POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

terça-feira, 22 de julho de 2025

Em uma fazenda, diferentes animais são criados para produzir alimentos, matérias-primas e outros produtos

Aqui está uma lista com os principais animais e o que eles produzem:

- Vaca

Leite 

Carne (bovina)

Couro (para roupas, sapatos etc.)

- Porco

Carne (suína) – bacon, presunto, linguiça

Banha (usada na cozinha)

- Ovelha

Lã 

Carne (carneiro/cordeiro)

Leite (em algumas criações)

- Cabra

Leite de cabra 

Carne (caprina)

Couro

- Galinha

Ovos 

Carne (frango) 

Penas (em menor escala)

- Peru

Carne

Penas (usadas para artesanato, por exemplo)

- Pato

Carne

Ovos de pata

Penas

- Cavalo

Trabalho (puxar carroças, arar terras)

Transporte

Estrume (usado como adubo)

- Coelho

Carne

Pele/pelo

Estrume (bom adubo orgânico)



Plano de aula para Educação Infantil com o tema: “O que cada animal produz na fazenda”. É uma atividade lúdica, interdisciplinar e adaptada para crianças de 4 a 6 anos.

- Plano de Aula: O que os animais produzem na fazenda?

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 1 aula (aprox. 50 minutos)

Área: Natureza e Sociedade (com integração com Linguagem e Artes)

- Objetivos

Identificar diferentes animais da fazenda.

Compreender o que cada animal produz.

Desenvolver vocabulário e noções de cuidado com os animais.

Estimular a escuta, fala e criatividade.

- Conteúdos

Animais da fazenda.

Produtos de origem animal.

Relação entre o ser humano e os animais.

- Roda de Conversa Inicial (10 min)

Perguntar:

“Vocês conhecem algum animal da fazenda?”

“O que a vaca produz? E a galinha?”

Mostrar imagens ou brinquedos dos animais para introduzir o tema.

- Música Temática (10 min)

Cantar com gestos e ritmo:

- "A galinha põe o ovo, o porquinho dá o presunto,

A vaquinha dá o leite, e o carneirinho dá o lanchinho!"

(pode adaptar com outros animais)

- Atividade Lúdica (15 min)

Jogo da Produção:

Cartazes ou cartões com imagens de animais (galinha, vaca, porco, ovelha etc.).

Outros cartões com produtos (leite, ovo, lã, carne, queijo).

As crianças devem ligar ou parear os animais com os produtos que eles fornecem.

(Exemplo: vaca → leite, galinha → ovo)

- Atividade de Arte (10 min)

Entregar desenhos de animais para colorir.

Colar imagens de seus produtos (como figurinhas) ao lado do animal correspondente.

- Leitura de História (5 min)

Contar uma história curta como:

“A Fazenda do Seu João” – onde cada animal tem uma função importante.

- Avaliação (observação contínua)

Participação nas rodas e nas atividades.

Identificação correta dos animais e seus produtos.

Curiosidade e envolvimento com o tema.

- Dica Extra:

Monte um "Cantinho da Fazenda" com pelúcias, fantoches e miniaturas de animais e produtos para a turma explorar nos momentos livres.







segunda-feira, 21 de julho de 2025

Colmeia feita com copos plásticos coloridos (laranja/amarelo) fixados no canto do teto, representando os favos de mel, e várias abelhinhas penduradas com barbante, criando um efeito visual tridimensional e interativo.

- Objetivo pedagógico:

Trabalhar o tema insetos e polinização.

Desenvolver a coordenação motora fina.

Estimular a criatividade e a consciência ambiental.

- Materiais utilizados:

Copos plásticos (amarelos e laranjas)

Bolinhas de isopor ou EVA para as abelhas

Palitos ou papel para as asas

Tinta, canetinha ou adesivos para decorar

Barbante ou linha de nylon

Cola quente e fita adesiva

Ganchos ou tachinhas para fixação no teto/parede

- Sugestão de atividade:

"Visitando a Colmeia"

Monte o painel com as crianças e depois proponha:

Uma roda de conversa sobre a importância das abelhas;

Uma história lúdica ("A abelhinha que queria pintar flores");

Um momento para as crianças criarem suas próprias abelhas com materiais recicláveis.

