POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

Horta e alimentação saudável

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Mundo Azul: arara-azul e seus biomas


Cartilha Educativa: Conhecendo a Arara-Azul
Autora: Renata Bravo

ATIVIDADE CRIATIVA – MONTE SUA ARARA-AZUL

Materiais necessários:

Corpo: 1 garrafa PET de 600ml

Cabeça: 1 bolinha de isopor

Asas: EVA felpudo azul

Bico: EVA preto ou papel cartão preto

Revestimento da garrafa: fita crepe (ou tecido azul, papel crepom, ou outro material azul de sua preferência). Também pode ser usada a técnica do papel machê.

Tinta acrílica azul (caso utilize fita crepe)

Cola colorida amarela (para detalhes como olhos e base do bico)

Passo a passo:

Envolva a garrafa com fita crepe (ou outro material azul).

Pinte com tinta acrílica azul (se usou fita crepe).

Cole a bolinha de isopor no topo da garrafa para fazer a cabeça.

Faça as asas com EVA azul e cole nas laterais.

Recorte e cole o bico com EVA preto ou papel cartão.

Faça os detalhes dos olhos e bico com cola colorida amarela.

Deixe secar e... sua arara-azul está pronta!

CONHECENDO A ARARA-AZUL

A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), também chamada de arara-jacinto ou araraúna, é uma ave linda e inteligente da família dos psitacídeos, mesma dos papagaios e periquitos. Ela vive principalmente no Cerrado e Pantanal, embora também possa ser encontrada na Amazônia.

Curiosidades:

As araras são aves monogâmicas – formam um par para a vida toda!

O macho e a fêmea são praticamente iguais – só um exame pode dizer quem é quem.

Alimentam-se de castanhas como as do Acuri e da Bocaiúva.

Seus ninhos estão quase sempre na árvore Manduvi.

Cada casal cria, em média, um filhote a cada dois anos.

Os filhotes ficam com os pais por mais de 100 dias após nascer.

Infelizmente, essa espécie está ameaçada de extinção por tráfico, caça e destruição do habitat.

Outras araras-azuis brasileiras:

- Arara-azul-de-lear

Vive na Caatinga (Bahia)

Dorme e faz ninhos em paredões de arenito

Está ameaçada pela caça e destruição do habitat

- Ararinha-azul

Vive em Curuçá (Bahia)

Foi considerada extinta, mas está sendo reintroduzida na natureza com sucesso

Por que proteger a arara-azul?

Elas ajudam a espalhar sementes, mantendo a floresta viva

A presença delas mostra que o ambiente está saudável

São símbolos da biodiversidade brasileira!

Você sabia?

A Caatinga, onde vivem algumas espécies de araras-azuis, é a savana mais rica em biodiversidade do mundo! Apesar de ter pouca chuva (menos de 750 mm por ano), é lar de muitos animais únicos.

Como ajudar?

Não compre animais silvestres!

Valorize e proteja o meio ambiente

Apoie projetos de conservação e educação ambiental

- Vamos juntos cuidar da natureza e das araras-azuis!










sexta-feira, 19 de abril de 2019

Tecelagem e matemática

Para falar em tecelagem na matemática é importante relacioná-la com a história da matemática, uma vez que, tecelagem, cerâmica e carpintaria,se desenvolveram juntas, ligadas as invenções, (roda, tecidos, carruagens, casas, barcos, pinturas etc.) e, para a fabricação disso, obviamente havia a necessidade de simetrias, contagens, medidas, peso e padrões geométricos. Resumindo: falar em tecelagem na matemática, significa, sobretudo estudar a teorias da medida, não somente para o desenvolvimento correto dos tecidos, mas também para outras peças. 









quarta-feira, 17 de abril de 2019

terça-feira, 16 de abril de 2019

A influência das cores e formas na motivação para leitura das obras de literatura infantil

Existe influência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantil, mas esta variável pode estar associada a muitas outras, carecendo de um maior número de investigações.






As cores facilitam no processo de assimilação dos ensinamentos por parte dos pais, entretanto, é preciso que eles estejam preparados para utilizar essa importante ferramenta de aprendizado.














sexta-feira, 22 de março de 2019

Desenvolvimento Afetivo, Visual, Tátil, Auditivo e Motor

São aspectos importantes da educação infantil

A visão, o tato e a audição são os meios pelos quais a criança descobre o mundo, sendo que nesta fase ela não tem medo de ver, ouvir e sentir. Esses sentidos possibilitam a criança a perceber as coisas (tamanho, forma e cor) que fazem parte do meio, o tato permite que a criança sinta diferentes texturas, agradáveis ou não. A criança nesta fase escuta tudo e se dispersa facilmente, quanto a sons em alto volume, a criança pode se assustar. Aos dois anos de idade a criança possui os músculos do corpo e o controle motor mais aprimorado, tendo mais facilidade para modelar massinha e rabiscar com giz. Estas situações são de demasiada importância para o desenvolvimento visual e tátil. 


O bebê não nasce com estratégias e conhecimentos prontos para perceber as complexidades dos estímulos ambientais. Esta habilidade se desenvolve por meio das experiências vivenciadas por elas na relação com o outro, com o meio e com si mesma. Assim, é de extrema importância, possibilitar a criança experiências concretas tendo por base o desenvolvimento das habilidades sensoriais, de modo que esta aprendizagem é a base para o desenvolvimento de novas funções.



Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é gradual e começa nos primeiros anos de vida
Brincadeiras com as mãos, como pintar com dedos ou fazer formas com massinha, ajudam a desenvolver a coordenação olho-mão e a força muscular
Brincadeiras ao ar livre, como andar de bicicleta, jogar bola ou pular corda, ajudam a desenvolver o equilíbrio e a coordenação
Jogos que envolvem movimentos físicos, como dançar ou jogar videogames interativos, ajudam a desenvolver as habilidades motoras

Desenvolvimento visual

A percepção visual ajuda as crianças a diferenciar as formas dos objetos, a desenvolver a memória visual e a compreender semelhanças e distinções entre objetos
A percepção visual também ajuda as crianças a reconhecer algo, mesmo que esteja com dimensão, posição ou cor diferente

Desenvolvimento tátil

A consciência de qualidade tátil ajuda as crianças a perceber a presença dos objetos em seu ambiente
A consciência de qualidade tátil implica em que as crianças aprendam a mover as mãos para explorar objetos









Cada um pode usar a criatividade somada ao seu conhecimento pedagógico e desenvolver atividades coloridas e estimulantes com as crianças. 










---------------

A verdadeira harmonia nasce de dentro para fora, calma e gradualmente. Para alcançá-la, além de esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados, já que pouco serve a força de vontade de um "lenhador" se, em vez de um bom machado, lhe for oferecida uma simples faca. 
É aí que as artes entram em cena: na contemplação.

Segue abaixo, trabalho adaptado com alunos da educação especial (tema Páscoa).

Observação: Já estive na mesma conjuntura que os alunos e sei o que cada um vivencia.

Eis, o princípio vital BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL