POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013

Acontecimento que originou o blog Brincadeira Sustentável por Renata Bravo
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O movimento de pinça é uma habilidade que ajuda a criança a segurar objetos pequenos com os dedos polegar e indicador.

É fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo, e está relacionado com a escrita, desenho e manipulação de objetos.

Importância do movimento de pinça
Ajuda a criança a pegar o lápis, Estimula a coordenação motora fina, Desenvolve a destreza manual, Favorece a concentração.

Atividades que desenvolvem o movimento de pinça

Brincadeiras com massinha de modelar
Montagem de quebra-cabeças
Trabalhos manuais com colagem
Rasgar papéis
Pintar com algodão e pinça
Construção com palitos de picolé

Desenvolvimento do movimento de pinça

O movimento de pinça começa a se desenvolver por volta dos 8 ou 9 meses de idade
Inicialmente, o movimento é desajeitado, mas aos poucos se torna mais preciso

Importância da escrita minúscula

A letra minúscula é importante para a escrita, pois permite que a criança identifique hastes descendentes e ascendentes.






Origami, formas e colagem em 3D

Essa atividade pode ser realizada apenas com cores primárias, para adicionar outro conceito.


- Identificação de linhas retas e curvas: uma atividade lúdica para desenvolver a coordenação motora dos nossos pequenos

- O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. É por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.


Meio ambiente de forma lúdica na educação infantil

Promover brincadeiras educativas

As brincadeiras educativas também podem ser uma forma divertida de ensinar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Algumas opções são: construção de brinquedos com materiais recicláveis, jogos sobre reciclagem e cuidado com a natureza, entre outras.

Atividades para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil
Crie objetos com materiais recicláveis.
Conte histórias sobre a natureza.
Faça uma horta.
Incentive uma apresentação teatral.
Faça um jogo sobre mudanças de hábitos.
Desenvolva um projeto de coleta seletiva.
Faça experimentos ecológicos.


Elabore com seus alunos, uma floresta com rolinhos de papelão


 

Atividades sobre soldados na educação infantil podem ser lúdicas e interativas, e têm como objetivo valorizar o profissional do exército e a importância dele para o país

Em homenagem a esse dia, os alunos da Educação Infantil fizeram um lindo chapéu e marcharam como soldados. O objetivo principal era visar a importância desse profissional para nossa pátria e valorizá-lo.

Atividades

Roda de conversa e desenho de soldados,

Marcha dos soldados,

Fazer chapéus de soldado,

Atividades de arte com materiais reutilizáveis.

Como fazer atividades sobre soldados?

O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, pode ser celebrado na Educação Infantil com atividades lúdicas que valorizem o trabalho dos soldados.

Ensinar as crianças sobre as missões dos soldados

Marchar como soldados

Começar com uma roda de conversa para que as crianças compartilhem o que sabem sobre soldados

Apresentar imagens de soldados em diferentes situações

Propor que as crianças desenhem o que entenderam sobre a profissão

Ensinar comandos simples como “marche”, “pare” e “vire”

Organizar uma marcha ao som de uma música militar

Propor que as crianças façam chapéus de soldado

Propor atividades de arte com materiais reutilizáveis

Objetivos

Entender que os soldados ajudam a proteger o país

Valorizar o profissional do exército e a importância dele para o país

Desenvolver a capacidade de seguir instruções

Desenvolver a criatividade

Desenvolver a capacidade de participar ativamente

Sobre o Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma homenagem a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que nasceu em 25 de agosto de 1803. Os soldados têm como responsabilidade ajudar a proteger o país, socorrendo as pessoas em desastres naturais e ajudando em missões de paz pelo mundo.


A brincadeira de bolinha de gude na educação infantil estimula a coordenação motora, a concentração, a agilidade e a atenção das crianças. Além disso, favorece a socialização e o trabalho em grupo.



Objetivos da brincadeira

Desenvolver a coordenação motora fina
Estimular a criatividade
Explorar diferentes técnicas artísticas
Incentivar a percepção visual
Reconhecer cores
Fortalecer os laços entre as crianças
Desenvolver a capacidade de concentração

Como brincar

Traçar pequenos círculos com giz ou fita adesiva no chão
Cada círculo representará um "buraco"
Os alunos formam uma fila e, um de cada vez, tentam acertar a bolinha de gude dentro de um dos buracos
Aquele que conseguir, ganha a bolinha de gude
No final do jogo, aquele que tiver mais bolinhas de gude ganha

Variações do jogo

Desenhar as linhas de arremesso
Fazer buracos do tamanho de um punho, com o salto do sapato

Considerações

O professor deve circular entre os alunos, orientando e auxiliando aqueles que tiverem mais dificuldades

Capoeira

A capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta sobre a criança, nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor.

