A comemoração do Dia do Índio oportuniza um resgate da nossa história e das nossas raízes. O tema permite ao aluno perceber-se e perceber a existência de outros grupos culturais e outras formas de sociedade, auxiliando-o na construção da sua identidade. Valoriza, ainda, o multiculturalismo e a preservação ambiental.
O fundamento do projeto pode ser encontrado nos PCN’s, que afirmam que: é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectossocioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
PluralidadeObjetivos:- Valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil;- Adquirir conhecimento sobre a história dos índios;- Conhecer os hábitos e costumes dos indígenas;- Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.Desenvolvimento:Apresentar para a sala brinquedos indígenase explicar que eles poderão levá-los para casa, mostrar para a família e realizar o registrodesse momento com desenho ou foto.
Mostrar no mapa, onde existem povos indígenas no Brasil. Explicar que também há índios vivendo nas cidades.
Vida cotidiana
Levantar hipóteses sobre como vive o índio da floresta: Onde moram? O que comem? Como se vestem? Como se deslocam? Como estudam? Como as crianças brincam? Como cuidam dos doentes? Falar sobre as ervas medicinais.
Alimentação
Fazer um levantamento das frutas consumidas e preparar um piquenique com esses alimentos saudáveis.
Confeccionar utensílios como travessas de argila.
Moradia
Fazer junto com as crianças uma oca de papelão.
Trajes
Pinturas pelo corpo e no rosto e enfeites – Confeccionar cocar usando papel.
Brincadeiras para o Dia do Índio
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena, o local onde vivem, pintura corporal, brincadeiras infantis e os esportes (Olimpíadas indígenas).
Estratégia: Atividades artísticas, pesquisa, jogos e brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
Faz parte da cultura indígena do Brasil pintar o corpo, enfeitar e confeccionar colares de macarrão para acrescentar ao traje.
Recursos de caça
Solicitar que desenhem arco e flecha.
Vamos cantar e dançar
Usando fantoches de dedos, vamos cantar a música: Indiozinhos (vá ao Caderno Digital Músicas e
Parlendas).
Matemática –Vamos contar? Música: Indiozinhos!
Confeccionar o instrumento musical chocalho com material reciclado – siga o passo a passo:
Pesquisa – Lição de casa – Solicitar que os alunos pesquisem tudo o que puderem sobre o índio. O professor deverá levar imagens de diferentes tribos brasileiras e comparar as impressões obtidas pelos alunos ao decorrer da pesquisa com as representações fotográficas.
Painel
Recortar e colar
Levar imagens ou pedir que os alunos pesquisem imagens que representem situações da cultura indígena como: índios estudando, comendo, brincando, dançando etc. Pedir para que montem painéis.
- Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. Na maioria das tribos, o arco é feito de caule de palmeira (tucum), mas também podem ser usados o aratazeiro, o pau-ferro, o
ipê-amarelo e a aruerinha. O tamanho do arco varia de acordo com o uso que se fará e com o costume da tribo. A flecha é feita de bambu com variações nas pontas. Na primeira edição dos jogos, a organização das olimpíadas forneceu o equipamento para todos os participantes, fato que impediu
bons rendimentos nessa prova. Porém, nas outras edições dos Jogos, permitiu-se que os índios utilizassem o seu próprio equipamento. Cada delegação pode inscrever dois participantes diferentes, cada um com direito a três tiros. O alvo se localiza a uma distância de 30 metros e é marcado pelo desenho de um peixe.
- Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes. Vencer o cabo de guerra significa ter os índios mais bem preparados para o confronto físico e, por isso, é uma das provas mais esperadas dos Jogos. Cada tribo pode inscrever duas equipes (uma masculina e uma feminina), com dez participantes cada uma.
- Canoagem: A canoa é o meio de transporte mais tradicionalmente utilizado pelas tribos indígenas, porém o tipo de canoa e o material utilizado para sua fabricação é bastante variável. Por isso, foi escolhida a canoa fabricada pelos Rikbatsa (navegável por todas as tribos), como o modelo oficial da disputa. Cada delegação deve enviar dois atletas.
- Corrida com Tora: As toras são feitas de buriti e com massa, em torno de 100 Kg; na competição, elasdevem ser carregadas pela equipe ao percorrerem uma distância pré-determinada. Cada equipe pode inscrever dez participantes;
- Xikunahity: Esse esporte também é conhecido como futebol de cabeça. Em lugar do chute, a bola é empurrada com a cabeça dos participantes. O jogo é disputado por equipes de dez atletas em um campo de dimensões próximas ao do futebol.
