São aspectos importantes da educação infantil
A visão, o tato e a audição são os meios pelos quais a criança descobre o
mundo, sendo que nesta fase ela não tem medo de ver, ouvir e sentir. Esses
sentidos possibilitam a criança a perceber as coisas (tamanho, forma e cor) que
fazem parte do meio, o tato permite que a criança sinta diferentes texturas, agradáveis ou não. A criança nesta fase escuta tudo e se dispersa facilmente,
quanto a sons em alto volume, a criança pode se assustar.
Aos dois anos de idade a criança possui os músculos do corpo e o
controle motor mais aprimorado, tendo mais facilidade para modelar massinha e
rabiscar com giz. Estas situações são de demasiada importância para o
desenvolvimento visual e tátil.
Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é gradual e começa nos primeiros anos de vida
Brincadeiras com as mãos, como pintar com dedos ou fazer formas com massinha, ajudam a desenvolver a coordenação olho-mão e a força muscular
Brincadeiras ao ar livre, como andar de bicicleta, jogar bola ou pular corda, ajudam a desenvolver o equilíbrio e a coordenação
Jogos que envolvem movimentos físicos, como dançar ou jogar videogames interativos, ajudam a desenvolver as habilidades motoras
O desenvolvimento motor é gradual e começa nos primeiros anos de vida
Brincadeiras com as mãos, como pintar com dedos ou fazer formas com massinha, ajudam a desenvolver a coordenação olho-mão e a força muscular
Brincadeiras ao ar livre, como andar de bicicleta, jogar bola ou pular corda, ajudam a desenvolver o equilíbrio e a coordenação
Jogos que envolvem movimentos físicos, como dançar ou jogar videogames interativos, ajudam a desenvolver as habilidades motoras
Desenvolvimento visual
A percepção visual ajuda as crianças a diferenciar as formas dos objetos, a desenvolver a memória visual e a compreender semelhanças e distinções entre objetos
A percepção visual também ajuda as crianças a reconhecer algo, mesmo que esteja com dimensão, posição ou cor diferente
Desenvolvimento tátil
A consciência de qualidade tátil ajuda as crianças a perceber a presença dos objetos em seu ambiente
A consciência de qualidade tátil implica em que as crianças aprendam a mover as mãos para explorar objetos
Cada um pode usar a criatividade somada ao seu conhecimento pedagógico e desenvolver atividades coloridas e estimulantes com as crianças.
---------------
A verdadeira harmonia nasce de dentro para fora, calma e gradualmente. Para alcançá-la, além de esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados, já que pouco serve a força de vontade de um "lenhador" se, em vez de um bom machado, lhe for oferecida uma simples faca.
É aí que as artes entram em cena: na contemplação.
Segue abaixo, trabalho adaptado com alunos da educação especial (tema Páscoa).
Observação: Já estive na mesma conjuntura que os alunos e sei o que cada um vivencia.
Eis, o princípio vital BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.