POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Oficina da diversidade

Faixa etária: 3 a 6 anos

Área: Identidade, diversidade, artes, trabalho em grupo

Objetivos:

Valorizar as diferenças físicas e culturais entre as pessoas.

Estimular o respeito, a empatia e o senso de pertencimento.

Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.

Promover o trabalho em equipe e a expressão artística.

Materiais utilizados:

Papelão (para as carinhas)

Olhos móveis ou feitos de papel

Botões, lã (de diferentes cores para os cabelos)

Tampinhas, feijão, macarrão ou miçangas (para boca e nariz)

Cola branca e tesoura sem ponta

Como foi feita a dinâmica:

1- As crianças receberam círculos de papelão para criar rostos humanos, representando diferentes tons de pele, cores de cabelo e expressões.

2- Cada uma escolheu os materiais que melhor representavam sua própria aparência ou de amigos, promovendo o autoconhecimento e reconhecimento do outro.

3- Após a criação, os rostos foram organizados em uma mesa sob o título "Oficina da Diversidade", promovendo um momento de troca e conversa.

Roda de conversa sugerida:

O que você mais gostou na sua criação?

Alguém fez um rosto parecido com o seu? E diferente?

Como seria o mundo se todos fossem iguais?

Dicas pedagógicas:

Ampliar a atividade com histórias infantis sobre diversidade (ex: “Menina bonita do laço de fita”, “O cabelo de Lelê”).

Convidar as crianças a montarem um mural coletivo com o título “Cada um é único!”

Trabalhar emoções junto à diversidade: rostos com diferentes expressões.


Fui abduzido!

DINÂMICA DE GRUPO: 

Objetivo Geral:

Desenvolver a percepção espacial, a coordenação motora e a habilidade de trabalho em grupo, através de uma atividade lúdica inspirada em naves espaciais e seres intergalácticos.

ROTEIRO PEDAGÓGICO

Nome da Atividade:

Missão: Fui Abduzido!

Faixa etária

6 a 10 anos

Duração:

50 minutos a 1h10

Etapas da Atividade:

1- Boas-vindas e Aquecimento (10 min)

Objetivo: Estimular a imaginação e preparar o corpo para o desafio.

Forme uma roda e conte uma história curta:

- “Ontem à noite, uma luz misteriosa surgiu no céu… e dizem que algumas crianças foram levadas por uma nave espacial brilhante! Hoje, vamos viver essa aventura.”

Faça um aquecimento corporal rápido, com movimentos de astronauta: flutuar no espaço, abaixar-se para evitar meteoros, girar lentamente como satélites etc.

2- Construção da Nave Abduzidora (20-30 min)

Objetivo: Trabalhar criatividade, planejamento em grupo e consciência corporal.

Divida os alunos em grupos de 3 a 5.

Cada grupo irá montar uma “nave” com papelão, papel alumínio, fitilhos, luzinhas e fitas holográficas (ou material disponível).

Um integrante será o “abduzido” e usará a nave sobre a cabeça como no modelo da imagem (ajuste para conforto e segurança).

- Se preferir, leve uma nave já pronta e as crianças se revezam com ela.

3- Percurso Espacial (20 min)

Objetivo: Trabalhar percepção espacial, equilíbrio e cooperação.

Monte um percurso com obstáculos: bambolês no chão, cones, almofadas, túneis de TNT ou papelão.

A criança “abduzida” deve atravessar o percurso com a nave sobre a cabeça, com a ajuda dos colegas do grupo que guiarão por voz (sem tocar).

Variações:

De olhos vendados, com comando apenas por voz.

Com música ambiente espacial.

Iluminação baixa com luzes de LED.

4- Reflexão e Encerramento (10 min)

Objetivo: Estimular a metacognição e dar sentido pedagógico à vivência.

Roda de conversa guiada:

O que foi mais difícil na travessia?

Como o grupo ajudou?

Como percebemos nosso corpo no espaço?

Vocês sentiram que a cooperação foi importante?

HABILIDADES DA BNCC TRABALHADAS:

Campos de Experiência (Educação Infantil):

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Ensino Fundamental (Anos Iniciais):

EF15EF02: Explorar diferentes formas de locomoção e equilíbrio em trajetos variados.