- Habilidades desenvolvidas:

Curiosidade científica

Expressão artística

Trabalho em grupo

Noções sobre meio ambiente e ecossistemas

- Plano de Aula: "O Segredo da Colmeia"

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 1 a 2 aulas de 50 minutos

Tema: Abelhas, natureza e cooperação

Área de conhecimento: Natureza e sociedade, linguagem oral e artística

- Objetivos de Aprendizagem

Compreender a importância das abelhas para a natureza.

Estimular o respeito e cuidado com os seres vivos.

Desenvolver a imaginação e a expressão oral.

Promover o trabalho em equipe por meio da construção da colmeia.

- História Infantil:

"Melina, a Abelhinha Curiosa" (História original)

No alto de uma árvore bem florida, vivia uma abelhinha chamada Melina.

Ela era muito curiosa e queria saber por que todas as abelhas trabalhavam tanto na colmeia.

"Por que temos que voar de flor em flor?", perguntava Melina.

A Abelha Rainha explicou:

— Cada flor que você visita ganha vida! Você ajuda as plantas a crescerem, os frutos a nascerem, e as pessoas a se alimentarem.

Melina ficou encantada.

No dia seguinte, voou feliz por entre as flores, deixando tudo mais colorido.

E no final do dia, voltou para casa com uma surpresa: a colmeia estava cheia de mel... feito com a ajuda de todas!

Desde então, Melina entendeu: cada abelhinha tem uma missão especial. E juntas, fazem maravilhas!

- Desenvolvimento da Aula:

1. Roda de Conversa (10 min)

O que você sabe sobre as abelhas?

Alguém já viu uma colmeia?

2. Contação da história (15 min)

Conte a história de forma lúdica, usando fantoches, dedoches ou dramatização.

3. Atividade prática: Colmeia no Teto (20 min)

Construa com as crianças uma colmeia coletiva usando copos plásticos.

Cada criança pode fazer sua própria abelhinha (com bolinha de isopor, papel ou reciclagem).

4. Exposição e Interação (5 min)

Pendure as abelhas com barbante e deixe que as crianças observem e brinquem de “voar” com elas.

- Atividade extra (opcional):

"Florzinhas da Melina"

As crianças podem confeccionar flores com papel colorido e desenhar como Melina ajuda a natureza.

- Habilidades da BNCC:

EI03ET04 – Demonstrar curiosidade e interesse pelo mundo natural.

EI02CG01 – Compartilhar objetos e brinquedos com os colegas.

EI03EF06 – Produzir desenhos, pinturas, colagens e outras criações artísticas.







Já se perguntou por que o céu é azul durante o dia, mas no espaço é completamente preto, mesmo com o Sol brilhando?

A resposta está na atmosfera da Terra. Quando a luz do Sol entra, ela se espalha em todas as direções pelas moléculas de ar — principalmente a luz azul, que tem comprimento de onda mais curto.

Esse fenômeno é chamado de dispersão de Rayleigh. Sem ar, como acontece na Lua ou no vácuo do espaço, não há partículas para espalhar a luz — e o céu fica preto, mesmo em pleno dia.

Explicando isso de forma clara e interessante, como se fosse para uma criança curiosa (e até adulto também aprende!):

- Por que o céu é azul durante o dia, mas preto no espaço?

Durante o dia, aqui na Terra, o céu é azul porque a luz do Sol entra na nossa atmosfera (a "camada de ar" que envolve o planeta) e bate nas partículas de ar — como poeira, gotinhas d'água e gases.

A luz do Sol parece branca, mas ela é feita de várias cores misturadas (como as do arco-íris). Quando essa luz entra na atmosfera, as cores azuis são espalhadas para todos os lados com mais facilidade do que as outras. Por isso, a gente vê o céu azul!

-Mas e no espaço?

No espaço não tem ar, nem atmosfera, então não há nada para espalhar a luz do Sol. A luz segue em linha reta, sem se espalhar. Se você estivesse em uma nave espacial, veria o Sol brilhando — mas ao redor dele tudo pareceria preto como a noite! 

- Resumo rápido:

Na Terra: o céu é azul porque a atmosfera espalha a luz do Sol (mais o azul).

No espaço: não tem ar, então a luz não se espalha — o céu parece preto, mesmo com o Sol brilhando!




