente a cultura brasileira com religiões como o candomblé, músicas como o samba, ritmos, culinária (acarajé, vatapá), danças e festas.

Europeus
Portugueses colonizadores trouxeram a língua, a religião católica e vários costumes. Mais tarde, italianos, alemães, espanhóis, poloneses, entre outros, também deixaram sua marca, especialmente no Sul e Sudeste.

Imigrantes Asiáticos e do Oriente Médio
Japoneses, sírio-libaneses, chineses e outros grupos chegaram no século XX e contribuíram com suas tradições, comidas, crenças e festas.

- Exemplos de Diversidade Cultural no Brasil
Música: Samba (RJ), Bumba Meu Boi (MA), Frevo e Maracatu (PE), Sertanejo (GO), Carimbó (PA), Funk (RJ e SP)

Festas: Carnaval, Festa Junina, Parintins, Lavagem do Bonfim, Oktoberfest, Festa do Divino

Culinária: Feijoada, moqueca, baião de dois, chimarrão, acarajé, sushi, esfiha

Religiões: Catolicismo, protestantismo, religiões de matriz africana, espiritismo, judaísmo, islamismo, budismo

Línguas e sotaques: O português falado no Brasil tem variações regionais riquíssimas e incorpora palavras de línguas indígenas e africanas

- Por que valorizar a diversidade cultural?
Enriquece nossa identidade

Ensina o respeito às diferenças

Ajuda a combater o preconceito e o racismo

Promove a inclusão e o diálogo entre culturas

Torna o Brasil um país único no mundo


Abaixo, sugestão de projeto educativo sobre Diversidade Cultural Brasileira, voltado para crianças da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com enfoque lúdico, interdisciplinar e respeitando a BNCC.

- Projeto Educativo: “O Brasil que Cabe em Todo Mundo”
- Objetivos Gerais
Reconhecer a diversidade cultural brasileira como parte da identidade nacional.

Respeitar e valorizar diferentes costumes, sotaques, comidas, vestimentas, danças e religiões.

Desenvolver atitudes de empatia, respeito e inclusão.

- Duração sugerida
2 a 4 semanas (pode ser adaptado para eventos como Dia da Consciência Negra, Semana da Pátria, etc.)

- Áreas Envolvidas
Ciências Humanas (História e Geografia)

Artes (música, dança, desenho, colagem)

Língua Portuguesa

Educação Física

Ensino Religioso (se aplicável)

- Etapas do Projeto
1- Roda de Conversa: Quem somos nós?
Apresentar a diversidade da própria turma (origens, hábitos, sotaques, comidas).

Leitura de livros infantis sobre diversidade cultural (ex: Menina Bonita do Laço de Fita, O cabelo de Lelê, Tudo bem ser diferente).

2- Mapa Cultural do Brasil
Criar um mapa do Brasil com elementos culturais de cada região:

Norte: Boi-Bumbá, culinária amazônica

Nordeste: Frevo, forró, acarajé

Sul: Chimarrão, danças típicas

Sudeste: Samba, carnaval

Centro-Oeste: Festa do Divino, comidas típicas

3- Semana das Culturas
Cada dia é dedicado a uma cultura ou região do Brasil.

Oficinas: culinária, dança, contação de histórias, músicas.

Participação das famílias: cada uma pode apresentar algo de sua origem.

4- Atividades Lúdicas
Jogos de memória com trajes e comidas típicas.

Quebra-cabeça do Brasil cultural.

Confecção de bonecos com trajes típicos de diferentes regiões.

5- Produção Artística
Painel coletivo com colagens, desenhos, fotos e palavras sobre “O Brasil que somos”.

Criação de um livro da turma: "A Nossa Cultura".

6- Feira ou Mostra Cultural
Encerramento com apresentações (dança, música, teatro), comidas típicas e exposição dos trabalhos.