Brincadeira do Rio:
- Material: Colchonetes.
- Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
- Dica de impulsão: usar o braço
- Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).
Jogo caça à onça
Material: Arcos
Como jogar:
- Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
- Escolher uma criança para pegador (índio) e as demais serão as onças.
Para a onça não ser pega, deve entrar na toca (arcos).
Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.
Jogo Essa oca é minha!
Material: arcos (bambolê) e outros materiais que tenha disponível para montar um circuito de habilidades.
Como jogar:
- Montar um circuito de habilidades, e determinar uma tarefa desafiadora para que as crianças realizem (exemplo: andar sobre uma trave de equilíbrio, dar a volta no trepa trepa, atravessar uma parede de escalada).
- Ao sinal do professor dizer: “Cuidado com a onça!!!”- Todos devem correr e ficar dentro de um arco.- Suprimir um arco por rodada.
Jogo Curumim vai pra Oca!
Material: Arcos (bambolês)
Como jogar:
- Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.
- As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.
- Dica: Entrar no arco que estiver mais perto. Prestar atenção no professor.
Colheita
Material: giz ou cordas para demarcar
Como jogar:
- Dividir as crianças em dois grupos.
- Demarcar uma linha de saída de cada lado do espaço onde será feita a brincadeira. As linhas de saída devem estar dispostas uma de frente para a outra e, entre elas, um grande espaço para correr (podem ser usadas as linhas de fundo ou as laterais de uma quadra).
- Cada grupo deverá ficar atrás da linha de saída, em pé e com uma das mãos estendidas à frente (serão as mandiocas).
- O professor deverá escolher uma das crianças para iniciar o jogo. Ela deverá ir até a linha de saída do grupo oposto e puxar uma das “mandiocas”. A criança escolhida deverá correr tentando alcançar o colega que a puxou.
- Se for pego, o colega passa a fazer parte da “plantação de mandiocas” do lado oposto.
- Inicia-se o jogo novamente com aquele que estava na condição de pegador.
- Ganha a equipe cuja “plantação de mandiocas” for maio
Brincadeira de Árvores com frutas:
- Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis.
- Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com asbolinhas.
- Dica para arremesso: estender o braço.
- Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo.
Brincadeira da Ponte:
- Material: Banco sueco.
- Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
- Dica de equilíbrio: afastar os braços.
Brincadeira de teia de aranha:
- Material: corda elástica.
- Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
- Dica de execução: fazer devagar.
Brincadeira do Caminho da onça:
- Material: Cordas, arcos e cones.
- Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones).
Jogo de Caçar a onça II
Material: Arcos (bambolê)
Como jogar:
- Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
- Escolher uma criança para pegador (índio) e os demais serão as onças.
- Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos).
- Quando a onça for pega vira índio e passa a ajudar a
pegar.
Jogo de Colheita da mandioca
Material: Nenhum
Como jogar:
- Escolher um pegador. Quando a criança for pega, vira mandioca e deve ficar agachada.
- Para ser salva, deve ser “colhida”, puxada pela mão de um amiguinho que ainda não foi pego.
- O professor deve trocar o pegador de tempos em tempos.
- Dica: ficar com a mão preparada.
EMA – Brincadeira da Tribo Pareci
Material: Nenhum
Como jogar:
Crianças formam uma roda, com um dos participantes no meio. A meta é tentar sair da roda. Quando conseguir, todos devem correr atrás e tentar pegá-lo. O professor deve garantir que todos estejam no meio da roda pelo menos uma vez.
JÚRE – Brincadeira da Tribo Bororó
Material: Giz
Como jogar: Traçar um caminho no chão onde as crianças devem percorrer em um pé só. Esse caminho foi feito por uma enorme cobra. Comece fazendo caminhos fáceis e vá dificultando.
Peça ajuda para as crianças na construção dos caminhos. Cada um pode fazer o seu e depois experimentar o do outro.
Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Vocês acharam as brincadeiras indígenas divertidas? São mais divertidas que as nossas brincadeiras?
Avaliação:
- Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
- Desenhar o que aprendemos nessa aula.
- Se houver possibilidade ,filmar e fotografar as atividades.