Além de Portugal e Brasil, a língua portuguesa é falada oficialmente em diversos países ao redor do mundo

Esses países fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Aqui está a lista completa:

- Países que têm o português como língua oficial:

América do Sul
- Brasil

Europa
- Portugal

África
- Angola

- Moçambique

- Guiné-Bissau

- Cabo Verde

- São Tomé e Príncipe

Ásia
- Timor-Leste (na Ásia, mas também com raízes culturais portuguesas)

Oceania (região do Pacífico)
- Guiné Equatorial (na África Central, mas geograficamente às vezes incluída em discussões linguísticas mais amplas) – o português é uma das línguas oficiais, embora não seja amplamente falado.

Além desses, o português é falado em regiões e territórios com influência histórica portuguesa, como:

Macau (China) – o português é uma das línguas oficiais, ao lado do cantonês.

Goa (Índia) – apesar de não ser oficial hoje, o português ainda é falado por algumas comunidades mais antigas.

Comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo – especialmente nos EUA, França, Suíça, Luxemburgo, Canadá e Japão.


Apresentando os países de língua portuguesa para crianças da Educação Infantil:

- Atividade: Viajando pelo Mundo com a Língua Portuguesa

Objetivo:
Fazer com que as crianças reconheçam que o português é falado em diferentes países ao redor do mundo, promovendo o senso de pertencimento e diversidade.

- Roda de conversa inicial

Fale com as crianças:
“Vocês sabiam que em outros países as pessoas também falam português, como a gente? Vamos descobrir onde!”

- Apresente o mapa colorido

Mostre o mapa dos países lusófonos (como o que você pediu), e diga:

>- “Olhem só! Estes países estão pintados de verde porque lá se fala português!”

- Atividade artística

Sugestão 1 – Carimbo dos países:

Entregue um mapa simplificado.

Peça para carimbarem com tinta os países onde se fala português.

Sugestão 2 – Bandeirinhas dos países:

Monte com as crianças um varal com as bandeiras dos países lusófonos.

Diga o nome do país e um fato curioso (ex: “No Brasil tem floresta”, “Em Portugal tem castelos”, etc).

- Cantiga com ritmos diferentes

Mostre músicas ou ritmos típicos de cada país:

Brasil – samba

Portugal – fado

Angola – semba

Cabo Verde – morna

Timor-Leste – danças tradicionais

Deixe as crianças dançarem ou tocarem instrumentos.

- Livro ou história

Conte uma história de um menino ou menina que visita os países onde se fala português, conhecendo crianças diferentes, mas que falam igual a ele(a).

A diversidade cultural na América Latina é riquíssima e se manifesta nas línguas, religiões, culinárias, danças, músicas, tradições e formas de organização social dos povos

Essa diversidade é resultado de séculos de encontros, misturas e resistências entre populações indígenas, africanas, europeias e asiáticas.

- Principais Aspectos da Diversidade Cultural na América Latina

1- Influência Indígena
Povos originários como os maias, astecas, incas, mapuches, guaranis, aimarás e quéchuas deixaram heranças importantes.

Línguas indígenas como o quíchua, guarani e aimará ainda são faladas em países como Bolívia, Paraguai e Peru.

Tradições espirituais, agricultura milenar e artesanato são marcas dessa cultura.

2- Influência Africana
Os africanos escravizados deixaram uma marca profunda, principalmente no Brasil, Colômbia, Cuba e Haiti.

Ritmos como o samba, candomblé, rumba e maracatu são expressões culturais afro-latinas.

A culinária, a religiosidade e a dança afrodescendente são muito presentes.

3- Herança Europeia
Os colonizadores espanhóis e portugueses trouxeram o catolicismo, a língua e o modelo político-administrativo europeu.

Arquitetura colonial, festas religiosas (como o Dia de los Muertos e as Festas Juninas) são exemplos dessa influência.

4- Imigração Asiática e Oriente Médio
Comunidades japonesas, chinesas, libanesas e sírias enriqueceram ainda mais a cultura latino-americana, especialmente no Brasil, Peru, Argentina e México.

Trazem culinária típica, festas e modos de vida que se misturam com a cultura local.

- Expressões Culturais Típicas

País - Cultura Típica - Destaque
México - Dia de los Muertos - Celebração ancestral com caveiras e flores
Brasil - Carnaval - Mistura de ritmos, fantasias e danças afro-brasileiras
Peru - Inti Raymi - Festa do Sol inca, no solstício de inverno
Argentina - Tango - Música e dança tradicional de Buenos Aires
Colômbia - Cumbia - Ritmo dançante de influência indígena e africana
Cuba - Santería e Salsa - Mistura religiosa e musical afro-caribenha

- Para trabalhar em sala de aula (atividades):

Trilha cultural com mapa da América Latina: Identificar países e suas manifestações culturais.