- Habilidades da BNCC Desenvolvidas (exemplos)
EF02HI03: Reconhecer diferentes formas de organização social e cultural dos povos brasileiros.

EI03EO04: Demonstrar atitudes de respeito e solidariedade na interação com pessoas de diferentes grupos.

EF15AR03: Experimentar danças, músicas e brincadeiras tradicionais brasileiras.

EF02LP06: Produzir textos orais e escritos com base em experiências culturais vivenciadas.

- Recursos sugeridos:
Livros infantis e vídeos sobre culturas brasileiras

Mapa do Brasil em tamanho grande

Materiais recicláveis e artísticos

Convidados da comunidade (pais, avós, artistas)



Textos explicativos curtos que você pode usar em murais, cartazes ou na Mostra Cultural do projeto “O Brasil que Cabe em Todo Mundo”. Eles estão organizados por temas e em linguagem acessível para crianças, famílias e educadores.


- O que é Diversidade Cultural?
O Brasil é feito de muitos povos, cores, crenças, comidas, festas, músicas e jeitos de viver. A isso damos o nome de diversidade cultural.
Essa mistura faz do nosso país um lugar único, onde diferentes tradições convivem, se respeitam e se transformam em algo novo e bonito!

- Nossas Raízes: Quem construiu o Brasil?
A cultura brasileira nasceu da união de muitos povos:

Povos indígenas, que já viviam aqui há milhares de anos.

Africanos, que foram trazidos à força e deixaram marcas profundas em nossa música, religião e culinária.

Europeus, como os portugueses, italianos, alemães e espanhóis.

Asiáticos e árabes, como os japoneses, chineses e libaneses.

Todos ajudaram a formar o Brasil que temos hoje!

- Por que é importante respeitar as diferenças?
Cada pessoa tem sua história, sua cor, sua fé, seu jeito de viver.
Respeitar as diferenças é aprender com o outro, é conviver com amizade e sem preconceito.
Quando aceitamos a diversidade, ajudamos a construir um mundo mais justo, feliz e sem exclusão.

- Festas Populares: Alegria que une o Brasil
Em cada canto do Brasil, existe uma festa que conta um pedaço da nossa história:

Carnaval no Sudeste, com muito samba e fantasia.

Bumba Meu Boi no Norte e Nordeste, cheio de cor e música.

Festa Junina em todo o país, com danças e comidas típicas.

Oktoberfest no Sul, com danças e comidas alemãs.
Essas festas são momentos de alegria, tradição e união!

- Sabores do Brasil
A comida também conta a nossa história:

A mandioca vem dos indígenas.

O acarajé vem da África.

O arroz com feijão veio dos portugueses.

O temaki chegou com os japoneses.
Cada sabor traz a memória de um povo e mostra como somos ricos em cultura.

- Nossa Cultura é Viva!
A cultura está viva no nosso jeito de falar, nas músicas que ouvimos, nas roupas que usamos, nas brincadeiras e nos costumes do dia a dia.
Cada criança, família e comunidade ajuda a manter viva essa cultura tão diversa e tão bonita!



As aulas de Ciências em Singapura são reconhecidas internacionalmente por sua excelência. O país tem um dos melhores desempenhos em rankings mundiais de educação (como o PISA) e adota uma abordagem moderna, prática e baseada na investigação científica.

Veja um panorama de como essas aulas funcionam:


Como são as aulas de Ciências em Singapura?

1- Aprendizagem baseada em investigação (Inquiry-Based Learning)

Os alunos são incentivados a explorar, fazer perguntas e experimentar. Em vez de apenas memorizar fatos, eles descobrem conceitos científicos por meio de atividades práticas e resolução de problemas.

2- Uso intenso de laboratórios e tecnologia

Desde o ensino fundamental, os alunos realizam experimentos em laboratório, usam modelos 3D, realidade aumentada e simulações digitais para entender melhor os fenômenos.