EF15EF07: Utilizar estratégias de cooperação em atividades coletivas.

EF15AR18: Criar e apresentar produções artísticas usando diferentes materiais e suportes.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Papelão ou guarda-chuva velho

Papel alumínio

Fitas coloridas ou holográficas

Tesoura, fita adesiva, cola

Luzinhas de LED (pisca-pisca)

Bambolês, cones ou almofadas para o percurso

TNT para túneis (opcional)



sábado, 26 de julho de 2025

Soma colorida e sensorial

OBJETIVOS DA ATIVIDADE

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático (adição).

Estimular a percepção visual e sensorial (cores e formas).

Trabalhar coordenação motora grossa.

Incentivar o trabalho em equipe e a socialização.

- HABILIDADES DA BNCC

Educação Infantil:

EI03ET03 – Estabelecer relações entre o número de elementos de um conjunto e a sua representação numérica.

EI03CG05 – Experimentar sensações, explorar e identificar diferentes formas, cores e texturas.

Ensino Fundamental – 1º e 2º ano:

EF01MA03 – Contar a quantidade de elementos de uma coleção, utilizando diferentes estratégias.

EF01MA06 – Resolver e elaborar problemas de adição.

Educação Inclusiva:

Atividade acessível com uso de objetos táteis, cores fortes e formatos adaptados (bolas com texturas diferentes, etiquetas em braille se necessário).

- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Três bambolês são organizados no chão formando uma sequência.

Cada um representa uma etapa da operação matemática:

Primeiro bambolê: conjunto de bolas coloridas (parcela 1).

Segundo bambolê: outro grupo de bolas (parcela 2).

Terceiro bambolê: o resultado da adição (a ser completado pela criança).

Cartões no chão indicam:

“+” (adição),

“=” (resultado),

Símbolo de interrogação ou espaço em branco, onde a criança deve resolver e completar o total com bolas.

- COMO APLICAR

1- Divida as crianças em grupos.

2- Cada grupo realiza a contagem dos dois primeiros bambolês.

3- As crianças somam os valores e colocam o número correspondente de bolas no terceiro bambolê.

4- Valide a contagem com o grupo.

5- Para crianças com deficiência visual, utilize bolas com texturas diferentes e conte oralmente junto com elas.

- AMPLIAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Substituir bolas por cartões numéricos.

Adicionar desafios com subtração, multiplicação ou problemas orais.

Registrar a operação em papel ou quadro branco após a atividade.

- ADAPTAÇÕES PARA INCLUSÃO

Uso de bolas sensoriais (textura, peso, som).

Orientações verbais claras.

Parcerias entre pares (trabalho em duplas mistas).

Instruções com pictogramas e apoio visual.

- AVALIAÇÃO

Observar se a criança compreendeu a ideia de juntar quantidades (adição).

Participação ativa.

Habilidade de reconhecer e comparar quantidades.

Interação com os colegas.

Atividade Lúdica: Semáforo das Cores e Formas

- Objetivos:

Reconhecer e nomear cores (vermelho, amarelo, verde).

Identificar e classificar formas geométricas (círculo).

Compreender o funcionamento do semáforo no trânsito.

Estimular coordenação motora fina ao encaixar os círculos.

Desenvolver noções básicas de contagem e sequência.

- Materiais Necessários:

Caixa de papelão (ou rolo de papel toalha grande)

Cartolina ou EVA nas cores: vermelho, amarelo, verde

Tesoura sem ponta

Cola ou fita adesiva

Lápis para marcar os círculos

Régua ou objeto redondo para moldes

- Plano de Aula Resumido

1- 

Etapa 1: Roda de Conversa

Tema: "Você já viu um semáforo? Para que ele serve?"

Fale sobre educação no trânsito, segurança e os significados das cores.

Etapa 2: Construção do Semáforo

As crianças irão colar papéis coloridos dentro do tubo/papelão.

Com ajuda, recortam círculos (formas geométricas) para formar as "janelas" do semáforo.

Inserem uma tira colorida giratória por dentro (para trocar as cores).

