Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Desenhos animados como ferramenta importante para a Educação Infantil

Os desenhos animados podem ser uma ferramenta importante na educação infantil, pois ajudam no desenvolvimento de várias habilidades, como:

Linguagem e vocabulário
Os desenhos animados ajudam a desenvolver a linguagem e o vocabulário das crianças.
Criatividade e imaginação
Os desenhos animados podem despertar a criatividade e a imaginação das crianças.
Valores morais
Os desenhos animados podem ensinar lições morais e construir valores significativos na interação social.
Senso crítico
Os desenhos animados podem ajudar a construir o senso crítico e a noção de certo ou errado.
Paciência, atenção e comunicação
Os desenhos animados podem motivar as crianças a atingirem um objetivo, o que ajuda a desenvolver e aprimorar habilidades como paciência, atenção e comunicação.

Os desenhos animados também podem ser uma boa fonte de aprendizado, pois muitos possuem uma linguagem fácil e interativa com a criança. Por exemplo, a galinha pintadinha pode proporcionar formas geométricas, cores ou números.

Desenhos educativos para crianças e seus benefícios


Ao contrário do pregado pelo senso comum, o meio televisivo pode ser muito benéfico para os pequenos. Principalmente os desenhos educativos para crianças, uma vez que é dedicado a este público.


É brincando e interagindo que o pequeno inicia a evolução de sua identidade, o exercício de sua autonomia e aprimora a capacidade de socialização. Por isso é importante acrescentarmos este tom lúdico no aprendizado.

Muitos pais e professores demonstram preocupação perante desenhos animados superficiais e com personagens que podem influenciar maus comportamentos em seus filhos. No entanto, existem sim boas opções disponíveis.

Confira abaixo a importância dos desenhos educativos para crianças e como usá-los como aliados no crescimento do seu pequeno

Para alguns momentos conte com os desenhos educativos para crianças, dessa forma eles passam um tempo de qualidade com entretenimento e aprendizado. Podemos falar sobre estarmos em casa e como utilizar o tempo das crianças de forma mais saudável com os desenhos educativos.

Quais os benefícios dos desenhos educativos para as crianças:


Aprendizagem constante.

Com bons desenhos, as crianças aprendem a cantar, contar números, soletrar palavras, vocabulários em outras línguas, distinguir cores, formas geométricas e muito mais.

Para aqueles em fase de alfabetização, pais e educadores podem apostar em opções que trabalham com o alfabeto, cores e números.

Além disso, não são raros os desenhos que, em forma de histórias e diálogos, apresentam em seu enredo conteúdos de diversas áreas de conhecimento. Como por exemplo: matemática, português, história, geografia e ciências. Podendo dessa forma, serem utilizados, como complemento, em salas de aula.

Inclusive, muitos desenhos resolvem problemas matemáticos.

Dessa forma, o desenho introduz conceitos de contagem, medição, formas e padrões. Complementando conhecimentos aprendidos nas escolas, ou introduzindo, para aqueles que ainda estão em idade pré-escolar.

Influências positivas na personalidade e comportamento

É comum que crianças reproduzam comportamentos antes de adquirirem total autonomia e consciências de suas ações. Desta forma, os desenhos são grandes influenciadores quando se trata de transmitir bons valores, como educação, respeito e gentileza.

Diversas atrações encarregam o protagonista da tarefa de abordar com leveza o convívio familiar, com amigos e entre tantas situações cotidianas na vida infantil.

Comumente, os enredos transportam ensinamentos de respeito aos mais velhos, a convivência em sociedade e até mesmo o hábito de guardar os brinquedos após brincar.

Séries como A Patrulha Canina podem ser apresentadas sem medo aos pequenos. A história consiste em filhotes que se reúnem, sob a liderança de um menino de 10 anos, para solucionar conflitos na cidade. O desenho aborda questões de trabalho em equipe e de ajudar ao próximo, incentivando a coragem e o espírito aventureiro.

Desenvolvimento da autonomia e criatividade

Desenhos educativos geralmente possuem a proposta de instigar a curiosidade e questionamentos de assuntos do dia a dia. Eles despertam o olhar crítico e respondem aos tantos “porquês” dos menores, sempre estimulando soluções criativas para resolução dos problemas.

Além disso, há programas que promovem interações com seu jovem telespectador. Através do protagonista, são lançadas perguntas que a criança deve responder para ajudar o personagem de alguma forma. Este tipo de conteúdo estimula a autonomia e o raciocínio do público infantil.

Entre os exemplos mais populares, Dora, A Aventureira ensina diversas lições, trabalha com cores e objetos e interage o tempo todo com seus telespectadores. Em suas aventuras busca encontrar, com a ajuda dos pequenos, soluções e caminhos que a auxiliem a concluir sua jornada. Além de ensinar diversas palavras em inglês.

O ideal é incentivar as crianças a responderem a personagem, pois tornará a experiência ainda mais divertida e enriquecedora para elas.

Conclusão

Os desenhos educativos para crianças, quando usados com equilíbrio e sem excessos, podem contribuir para o aprimoramento de competências normalmente trabalhadas nas escolas. E fazem isso de um modo atrativo que entretém as crianças e desenvolvem suas capacidades criativas e de imaginação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.