3- Foco em habilidades do século 21

As aulas desenvolvem não só conhecimento científico, mas também:

Pensamento crítico e criativo

Trabalho em equipe

Comunicação

Solução de problemas

4- Currículo estruturado por ciclos

Primário (7–12 anos): Ciências são introdutórias e baseadas na natureza, corpo humano, materiais e meio ambiente.

Secundário (13–16 anos): Os temas ficam mais avançados, como física, química e biologia. Alunos fazem projetos de pesquisa e se preparam para exames nacionais.

5- Projetos de pesquisa e feiras científicas

É comum os estudantes participarem de feiras de ciências e olimpíadas, com orientação dos professores. Há incentivo à criatividade e inovação científica.

Crianças de quatro anos brincam com o BeeBot, abelha-robô usada no ensino de programação, em Cingapura.

-Formação dos professores

Os professores de Ciências passam por formação contínua, oferecida pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura.

Eles recebem treinamento em metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e avaliação por competências.

- Exemplo de atividades típicas:

Investigar o crescimento de plantas em diferentes condições de luz e água.

Montar circuitos elétricos com materiais do cotidiano.

Simular mudanças de estado da matéria com experiências simples.

Debates sobre questões éticas da ciência (como inteligência artificial ou clonagem).

- Plano de aula de Ciências inspirado no modelo de Singapura, especialmente adequado para o ensino fundamental (nível primário), e fundamentado na abordagem Inquiry-Based Learning e no modelo 5E utilizado lá  .

- Detalhes do Plano de Aula

Tema: Estados da matéria (sólido, líquido, gasoso)

Faixa etária: 9–10 anos (Primary 4, no modelo de Singapura)

Duração: 1 hora

- Estrutura 5E

1. Engage (Motivar / Despertar Curiosidade)

Início com um vídeo curto mostrando gelo derretendo, condensação e evaporação.

Provocar perguntas: 

*“Por que isso muda de forma? O que acontece com a água quando esfria ou esquenta?”*

2- Explore (Explorar)

Dividir alunos em grupos e oferecer pratos com gelo, água à temperatura ambiente e uma panela de água quente (supervisionada).

Orientar observações: mudanças visuais, toque, temperatura.

Registrar como cada estado se comporta.

3- Explain (Explicar)

Cada grupo apresenta suas observações.

O professor explica os conceitos científicos: moléculas se movendo mais ou menos rápido, energia térmica, mudança de estado.

4- Elaborate (Aplicar e aprofundar)

Propor um experimento: *“Qual seria o melhor jeito de conservar gelo por mais tempo?”*

Os grupos testam diferentes embalagens (papel-alumínio, plástico, isolante).

Prever resultados, testar, coletar dados e comparar.

5- Evaluate (Avaliar)

Avaliação formativa via breve questionário oral ou escrito:

O que causa mudança de estado da matéria?

Exemplos do dia a dia.

Que embalagem manteve o gelo por mais tempo e por quê?

- Recursos necessários

Gelo, água em temperatura ambiente e quente (com supervisão), utensílios simples

Quadro, folhas de registro, instrumentos de medição simples

Vídeo introdutório sobre mudança de estado

- Segurança

Sempre usar proteção (luvas, óculos de segurança) durante interação com água quente

Material manipulável sem risco para essa faixa etária  

- Benefícios dessa abordagem no contexto de Singapura

A aula segue o modelo de investigação científica ativo e centrado no aluno, conforme meta das escolas singapurenses para desenvolver pensamento crítico, criatividade, colaboração e atitude científica  .

Utiliza o modelo didático 5E — padrão no currículo e em escolas de Singapura como Angsana, Changkat, Evergreen, entre outras  .

Promove verdadeira aprendizagem prática, com estudantes agindo como investigadores — característica central do “Fun Learning in Inquiry-Based Science (FLIBS)” aplicado entre o Primary 3 e 6  .