A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar.

Socialmente, é muito rica, pois a criança está sempre brincando, se desenvolvendo e ajudando o amigo a crescer.

Por meio dos movimentos rápidos da capoeira, é possível controlar a agressividade e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente


A capoeira na educação infantil pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento das crianças, como a coordenação motora, a autoconfiança e o pensamento crítico.

Coordenação motora
A capoeira usa todo o corpo, o que ajuda a desenvolver a coordenação motora
A capoeira ajuda a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade
A capoeira ajuda a desenvolver a percepção corporal

Autoconfiança

A capoeira ajuda a superar a timidez e a desenvolver confiança
A capoeira ajuda a desenvolver a autoconfiança na realização dos movimentos

Pensamento crítico

A capoeira ajuda a desenvolver o pensamento crítico
A capoeira ajuda a desenvolver a capacidade de resposta rápida diante de cada situação

Convivência e respeito

A capoeira ensina a conviver e a respeitar o próximo
A capoeira promove a igualdade das relações

Saúde

A capoeira pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade
A capoeira pode ajudar a dar coragem e controle emocional
A capoeira pode ajudar a prevenir doenças e a manter o bom funcionamento corporal

A capoeira também pode envolver aspectos lúdicos, artísticos, estéticos e musicais

Agogô

Instrumentos musicais que vão acrescentar motivação à prática  da capoeira.



A preensão é um dos movimentos mais importantes do ser humano.

A preensão é a habilidade de segurar, agarrar ou pegar objetos, e é um marco importante no desenvolvimento infantil. É uma função manual que se desenvolve desde o nascimento.

Fases de desenvolvimento da preensão

Reflexo de preensão
O bebê fecha as mãos automaticamente quando toca a mão ou se coloca um objeto próximo

Preensão palmar

A criança pega objetos com a mão toda, como uma bola, um jogo de encaixe ou uma escova de cabelo

Preensão digital

Os dedos são a principal ferramenta de suporte, e a criança começa a usar mais o cotovelo e antebraço

Preensão quadrípode
A criança usa os quatro dedos para pegar e manipular o objeto

Preensão tripoide

A criança usa o indicador e o polegar em forma de pinça, e o dedo médio para dar suporte

Como estimular a preensão palmar Brincadeiras e atividades simples do dia a dia, Brinquedos educativos, Estimular a força da mão.

A preensão palmar é fundamental para que a criança possa segurar o lápis, trocar de roupa, manter o brinquedo na mão e segurar a colher.









Desde bebê, já possuímos este ato motor, porém no início somente como reflexo também conhecido como reflexo palmar.

Com a maturação do Sistema Nervoso Central, o que era reflexo vai se tornando ato intencional e cada vez mais refinado. O bebê começa a aprimorar o movimento sendo capaz cada vez mais de pegar coisas de tamanhos menores, chegando até mesmo a conseguir pegar um grão de feijão através do movimento da pinça.

É comum educadores nomearem a preensão de pressão, mas são coisas bem diferentes. A preensão é o movimento que a mão realiza em torno de um objeto para pegar. A pressão é a força que a mão realiza sobre um determinado objeto. Para tanto, ao olharmos uma criança escrevendo por exemplo, podemos observar tanto a preensão do lápis quanto a pressão que é exercida sob ele durante o grafismo.

Como já disse, a pinça é um ato motor refinado. Inicialmente o bebê usa a mão toda para pegar, para depois começar a utilizar bem mais os dedos polegar e indicador, que irão ser responsáveis pela pinça. Como o movimento vai se tornando preciso, também devido ao aprimoramento do olhar que acompanha o movimento das mãos (viso motor), podemos realizar atividades de enfiagem e encaixe com maior estabilidade das mãos (sem tremor) e precisão.

Propiciar brinquedos que favoreçam encaixes com pinça, pode auxiliar muito na precisão do grafismo. Também, ensinar a criança desde cedo a executar atividades básicas do seu dia a dia, como amarrar sapatos, abotoar, afivelar, favorece no desenvolvimento do tônus das regiões das mãos e braços, o que será exigido para a execução de uma escrita de qualidade tanto no ritmo quanto na quantidade de palavras.