Etapa 3: Atividades Matemáticas e Motoras

Contar os círculos.

Nomear as cores.

Identificar qual cor está "acendendo" no semáforo.

Atividade com comandos: “Quando acender o verde, pule!”, “Quando acender o vermelho, pare!”

- Habilidades da BNCC:

EI03ET03: Demonstrar controle e coordenação dos movimentos manuais.

EI03CG05: Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e os modos de vida.

EI02TS01: Relacionar cores e formas em atividades de exploração.

- Variações:

Usar como jogo de "pare e siga" com carrinhos de brinquedo.

Incluir formas diferentes (quadrado, triângulo) para ampliar a proposta.

Trabalhar com música: música do trânsito, canções sobre cores.



Adaptação da atividade 

1- Ensino Fundamental (anos iniciais) – com foco em matemática, cidadania e ciências.

2- Educação Inclusiva – com foco sensorial, coordenação motora, comunicação alternativa e acessibilidade.

ATIVIDADE LÚDICA: SEMÁFORO EDUCATIVO

Para Ensino Fundamental e Inclusão

- PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 3º ano)

- Temas:

Matemática: formas geométricas, contagem e sequência

Ciências: educação no trânsito e cidadania

Artes: criação com materiais recicláveis

- Objetivos:

Identificar e classificar formas e cores.

Compreender a função social do semáforo.

Desenvolver raciocínio lógico com jogos de comando e sequência.

Trabalhar consciência corporal e expressão artística.

- Habilidades da BNCC:

EF01MA09: Reconhecer e nomear formas geométricas planas.

EF01CI02: Identificar elementos do trânsito e sua importância.

EF15AR18: Explorar diferentes materiais na criação de objetos artísticos.

EF02EF06: Participar de brincadeiras e jogos que envolvam movimentos.

- Materiais:

Papelão, rolo de papel toalha ou caixa

Papéis coloridos (vermelho, amarelo, verde)

Cola, tesoura, fita

Régua, lápis, moldes de círculo

- Etapas:

1- Exploração – conversar sobre trânsito, cores e formas.

2- Construção – montar semáforos em grupos, criando janelas circulares e tiras com cores.

3- Jogo Comando – "Semáforo diz": verde (andar), amarelo (preparar), vermelho (parar).

4- Matemática – contar círculos, fazer sequência com cores, registrar no caderno.

5- Avaliação – participação, montagem e identificação correta das cores e formas.

- ADAPTAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Indicações:

Crianças com deficiência intelectual, visual leve, TDAH, TEA, deficiência física, entre outros.

- Objetivos Inclusivos:

Estimular percepção visual e tátil (formas e texturas).

Trabalhar sequências e cores de forma concreta e lúdica.

Desenvolver a comunicação e interação por meio do jogo simbólico.

Estimular autonomia na criação e no manuseio dos materiais. Adaptações:

Usar papéis com texturas diferentes ou EVA em alto-relevo.

Acrescentar sons (sininho/verbalizações) para reforçar a cor do semáforo.

Utilizar comunicação alternativa (figuras, pictogramas, comandos visuais).

Apoio com orientação motora e uso de tesouras adaptadas se necessário.

- Jogo adaptado:

Cores em cartões avulsos para encaixe no semáforo.

Crianças seguem comandos com apoio visual ou tátil: “Quando sentir o EVA áspero (vermelho), pare.”

- SUGESTÃO EXTRA: Atividade em PDF

Posso montar esse material como:

Cartaz passo a passo ilustrado

Fichas de jogo do “Semáforo Diz”

Formas geométricas no carro de corrida

Plano de Aula: "Corrida das Formas!"

Faixa etária: 4 a 6 anos

Área: Matemática + Artes

Duração: 1 hora

Tema: Formas geométricas no carro de corrida

- Objetivos:

Identificar e nomear formas geométricas (círculo e cilindro).

Relacionar objetos do cotidiano com formas geométricas.

Desenvolver coordenação motora fina.

Trabalhar contagem e quantidades.

Estimular a criatividade e o raciocínio lógico.