- Planejamento em resumo

Etapa - Atividade principal

Engage Vídeo + questionamento provocativo

Explore Experimentos em grupo com gelo, água e observação

Explain Discussão coletiva e construção dos conceitos científicos

Elaborate Experimento aplicado para testar conservação do gelo usando diferentes materiais

Evaluate Verificação do entendimento por meio de perguntas e compartilhamento de conclusões

Abaixo, três planos de aula de Ciências, inspirados no modelo de Singapura e organizados com base no modelo 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate). Cada plano é voltado para alunos do ensino fundamental (aproximadamente 9 a 11 anos).

1- Tema: Plantas – O que elas precisam para viver?

Objetivo: Compreender os fatores essenciais para o crescimento das plantas (luz, água, solo, ar).

- Engage

Mostrar uma planta saudável e outra murcha. Perguntar:

“Por que uma está bonita e a outra não?”

“O que acontece se uma planta não tiver água?”

- Explore

Em grupos, os alunos plantam sementes (ex: feijão) em diferentes condições:

Com luz e água

Sem luz

Sem água

Sem terra

- Explain

Cada grupo observa por dias. O professor conduz uma conversa sobre:

Fotossíntese

Necessidade de luz, água e nutrientes

Função das raízes, caule e folhas

- Elaborate

Desafio: criar um "mini jardim ideal" usando garrafas PET. Explicar por que ele vai funcionar bem com base no que aprenderam.

- Evaluate

Apresentações em grupo e um quiz com perguntas como:

O que acontece sem luz?

Por que regar é importante?

2- Tema: Energia – Fontes e usos

Objetivo: Identificar diferentes fontes de energia e seus usos no cotidiano.

- Engage

Mostrar imagens/vídeos curtos de objetos em funcionamento: carro, ventilador, fogão, painel solar.

Perguntar: “O que todos eles precisam para funcionar?”

- Explore

Atividade com cartões de energia:

Separar fontes renováveis e não renováveis

Jogos de associação: “Esta energia vem de onde?”

Painel com circuitos simples (pilhas + LED)

- Explain

Discutir com os alunos:

O que é energia

Fontes de energia (solar, eólica, elétrica, etc.)

Consumo consciente e sustentabilidade

- Elaborate

Criar cartazes explicativos ou maquetes de uma “casa sustentável” com energia solar, reutilização de água, etc.

- Evaluate

Autoavaliação + debate em sala: “Como podemos economizar energia em casa e na escola?”

3- Tema: Vida Animal – Classificação e características

Objetivo: Compreender os principais grupos de animais (mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios, invertebrados).

- Engage

Mostrar sons de animais e imagens. Perguntar:

“Todos esses animais são iguais?”

“Como podemos agrupá-los?”

- Explore

Jogo de classificação com figuras:

Separar em vertebrados/invertebrados

Agrupar por características: pele, modo de locomoção, habitat

- Explain

O professor apresenta os grupos de animais, com foco nas características principais de cada um.

- Elaborate

Cada grupo adota um “animal de estimação da turma” (real ou inventado) e cria uma ficha com:

Nome, grupo, alimentação, habitat, curiosidades

- Evaluate

Criação de um “zoológico ilustrado” da sala com fichas e desenhos.

Apresentação oral para fixação.


Abaixo, planos de aula adaptados para a Educação Infantil (crianças de 4 a 6 anos), mantendo a essência do modelo de Singapura - aprendizagem ativa, exploratória e divertida, com atividades práticas, observação da natureza e expressão artística.

1- Plantas – Como elas crescem?

Objetivo: Fazer a criança perceber que plantas crescem e mudam com o tempo, e precisam de água, luz e cuidado.

- Engage (Motivar)

Mostrar uma planta viva e uma murcha.

Contar uma história curta: “A plantinha que tinha sede”.

- Explore (Explorar)

Cada criança planta uma semente de feijão em algodão.

Colocar no sol e regar todos os dias.

Observar e desenhar o que muda a cada dia.

- Explain (Conversar)

Roda de conversa: O que ajudou a semente a crescer?