Oficina de danças típicas: Aprender passos do tango, salsa, maracatu etc.

Roda de histórias: Lendas indígenas de diferentes países.

Feira multicultural: Cada grupo representa um país com comidas, bandeiras e músicas.

Projeto Pedagógico Completo sobre a Diversidade Cultural na América Latina, voltado para Educação Infantil ou Ensino Fundamental I (pode ser adaptado para outras faixas etárias).

- PROJETO PEDAGÓGICO: "América Latina: Uma Festa de Culturas"
- Duração sugerida: 2 a 4 semanas
- Público-alvo: 5 a 10 anos (Educação Infantil ao 5º ano)
- Área principal: Ciências Humanas
- Áreas integradas: Artes, Geografia, História, Língua Portuguesa e Música

- OBJETIVOS
Reconhecer a diversidade cultural da América Latina.

Identificar manifestações culturais (danças, comidas, línguas, festas e tradições).

Promover o respeito e a valorização das diferentes culturas.

Desenvolver a expressão artística, oral e corporal.

- CONTEÚDOS
Povos originários e culturas indígenas.

Patrimônio cultural afro-latino.

Línguas e religiões predominantes.

Festas tradicionais e símbolos nacionais.

Músicas, danças e comidas típicas.

- HABILIDADES (BNCC relacionadas)
EF01HI01: Reconhecer semelhanças e diferenças entre modos de vida.

EI03EF08: Demonstrar atitudes de respeito às diferentes culturas.

EF15AR04: Investigar e experimentar diferentes danças e expressões corporais.

EF02LP05: Produzir textos coletivos com base em vivências e pesquisas.

- ETAPAS DO PROJETO
1- Abertura – Mapa Cultural Interativo
Apresentação da América Latina no mapa.

Cada criança escolhe um país para pesquisar.

Criação de bandeiras com papel colorido.

2- Rodas de Conversa e Histórias
Lendas indígenas do Peru, México e Brasil.

Curiosidades sobre comidas e músicas.

Debate sobre “O que é cultura?” e “Somos todos diferentes?”

3- Oficinas e Vivências

Oficina - Descrição

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Arte Latina - Máscaras mexicanas, cerâmicas indígenas, pintura corporal.
Música & Dança - Dança do samba, cumbia, tango e maracatu. Construção de instrumentos com sucata.
Culinária Cultural - Degustação de arepas, brigadeiro, empanadas, frutas tropicais.
Teatro de Fantoches - Lendas como “El Sombrerón” ou histórias afro-brasileiras com fantoches.

4- Atividade Interdisciplinar
Português: Produção de um livrinho coletivo com as descobertas culturais.

Geografia: Localização dos países no mapa.

História: Linha do tempo de influências indígenas, africanas e europeias.

Artes: Exposição dos trabalhos manuais.

5- Feira Cultural da América Latina
Cada turma apresenta um país com trajes, músicas, comidas, danças e curiosidades.

Convidar famílias e comunidade escolar.

Exposição dos trabalhos e apresentações artísticas.

- AVALIAÇÃO
Observação da participação nas atividades.

Produções artísticas e registros escritos.

Interação e respeito à diversidade cultural.

Apresentações na feira final.

- MATERIAIS NECESSÁRIOS
Mapa da América Latina

Tecidos coloridos, colas, tintas, revistas

Materiais recicláveis (garrafas, tampinhas)

Fantasias, instrumentos musicais

Histórias e vídeos culturais






Diversidade Cultural na África, Europa e Oriente Médio, com destaque para suas principais características e diferenças

Pode ser usado para fins educativos, exposições escolares ou projetos culturais:

- Diversidade Cultural na África, Europa e Oriente Médio

- África
A África é o segundo continente mais populoso e abriga uma imensa diversidade étnica, linguística e religiosa.

Línguas: Mais de 2.000 idiomas são falados, como suaíli, hauçá, zulu e línguas afro-asiáticas.

Religiões: Islamismo, Cristianismo e religiões tradicionais africanas coexistem em vários países.

Tradições: Fortemente ligadas à oralidade, música, dança e rituais ancestrais.

Culinária: Rica em grãos, tubérculos e temperos; pratos como cuscuz, injera (Etiópia) e moambe (Angola).