- Habilidades da BNCC:

EI03ET03 – Utilizar formas geométricas para construir objetos e representar ideias.

EI03CG01 – Relacionar números às suas respectivas quantidades.

EI02EF04 – Reconhecer e nomear formas geométricas em objetos do cotidiano.

- Materiais:

Tubos de papel higiênico (cilindro)

Tampas plásticas ou rodelas de papelão (círculos para rodas)

Papel colorido

Cola, tesoura sem ponta, fita adesiva

Palitos de churrasco ou canudos (eixo das rodas)

Papel ondulado para textura

Canetinhas

- Desenvolvimento da Atividade:

1- Roda de conversa inicial (10 min):

Apresente um carro de corrida (real ou a imagem).

Pergunte: “Que formas vocês veem aqui?”

Mostre um cilindro e círculos reais. Relacione com o tubo (corpo do carro) e as rodas.

2- Construção do carro (30 min):

Cada criança monta seu carro com tubo de papelão, rodas de tampinha ou papelão, e papel colorido.

As crianças colam os círculos nas pontas do eixo (palito) e passam pelo tubo para formar as rodas.

3- Atividade matemática (10 min):

Conte as rodas (1, 2, 3, 4).

Identifique as formas:

Rodas = círculo

Corpo = cilindro

Pergunte: “Quantos círculos você usou?”

Peça para comparar tamanhos: rodas maiores ou menores?

4- Corridinha simbólica (10 min):

Em uma pista marcada no chão, faça uma “corrida de carros de papelão”.

Conte até 3, gritem “já!”, e empurrem os carrinhos.

Conte quantos carrinhos chegaram.

- Avaliação:

Observação da participação, identificação das formas e uso correto dos materiais.

Verifique se a criança consegue relacionar as formas ao carro.

Incentive a verbalização: “Isso é um círculo!”, “Esse tubo é um cilindro!”.

- Possibilidades de Ampliação:

Criar uma tabela de classificação para os carros.

Trabalhar cores e números nas rodas.

Fazer um pódio simbólico com os carros e trabalhar ordem (1º, 2º, 3º).

O retângulo azul em cima do carro 

Objeto:

O retângulo azul representa um alerón (aerofólio) ou asa do carro de corrida.

- O que trabalhar com isso:

Identificação da forma retangular

Comparação entre formas (círculo, cilindro, retângulo)

Função simbólica: O retângulo ajuda o carro a "cortar o vento"

- Atividade Complementar: “Asas que voam, formas que ensinam”

1- Exploração da forma retangular:

Mostre o retângulo azul da imagem.

Entregue pedaços de papel retangulares para cada criança.

Peça que observem: “Tem lados maiores e menores?”

Compare com o círculo e o cilindro.

2- Colagem no carro:

Após montar o carro com o tubo e as rodas, as crianças colam o retângulo na parte de cima do tubo como asa.

3- Matemática na prática:

Conte quantos retângulos há na sala.

Pergunte: “Quantos lados tem o retângulo?” “Todos os lados são iguais?”

- Ampliação Cognitiva:

Desenhar um quadro com formas geométricas usadas:

- Círculo (rodas)

- Cilindro (corpo)

- Retângulo (asa)

- Habilidade BNCC adicionada:

EI03ET05 – Reconhecer as características geométricas (número de lados, tamanho) dos objetos do cotidiano.

We Enjoy Together! - Uma Dinâmica de Cores, Emoções e Conexões

Atividade: “I Enjoy Playing With Colors!”

Faixa etária: Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivo: Aprender a palavra enjoy e praticar vocabulário de cores, formas e verbos de ação em inglês.

BNCC (EI03ET02 / EF01LP08 / EF15LP05)

- Palavras-chave em inglês:

Enjoy – gostar, curtir

Colors – cores

Cup – copo

Ball – bola

Stack – empilhar

Throw – jogar

Catch – pegar

Build – construir

Knock down – derrubar

- Etapas da atividade:

1- Apresentação e aquecimento (circle time)

Reúna as crianças e apresente as palavras com apoio visual:

"Let’s learn some words!"