Introduzir palavras: raiz, caule, folha, crescer.

- Elaborate (Criar)

Fazer uma arte: "A minha planta feliz" com papel colorido, cola e lã.

Reencenar a história da plantinha com fantoches.

- Evaluate (Mostrar o que aprendeu)

Cada criança apresenta sua planta e conta o que ela precisa para viver.

2- Energia – De onde vem a luz e o calor?

Objetivo: Reconhecer que a luz e o calor vêm do sol e da eletricidade, e que usamos energia no nosso dia a dia.

- Engage

Mostrar uma lanterna e acender. Depois mostrar o sol através da janela.

Perguntar: “De onde vem essa luz?”

- Explore

Levar para um passeio ao ar livre. Pedir para apontarem:

O que está no sol?

O que está na sombra?

- Explain

Roda de conversa: Como usamos a luz e o calor?

Cantar uma música: “O Sol nasceu lá na fazendinha” 

- Elaborate

Criar um “Sol com raios de papel”, colando imagens de coisas que precisam de energia: ventilador, fogão, carro, planta.

- Evaluate

Jogo “Sim ou Não?”: O sol dá calor? A luz vem da geladeira? (respostas com plaquinhas ou pulando).

3- Animais – Quem vive com a gente?

Objetivo: Observar, nomear e classificar animais do cotidiano: domésticos, silvestres, do mar, do campo.

- Engage

Mostrar imagens ou brinquedos de animais e sons: gato, cachorro, vaca, peixe, passarinho.

“Quem conhece esse bichinho?”

- Explore

Passeio pelo pátio ou parque para observar animais reais (pombas, formigas, gatos, cachorros).

- Explain

Classificar em roda:

Onde moram?

O que comem?

Como andam?

- Elaborate

Fazer máscaras ou chapéus de animais com cartolina.

Brincar de “Desfile dos bichos”: cada um anda como seu animal.

- Evaluate

Jogo: “Adivinha o animal!” (imitar sons ou movimentos e os colegas tentam adivinhar).

Registrar os preferidos em desenho ou colagem.

domingo, 20 de julho de 2025

Gaivotas

Nessa atividade, as crianças criam gaivotas usando pratos descartáveis de papel, promovendo a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora.

Atividade: "Gaivotas no Céu"

Objetivo: Trabalhar coordenação motora, imaginação e consciência ambiental com materiais reutilizáveis.

Materiais:

Pratos de papel (brancos)

Tesoura (com ponta arredondada)

Lápis de cor ou tinta (cinza, preto e vermelho)

Cola branca

Papel branco (para o corpo)

Canetinha preta (detalhes do olho)

Como fazer:

1. Corte os pratos ao meio – essas partes formarão as asas e a cauda das gaivotas.

2. Monte o corpo da ave com papel branco recortado em forma oval ou gota.

3. Cole as asas e a cauda no corpo da gaivota.

4. Pinte as pontas das asas e bico com cores como cinza e vermelho.

5. Desenhe os olhos e pés com canetinha ou pinte com tinta.

6. Monte no mural ou pendure no teto para criar um "céu de gaivotas".

Sugestões extras:

Conte uma história sobre o mar ou faça uma música com sons de gaivotas.

Fale sobre preservação dos oceanos e aves marinhas.

Combine com uma atividade sensorial de "vento" com leques ou ventiladores leves.


Roteiro pedagógico completo para a atividade "Gaivotas no Céu", voltado para a educação infantil (3 a 6 anos). Ele inclui os objetivos, o passo a passo e sugestões de integração com outras áreas do conhecimento.

Roteiro Pedagógico: "Gaivotas no Céu"

Tema:

Artes, natureza e reciclagem

Faixa etária:

Educação Infantil (3 a 6 anos)

Duração:

40 a 60 minutos

Objetivos de aprendizagem:

Desenvolver a coordenação motora fina.

Estimular a criatividade e a imaginação.

Ampliar o vocabulário e o repertório artístico.

Trabalhar a consciência ambiental com reutilização de materiais.

Explorar o tema "aves" e "vida marinha".

Habilidades da BNCC:

EI03ET04: Utilizar materiais, ferramentas e objetos diversos para expressar-se por meio das artes visuais.

EI03CG03: Demonstrar cuidado com os objetos e o ambiente.

EI02EF04: Expressar-se livremente por meio da pintura, colagem, desenho e outras técnicas.

Desenvolvimento:

1. Roda de Conversa (10-15 min)

Apresente imagens ou vídeos curtos de gaivotas e explique onde vivem.

Pergunte:
“Quem já viu uma ave voando na praia?”
“Como vocês acham que elas fazem para voar?”

2. História breve ou música temática (5 min)

Conte uma mini-história:
“A Gaivota Viajante”, que voa por praias limpas e sujas, aprendendo sobre cuidar da natureza.

Ou cante uma música simples.

3. Momento de Criação (20-30 min)

Distribua os materiais: pratos de papel, tesoura, papel, cola, lápis de cor.

Oriente as crianças a montarem suas gaivotas:

1. Cortar o prato ao meio (com ajuda, se necessário).

2. Montar asas, corpo e cauda.

3. Pintar e decorar com criatividade.

4. Exposição e socialização (10 min)

Cada criança apresenta sua gaivota.

Cole as gaivotas na parede ou pendure com barbante criando um “céu” coletivo.

Dica de ampliação da atividade:

Monte um mural com o tema “A Vida no Litoral”, incluindo outros animais (conchas, peixes, tartarugas) feitos com sucata ou papel.

Materiais necessários:

Pratos de papel

Tesoura sem ponta

Cola branca ou bastão

Lápis de cor, canetinhas ou tintas

Papéis brancos ou coloridos

Barbante (opcional, para pendurar)

Macaco feito com rolo de papel higiênico e papel colorido

Pendure como se estivesse balançando num galho. 

Objetivos da atividade:

Estimular a coordenação motora fina

Desenvolver a criatividade e a expressão artística

Promover a conscientização ambiental com uso de materiais recicláveis

Trabalhar temas como animais da floresta ou Dia do Meio Ambiente

Materiais necessários:

Rolo de papel higiênico

Papel colorido (marrom, verde, rosa, bege)

Tesoura sem ponta

Cola

Canetinha preta

Barbante ou corda

Galho seco ou palito

Flores de EVA ou papel (opcional)

Passo a passo:

1. Corpo: Enrole o rolo com papel marrom.

2. Rosto: Recorte e cole o rostinho do macaco. Desenhe os olhos, boca e nariz com canetinha.

3. Braços e pernas: Faça tiras de papel marrom em zigue-zague para representar os membros.

4. Folhas e flores: Recorte e cole folhas verdes e flores decorativas no “galho”.

5. Montagem: Pendure com barbante ou corda como se o macaco estivesse se balançando.

6. Exposição: Pendure na sala de aula ou use como enfeite de festa temática.

Sugestão de ampliação:

Conte uma história sobre o macaco e a floresta, incentive as crianças a inventarem nomes e aventuras para o seu macaquinho.


Poeminha do Macaquinho Brincalhão 


Lá na floresta, no galho a pular,

Tem um macaquinho a se balançar!

Com pernas de mola e braços zigue-zague,

Ele pula feliz e jamais se embriague!


Tem folha verdinha, flor a enfeitar,

E um sorrisinho só pra encantar.

Feito de papel, rolinho e carinho,

É o meu amigo, o doce macaquinho!


Se ri bem alto, é pura alegria,

Trazendo risadas pra nossa rodinha.

Brinca na sala, no parque, no chão...

O macaquinho mora no meu coração!


