Antes de se declarar independente, o pau-brasil foi a principal mercadoria utilizada no Brasil como elemento de troca entre os nativos e os europeus, numa espécie de moeda-mercadoria.
A intensa exploração do pau-brasil quase levou a árvore à extinção e, ainda hoje, ela é considerada uma espécie ameaçada.
O pau-brasil foi uma das primeiras mercadorias utilizadas como moeda no Brasil, juntamente com o pano de algodão, o açúcar, o fumo e o zimbo.
O pau-brasil foi a principal mercadoria de troca entre os europeus e os nativos durante os primeiros dois séculos de colonização do Brasil. A sua exploração foi a primeira atividade econômica dos portugueses na América Portuguesa, no século XVI.A madeira do pau-brasil era usada para construir objetos, mas a sua maior importância econômica estava na resina vermelha que produzia, a partir da qual se fabricava um corante para tingir tecidos.
A monetarização foi uma evolução do comércio, que facilitou as transações, pois algumas mercadorias se tornaram muito valiosas e precisavam de muitos produtos em troca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.