"Cup!" (mostre um copo)

"Ball!" (mostre a bola)

"Enjoy!" (faça um gesto de alegria, rindo ou batendo palmas)

Faça perguntas simples:

"Do you enjoy playing with colors?"

"Do you enjoy balls?"

(crianças respondem: Yes! / No!)

2- Construção livre (atividade principal)

Material: Copos coloridos e bolas pequenas de plástico.

- Crianças constroem livremente torres com os copos e colocam bolas no topo.

Diga frases como:

"Let’s build!"

"I enjoy stacking cups!"

"I enjoy putting balls on top!"

3- Derrubar e brincar (parte divertida)

Peça para formarem fileiras e, com cuidado, jogarem bolinhas para derrubar as torres.

Diga:

"Knock it down!"

"Throw the ball!"

"Did you enjoy that?"

4- Encerramento (oral e criativo)

Cada criança responde:

"I enjoy __________."

Exemplos:

"I enjoy playing with balls."

"I enjoy stacking cups."

"I enjoy knocking down towers."

- Tire fotos das construções e crie um mural: “We enjoy learning in English!”

- Variações:

Trabalhar cores: “Find a red cup!”

Contagem: “Count 3 cups!”

Desenhar a atividade depois no caderno e escrever: “I enjoy playing with colors.”


Trabalhando coordenação motora, atenção, linguagem, socialização e emoções.

ADAPTAÇÃO INCLUSIVA E TERAPÊUTICA

- Para crianças com necessidades especiais (TEA, TDAH, deficiência intelectual, motora, visual leve etc.)

- Objetivos específicos:

Estimular o uso funcional da linguagem (fala ou gestos)

Promover reconhecimento de cores e ações

Desenvolver a coordenação motora fina e ampla

Trabalhar turnos, respeito, autoestima e emoções

Promover integração social e expressão de prazer (enjoyment)

- Materiais adaptados:

Copos maiores e mais firmes (plástico grosso ou EVA)

Bolas com textura (sensoriais, de borracha, com guizo)

Tapete antiderrapante ou base firme (mesa com borda)

Cartões com pictogramas (ex: "I enjoy" + imagem da ação)

Botões de voz ou pranchas PECS (com "I enjoy" e opções)

ETAPAS ADAPTADAS

1- Roda de conversa com apoio visual (inclusiva)

Use figuras ou objetos reais para ensinar:
- "This is a cup. This is a ball. I enjoy this!"

Apresente opções para completar:
- “I enjoy…” → [throwing], [stacking], [touching], [looking at colors]

Use gestos, Libras, apontadores ou voz sintetizada.

- 2- Construção e interação livre (atividade sensorial)

Permita que cada um empilhe os copos no seu tempo.

Para crianças com mobilidade reduzida, adapte a altura da superfície ou use bandejas acessíveis.

Estimule a exploração com as mãos:

“Touch the red cup.”

“Feel the ball!”

“Stack slowly… Enjoy it!”

- 3- Desafios colaborativos (dinâmica de grupo)

- Objetivo: trabalhar cooperação, socialização e turnos

Em duplas ou grupos, um empilha e o outro derruba com bola.

Cada participante verbaliza (ou aponta):

“I enjoy stacking.”

“I enjoy knocking it down.”

Todos batem palmas ou celebram após cada ação.

- 4- Rodinha final com expressão emocional

Use emojis ou cartões de sentimentos:

- Happy

- Calm

- Excited

Cada criança aponta ou diz como se sentiu:

"I enjoyed playing with my friend."
"I enjoy the red ball."
"I enjoy knocking!"

- Para terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia:

TO: motricidade fina ao empilhar, coordenação olho-mão

Fono: produção de frases simples com "I enjoy", nomeação de cores e objetos

Psicologia: expressão de preferências, emoções, reforço positivo com “enjoy”

- Sugestão de Dinâmica de Grupo (6 a 12 anos)

Nome: “Torre da Alegria”
Como fazer:

Cada criança empilha um copo e diz algo que “enjoy” (em inglês ou português)

Ex: “I enjoy painting!” / “I enjoy hugging my mom!”