Animais feitos com materiais recicláveis (caixa de ovos)


As caixas de ovos são materiais recicláveis versáteis e incríveis para a educação infantil. Abaixo estão atividades criativas, educativas e divertidas:

Benefícios pedagógicos:

Coordenação motora fina

Criatividade e expressão artística

Noções de meio ambiente e reciclagem

Trabalho em grupo e oralidade

1. Animais com caixa de ovos

Exemplo: Elefante, jacaré, leão, zebra, girafa, peixe, unicórnio, caranguejo.

Materiais: caixa de ovos, tinta, pincel, tesoura sem ponta, cola, olhos móveis, papel colorido.

Dica: Cada aluno cria um animal e depois apresentam seus bichinhos para a turma.

2. Paleta de tintas ou jogo de cores

Como fazer: Use o fundo da caixa para colocar tintas ou objetos coloridos.

Atividade:

Misturar tintas

Classificar por cor

Aprender nomes das cores em outra língua (ex: inglês, espanhol)

3. Peixe ou Lagarta do alfabeto ou dos números

Como fazer: Corte a base da caixa de ovos em partes e numere ou coloque letras.

Atividade:

Montar a lagarta em ordem alfabética ou numérica

Jogo de sequência ou memória

4. Fantoche ou personagem

Transforme a caixa em:

Bruxinha

Rei/rainha

Animal falante

Boneco com movimento (com barbante e palito)

Atividade: Criação e dramatização de histórias com os personagens.

5. Jardim reciclado

Como fazer:

Recorte as cavidades da caixa como flores

Cole em palitos

Monte um “jardim” em uma base de papelão ou caixa

Extras: Trabalhar com nomes de flores, partes da planta e importância da natureza.

6. Jogo de equilíbrio

Como fazer:

Crianças empilham partes da caixa de ovos

Criam torres, castelos ou obstáculos

Desenvolve: coordenação motora, atenção, resolução de problemas.

ATIVIDADE PRINCIPAL: “Meu Bichinho Reciclado”

Objetivo: Estimular a criatividade, a coordenação motora e a consciência ambiental.

Materiais:

Caixa de ovos

Tesoura sem ponta

Cola branca

Tinta guache ou lápis de cor

Pedaços de papel colorido, glitter, botões, lã etc.

Passo a passo:

1. Corte as partes da caixa de ovos para formar a cabeça e o corpo do animal.

2. Monte um bichinho (elefante da foto) com os pedaços.

3. Deixe as crianças decorarem livremente com papel, tinta e glitter.

4. Dê nomes aos personagens e crie histórias com eles!

ATIVIDADE EXTRA: “Contando com os Bichos”

Objetivo: Trabalhar matemática de forma lúdica.

Como fazer:

Use os bichinhos reciclados para criar situações de contagem:

“Quantas patas o elefante tem?”

“Se tivermos 3 elefantes, quantas orelhas ao todo?”

ATIVIDADE TEATRAL: “Teatro dos Animais”

Objetivo: Desenvolver expressão corporal e linguagem.

Como fazer:

Monte um teatrinho com os animais criados. As crianças podem inventar histórias e apresentar para a turma.

ATIVIDADE SENSORIAL: “Cores e Texturas”

Objetivo: Explorar sensações táteis e visuais.

Como fazer:

Use diferentes materiais recicláveis (rolos de papel, tecidos, papelão) e peça que as crianças descrevam as texturas e escolham cores para pintar seus bichinhos.










sexta-feira, 18 de julho de 2025

Por que tem fogueira na Festa Junina?

Você já reparou que nas festas juninas sempre tem uma fogueira grandona no meio da festa?

Ela é muito importante! Vamos entender por quê?


Uma fogueira para contar uma notícia feliz!

Lá no tempo de Jesus, a mãe de São João Batista (o São João da festa junina!) queria contar para Maria que o bebê tinha nascido. Como não tinha telefone nem internet, ela acendeu uma fogueira bem grande no alto do morro! Assim, Maria viu a fumaça e ficou sabendo da boa notícia.
Desde então, a fogueira virou um símbolo de alegria!