Artes: Máscaras, esculturas em madeira, tecidos estampados (como o kente) e pintura corporal.

- Europa
A Europa é um continente com longa história de intercâmbios culturais, guerras e migrações.

Línguas: Diversas, como inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, russo e muitas outras.

Religiões: Cristianismo (católico, ortodoxo e protestante), islamismo, judaísmo e crescente diversidade religiosa.

Tradições: Fortes raízes folclóricas (danças típicas, festas regionais), gastronomia própria em cada país e ênfase na preservação do patrimônio histórico.

Culinária: Queijos, vinhos, massas, pães e doces variados — da pizza italiana ao bacalhau português.

Artes: Berço de grandes movimentos artísticos, como o Renascimento, Barroco e Modernismo.

- Oriente Médio
Região de encruzilhada entre culturas asiáticas, africanas e europeias, com vasta herança histórica.

Línguas: Árabe é predominante, mas também há persa (Irã), hebraico (Israel), curdo, turco e armênio.

Religiões: Berço das três grandes religiões monoteístas — Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Tradições: Envolvem hospitalidade, vestimentas tradicionais, literatura poética (como a de Rumi) e festas como o Ramadã.

Culinária: Muito uso de grãos, especiarias, carne de cordeiro e doces como baklava e halawi.

Artes: Caligrafia árabe, mosaicos, arquitetura islâmica (mesquitas), poesia e música tradicional.


Sugestão de trilha cultural pedagógica com atividades e mapas sobre a diversidade cultural da África, Europa e Oriente Médio, voltada para estudantes do ensino fundamental (adaptável para outras faixas etárias):

- Trilha Cultural: Diversidade da África, Europa e Oriente Médio
Objetivo: Explorar as diferenças e semelhanças culturais entre três grandes regiões do mundo, valorizando o respeito às tradições e à diversidade.

1- ESTAÇÃO ÁFRICA – "Cores, Ritmos e Tradições"
Atividade 1: Mapa Interativo

Entregar um mapa-múndi com destaque para os países africanos.

Marcar com adesivos ou cores os países citados na aula: Nigéria, Egito, África do Sul, Angola, Etiópia.

Atividade 2: Oficina de Máscaras Africanas

Usar papelão, tinta, cola e tecidos estampados para criar máscaras inspiradas nas tribos africanas.

Explicar o significado cultural das máscaras em rituais e festas.

Atividade 3: Dança e Música Africana

Aprender um ritmo com percussão (pode ser com tambores feitos de latas).

Assistir a um vídeo curto de dança tradicional e reproduzir alguns passos.

2- ESTAÇÃO EUROPA – "Sabores, Castelos e Histórias"
Atividade 1: Jogo dos Monumentos

Usar um mapa da Europa e cartões com fotos de monumentos (Torre Eiffel, Coliseu, Big Ben, Sagrada Família).

O desafio é colar o cartão no país correto no mapa.

Atividade 2: Oficina de Culinária

Fazer uma receita simples europeia, como pão de queijo francês (gougères) ou um mini strudel de maçã.

Falar sobre hábitos alimentares de diferentes países.

Atividade 3: Contação de História

Ouvir um conto de fadas europeu (ex: Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão) e depois desenhar a parte favorita da história.

3- ESTAÇÃO ORIENTE MÉDIO – "Areias, Aromas e Fé"
Atividade 1: Mosaicos Árabes

Entregar moldes geométricos para montagem de mosaicos coloridos, inspirados na arte islâmica.

Atividade 2: Conhecendo os Países

Marcar no mapa do Oriente Médio os países: Arábia Saudita, Irã, Israel, Turquia e Emirados Árabes.

Mostrar bandeiras e curiosidades culturais.

Atividade 3: Tradições e Festas

Ouvir músicas típicas (com instrumentos como oud ou darbuka).

Criar luminárias com papel para representar o Ramadã ou o Hanukkah.

- ENCERRAMENTO DA TRILHA

Passaporte Cultural


Cada aluno recebe um "passaporte" que será carimbado a cada estação visitada.

Ao final, recebem um certificado de viajante cultural.



Diversidade cultural chinesa

Uma das mais ricas e antigas do mundo.

China é um país com mais de 5 mil anos de história e abriga 56 grupos étnicos reconhecidos oficialmente, sendo o maior deles o han, que representa cerca de 90% da população. Cada grupo tem tradições próprias, línguas, roupas, festas e modos de vida diferentes.