Ao final, todos derrubam juntos a torre com bolas e gritam:


- “WE ENJOY TOGETHER!”

sexta-feira, 25 de julho de 2025

A brincadeira do Kabuletê, é uma cantiga popular utilizada em rodas infantis, muitas vezes associada a jogos de eliminação ou escolha

Essa atividade pode ser usada para trabalhar oralidade, coordenação motora, ritmo, identidade cultural e convivência.

- Plano de Aula: Brincadeira Kabuletê 

Etapa: Educação Infantil (4 a 6 anos)

Duração: 50 minutos

Área da BNCC: Campo de Experiência – "Corpo, gestos e movimentos" e "Escuta, fala, pensamento e imaginação"

- Objetivos de Aprendizagem

Explorar brincadeiras tradicionais como expressão da cultura popular.

Desenvolver a oralidade e a musicalidade.

Estimular a coordenação motora ampla e a socialização.

Valorizar a diversidade cultural nas brincadeiras infantis.

- Habilidades da BNCC

EI03CG04 – Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

EI02EF03 – Participar de brincadeiras e jogos cantados respeitando regras simples.

EI03ET03 – Experimentar o uso expressivo do corpo nas brincadeiras.

- Brincadeira: Kabuletê 

Letra da cantiga (variação popular):

- Kabuletê, kabuletá,

Na porta do seu já já,

Quem sair por último

Vai ter que pagar!

(Obs: Pode haver variações regionais – adapte conforme a realidade da turma.)

- Desenvolvimento da Aula

1- Roda de conversa inicial (10 min)

Conversar sobre brincadeiras que os alunos conhecem ou praticam em casa.

Apresentar a cantiga Kabuletê como uma brincadeira tradicional brasileira.

2- Ensinar a cantiga e ritmo (10 min)

Cantar com as crianças devagar, depois no ritmo original.

Estimular que batam palmas ou façam gestos conforme o ritmo.

3- Brincadeira em roda (20 min)

As crianças fazem uma roda.

Uma criança (ou a professora) começa a "eliminar" simbolicamente com o dedinho, conforme a cantiga.

A criança sorteada sai ou realiza um pequeno desafio (dançar, fazer careta, cantar etc.).

4- Variações da brincadeira (5 min)

Propor variações: quem sair da roda pode escolher um amigo para cantar junto, por exemplo.

Utilizar instrumentos de percussão para marcar o ritmo.

5- Fechamento (5 min)

Roda de conversa final: como se sentiram? Conheciam essa brincadeira?

Destacar a importância das brincadeiras antigas e da cultura popular.

- Avaliação

Observação da participação das crianças.

Interesse pelas cantigas e pelas regras da brincadeira.

Interações respeitosas e cooperação com os colegas.

- Sugestões de Expansão

Criar um livrinho ilustrado com cantigas populares.

Gravar um vídeo da roda de Kabuletê para enviar às famílias.

Relacionar com outras brincadeiras de escolha: "Uni Duni Tê", "Par ou Ímpar", etc.

---Adaptações da brincadeira Kabuletê para Educação Infantil, Ensino Fundamental I e contextos de inclusão, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento, habilidades e necessidades dos alunos---

EDUCAÇÃO INFANTIL (3 a 5 anos)

- Adaptações:

Letra com gestos simples: as crianças acompanham a cantiga com palmas ou gestos combinados (batida no joelho, palma e estalo, por exemplo).

Rodinha sentada para as crianças menores ou com menos equilíbrio corporal.

Desafios lúdicos para quem é sorteado: fazer careta, imitar um animal, cantar um pedacinho sozinho ou escolher um amigo para cantar junto.

Materiais sonoros: usar chocalhos, tambores ou potinhos com grãos para marcar o ritmo.

- Dica de Ampliação:

Fazer um mural com fotos das crianças brincando e desenhando a roda do "Kabulete".

- ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 3º ano)

- Possibilidades pedagógicas:

Leitura e escrita da cantiga: propor leitura coletiva da letra e criação de variações.

Ritmo e matemática: contar o número de sílabas, palavras ou batidas.

História oral e pesquisa: investigar com a família se conhecem outras cantigas parecidas (como "Uni Duni Tê").