- Uma luz que protege

Muita gente acredita que o fogo da fogueira ajuda a espantar coisas ruins e traz proteção para as pessoas e para a festa. Como se fosse uma luz mágica do bem!

- Um lugar pra brincar e festejar!

A fogueira também é onde todo mundo se junta pra dançar quadrilha, contar histórias, cantar, brincar e assar delícias como milho, batata-doce e pinhão!

- Um agradecimento à natureza

Lá no campo, onde tem plantações, a fogueira também serve pra agradecer à terra pelas colheitas. É um jeitinho carinhoso de dizer: "Obrigado, natureza!"

- Curiosidade: o formato da fogueira!

Antigamente, cada santo tinha um tipo de fogueira preferido:

^ São João gostava da fogueira triangular

□ Santo Antônio preferia a quadrada

○ São Pedro curtia a fogueira redonda

Hoje em dia todo mundo usa o formato que quiser, mas é divertido saber disso, né?





quinta-feira, 17 de julho de 2025

Promover o aprendizado através do movimento é uma abordagem essencial na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Ela une corpo e mente no processo de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento integral da criança. 

- O que é o Aprendizado com Movimento?

É o uso de atividades corporais para facilitar a assimilação de conteúdos acadêmicos e o desenvolvimento motor, emocional e social.

“Quando o corpo aprende, o cérebro memoriza melhor.”

- Objetivos Pedagógicos

Desenvolver coordenação motora grossa e fina

Estimular a concentração, lateralidade e ritmo

Aprender conceitos matemáticos, linguísticos e científicos de forma prática

Trabalhar autonomia, cooperação e criatividade

Favorecer a inclusão por meio de atividades lúdicas acessíveis

-Exemplos de Atividades com Movimento (baseadas nas imagens)

1- Jogo da Velha Gigante

Conteúdos: Estratégia, turnos, lógica, regras sociais.

Ações: Colocar peças grandes no tabuleiro; pular até a casa desejada.

Habilidades: Coordenação, planejamento, respeito à vez.

2- Amarelinha Numérica e Robô

Conteúdos: Números, contagem, sequência lógica.

Variação: Saltar dizendo os números, somar ou subtrair os pulos.

3- Alfabeto em Espiral

Conteúdos: Letras, fonemas, formação de palavras.

Variação: “Pule na letra do seu nome” ou “Soletrar pulando”.

4- Circuitos e Trilhas com Pegadas

Conteúdos: Cores, formas, comandos (pular, marchar, girar).

Variação: Criar desafios de sequência: "pule no amarelo e depois gire".

- Planejamento de Aula 

Tema: Aprendizado com Movimento – Letras e Números no Chão

Faixa Etária: 4 a 7 anos

Objetivo Geral: Trabalhar números e letras por meio de atividades corporais lúdicas.

Materiais: Giz colorido ou tinta, cones, letras móveis, números de EVA, bambolês.

Atividades:

1. Roda de conversa e alongamento

2. Circuito com trilha do alfabeto

3. Amarelinha dos números

4. Desafio do corpo (pule, agache, toque na letra “M”)

5. Jogo da velha em dupla

Avaliação: Participação, envolvimento nas atividades, cumprimento dos comandos, socialização.

- Benefícios do Aprendizado com Movimento

Cognitivo Motor Socioemocional

Melhora memória Coordenação Cooperação

Atenção focada Equilíbrio Expressão emocional

Raciocínio lógico Orientação espacial Respeito às regras







Sugestões de Uso Pedagógico

Educação Infantil e Anos Iniciais:

Promover o aprendizado através do movimento (psicomotricidade).

Atividades ao ar livre com foco em habilidades cognitivas e físicas.

Projetos temáticos: Jogos sustentáveis, matemática divertida, corpo em movimento.

Inclusão: Adaptável para crianças com diferentes níveis de mobilidade.