Aqui estão alguns aspectos marcantes dessa diversidade:

1- Grupos Étnicos
Han: grupo majoritário; tradição do confucionismo, caligrafia, ópera chinesa, e festivais como o Ano Novo Chinês.

Tibetanos: cultura ligada ao budismo tibetano, com monges, templos e a língua tibetana.

Uigures: muçulmanos turcomanos que vivem na região de Xinjiang; sua cultura é marcada pela culinária apimentada, música e danças tradicionais.

Zhuang, Hui, Miao, Mongóis e outros: cada grupo com práticas culturais únicas.

2- Festivais Tradicionais
Ano Novo Chinês: o mais importante, com danças do dragão, fogos de artifício e refeições em família.

Festival da Lua: celebração da colheita, com os famosos bolos da lua.

Festival das Lanternas: marca o fim das celebrações do Ano Novo com lanternas coloridas e desfiles.

3- Línguas e Escritas
O mandarim é a língua oficial, mas há dezenas de outras línguas faladas, como cantonês, tibetano, uigur e zhuang.

A escrita chinesa é composta por ideogramas, e sua caligrafia é considerada uma arte.

4- Culinária Regional
Culinária do Norte (ex: Pequim): massas, pães cozidos no vapor.

Culinária do Sul (ex: Cantão): sabores suaves, arroz e frutos do mar.

Culinária do Oeste (ex: Sichuan): picante, com pimenta e alho.

Culinária do Leste (ex: Xangai): sabores doces e molhos espessos.

5- Religiões e Filosofias
Confucionismo: base ética e filosófica da sociedade chinesa.

Taoismo: ligado à natureza e equilíbrio do universo.

Budismo: com templos, monges e práticas de meditação.

Islamismo, Cristianismo e religiões tradicionais também estão presentes.

6- Artes e Tradições
Ópera de Pequim, com maquiagem e figurinos elaborados.

Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura e fitoterapia.

Artes marciais: kung fu, tai chi.

Artesanato tradicional: corte de papel, cerâmica, seda.


Diversidade Cultural Chinesa, para turmas do ensino fundamental, especialmente do 2º ao 5º ano:

- Projeto Educativo: "Conhecendo a China: Diversidade Cultural em Cores e Sabores"
- Objetivos:
Compreender que a China possui diferentes etnias, línguas, tradições e religiões.

Valorizar a diversidade cultural como riqueza da humanidade.

Desenvolver habilidades de pesquisa, expressão artística e trabalho em grupo.

- Duração:
1 a 2 semanas (adaptável conforme o tempo disponível)

- Etapas da Atividade

1- Apresentação Inicial (Roda de Conversa)

Exibir imagens e vídeos curtos sobre festivais chineses, comidas, roupas típicas e danças.

Falar sobre os 56 grupos étnicos, destacando os han, tibetanos, uigures e mongóis.

Comparar com a diversidade do Brasil, valorizando os povos indígenas, africanos e europeus.

2- Atividades Temáticas por Estações
Divida a sala em estações (rodízio de grupos):

- Estação 1 – Arte Chinesa

Confecção de máscaras da Ópera de Pequim com cartolina, tinta guache e elástico.

Pintura com ideogramas chineses (nomes dos alunos em mandarim com pincel ou canetinha).

- Estação 2 – Sabores da China

Aula de culinária simples: arroz colorido com legumes (estilo oriental) ou degustação de chá (com autorização).

Cartaz com diferentes comidas típicas e suas regiões.

- Estação 3 – Dança do Dragão

Montar um dragão coletivo com papel crepom, caixas de papelão e tecido.

Ensaio de uma apresentação da dança do dragão ao som de música tradicional chinesa.

- Estação 4 – Cultura e Religiões

Leitura de histórias curtas chinesas (lendas ou fábulas).

Criação de um mural interativo com elementos das crenças (yin-yang, Buda, templos, etc).

- Culminância
Organize uma “Feirinha da China” ou “Dia da Diversidade Cultural Chinesa” com:

Exposição dos trabalhos dos alunos.

Apresentações (dança do dragão, leitura de fábulas).

Degustação simbólica (chá ou arroz simples).

Músicas, decoração com lanternas e ideogramas.

- Avaliação (formativa)
Participação nas atividades.

Respeito à diversidade.

Curiosidade demonstrada.

Produção artística ou textual final (desenhos, cartazes, história em quadrinhos).