- Adaptações:

Organização em grupos: alunos podem adaptar a brincadeira para decidir papéis de jogo ou atividades em grupo.

Criação de novas estrofes da cantiga com rimas inventadas pelas crianças.

Desafios de expressão corporal ou leitura teatral quando sorteados.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Adaptações por necessidade:

1- Deficiência física / mobilidade reduzida:

Rodas podem ser feitas com todos sentados ou em cadeiras.

Participações adaptadas: a criança pode indicar com o olhar ou apontar quem será o próximo.

Uso de instrumentos musicais adaptados para marcar o ritmo.

2- Deficiência intelectual:

Repetições frequentes da cantiga.

Apoio visual: cartaz com pictogramas ou imagens da letra.

Incentivo à participação com apoio de colegas (parceiros de aprendizagem).

3- Deficiência auditiva:

Uso de gestos e sinais junto com a cantiga.

Ênfase no ritmo corporal: palmas, batidas e instrumentos que vibrem (como tambor).

Se a criança usar Libras, o educador pode integrar sinais básicos ou trabalhar com intérprete.

4- Transtorno do Espectro Autista (TEA):

Antecipação da atividade com imagens ou cronograma visual.

Escolha de ficar dentro ou fora da roda, respeitando sensibilidades.

Possibilidade de participar como "regente" da cantiga marcando o ritmo.

- Sugestões Gerais de Inclusão

Usar materiais acessíveis e multisensoriais (sons, imagens, toques).

Valorizar a cooperação, e não a competição.

Incluir a cantiga no projeto sobre culturas populares ou diversidade regional.

---- Brincadeira Kabuletê Adaptada para Educação Especial e Terapia Ocupacional----

- Objetivos terapêuticos

Estimular percepção rítmica, coordenação motora e atenção.

Favorecer habilidades sociais e comunicação (verbal ou não verbal).

Trabalhar antecipação de ações, espera e turnos (autorregulação).

Reforçar autoestima, expressão e criatividade.

- Participantes

De 2 a 10 participantes (pode incluir terapeutas, educadores ou colegas parceiros de apoio).

- Materiais

Cartaz com a cantiga ilustrada com pictogramas ou imagens.

Instrumentos sonoros simples: chocalhos, tambores, sinos ou latinhas com arroz.

Círculo demarcado com tapetes, almofadas ou fitas coloridas no chão.

Um objeto de referência para passar de mão em mão: bolinha de tecido, pelúcia, bambolê, entre outros.

Cartinhas ou imagens de desafios lúdicos (careta, som de animal, bater palmas etc.).

- Letra simplificada da cantiga (se necessário):

- Kabuletê, kabuletá,

Roda gira devagar

Quem pegar a bola azul,

Vai brincar, vai cantar!

(Pode-se adaptar cores e rimas conforme os gostos da turma.)

- Como brincar: Versão sensorial adaptada

Etapas:

1- Organização do grupo em roda sentada (no chão ou em cadeiras).

2- Enquanto a cantiga é cantada ou tocada, um objeto é passado de mão em mão.

3- Quando a cantiga terminar (ou a música parar), a pessoa que estiver com o objeto:

Escolhe uma cartinha de ação lúdica (ou o educador apresenta uma imagem para escolha).

Realiza a ação com ajuda se necessário (ex: bater palmas, cantar, levantar uma bandeirinha colorida, imitar animal).

Todos aplaudem ou repetem a ação juntos, promovendo inclusão e reforço positivo.

- Adaptações por perfil de desenvolvimento

- Para crianças com deficiência motora:

O objeto pode ser lançado com apoio, empurrado por uma rampa, ou movido por um colega.

A cantiga pode ser usada com marcação de luz ou vibração para acompanhamento.

- Para crianças não verbais:

Escolha de ações pode ser feita por prancha de comunicação alternativa.

Participação com expressões faciais, toques, olhares, e instrumentos.

- Para crianças com TEA ou TDAH:

Antecipar a estrutura da brincadeira com rotina visual.

Permitir que a criança observe antes de participar.

Usar sons suaves e ambientes previsíveis.

- Para deficiência visual:

Usar objetos táteis e sons variados para marcar ritmo e ações.

A roda pode ser feita com orientação verbal e toque guiado.

- Resultados esperados

Crianças mais engajadas, calmas e participantes.

Fortalecimento de vínculos afetivos e habilidades sociais.

Desenvolvimento da escuta ativa, turnos e autonomia.

-Sugestão de extensão

Criar um livro sensorial com cantigas adaptadas.

Fazer um vídeo para as famílias verem como brincar em casa.

Integrar a atividade em festas culturais da escola.

ROTEIRO TERAPÊUTICO SEMANAL – CANTIGAS POPULARES

Tema: Brincando com Ritmo, Corpo e Emoções

Duração: 4 semanas (1 sessão por semana – adaptável)

Público-alvo: Crianças de 3 a 10 anos com deficiência intelectual, motora, TEA, TDAH ou atraso no desenvolvimento.

Foco: Estimulação sensorial, cognitiva, motora e socioemocional por meio da musicalidade.

OBJETIVOS GERAIS

Estimular a percepção rítmica e auditiva.

Desenvolver habilidades motoras amplas e finas.

Favorecer a comunicação (verbal e não verbal).

Trabalhar reconhecimento de emoções, turnos e ações.

Promover integração sensorial e interação social.

ROTEIRO SEMANAL

- Semana 1 – Acolhimento e Ritmo com o Corpo

Cantiga foco: “Palma, palma, palma… Pé, pé, pé...”

Atividades:

Roda de música com gestos simples (bater palmas, pés, estalar dedos).

Brincadeira de repetir ritmos com objetos: tambor, potes, chocalhos.

Jogo: “Você escuta e responde” (responder a sons com movimento).

Finalização com massagem rítmica e calmante ao som da cantiga.

Objetivos específicos:

- Percepção auditiva, coordenação motora, atenção conjunta.

- Estímulo sensorial (toque e som).

- Semana 2 – Kabuletê com Ações Lúdicas

Cantiga foco: "Kabuletê, kabuletá..." (adaptada com objeto)

Atividades:

Cantar e passar o objeto com a música.

Ao parar, a criança escolhe ou é auxiliada a escolher uma ação lúdica (imitar animal, fazer careta, soar instrumento, etc.).

Ação é repetida com os colegas – reforço positivo.

Jogo com painéis visuais ou tapete sensorial.

Objetivos específicos:

- Turnos, escolhas, imitação, expressão corporal.

- Coordenação bilateral, prontidão para ação.

- Semana 3 - Emoções Cantadas

Cantiga foco: “Se você está feliz, bata palmas...” (com variações emocionais)

Atividades:

Roda com a cantiga, adaptando para outras emoções: bravo, triste, com sono...

Mostrar carinhas (visuais ou sensoriais) e identificar emoções.

Dramatização com fantoches ou máscaras.

Relaxamento com músicas suaves e tecidos sobre o corpo.

Objetivos específicos:

- Reconhecimento e expressão de emoções.

- Empatia, comunicação e linguagem funcional.

- Semana 4 - Integração e Celebração

Cantiga foco: Mistura de cantigas favoritas do grupo.

Ex: Kabuletê, Ciranda Cirandinha, Cai cai balão.

Atividades:

Mini apresentação ou roda para as famílias ou colegas.

Cada criança escolhe sua cantiga favorita.

Criar um painel coletivo: "A música que mora no meu corpo".

Encerramento com roda sensorial (cheiros, texturas, luzes suaves).

Objetivos específicos:

- Reforçar autonomia, autoexpressão, socialização.

- Celebrar conquistas e pertencimento.

AVALIAÇÃO (formativa e contínua)

Observação direta (participação, engajamento, respostas).

Registro de evolução com fotos, vídeos, relatórios breves.

Comunicação com a família e escola (caderno terapêutico ou devolutiva).

MATERIAIS COMPLEMENTARES

Cartaz com cantigas ilustradas.

Painel de emoções com velcro ou imãs.

Instrumentos musicais acessíveis (caseiros ou adaptados).

Pictogramas ou pranchas de comunicação alternativa.

Túnel sensorial ou tecido colorido para roda musical.