Quando não existe a motivação, o
desinteresse é inevitável por parte dos mesmos. Assim, a leitura deixa de ter valor em
si, transformando-se numa mera metodologia, em uma prática repetitiva,
cotidianamente onde coloca o professor como aquele que tudo sabe, impedindo que
o ”leitor-aluno” se expresse com relação ao texto lido.
Diante desses fatos, coloca-se o problema gerador deste estudo: de que forma
o hábito da leitura pode ser desenvolvido no ensino – aprendizagem na educação de jovens e adultos, EJA.
O estudo aqui abordado, constitui-se em uma pesquisa qualitativa, esta tem
como finalidade conseguir dados voltados para compreender as atitudes, motivações
e comportamentos de determinado grupo de pessoas.
Tal pesquisa tem o objetivo de
observar o desenvolvimento do hábito de leitura em sala de aula na modalidade da
EJA.
O interesse por esse tema surgiu por meio de pesquisas feitas na área de
aprofundamento realizadas por meio da disciplina Educação de Jovens e Adultos e
para destrinchar ainda mais minha pesquisa, tive como objetivos específicos:
• Analisar as práticas do docente como mediador no ensino da leitura,
• Verificar a relação entre teoria e prática dos professores da EJA,
• Conhecer que material didático é utilizado em sala de aula,
• Analisar a frequência da leitura tanto dos alunos e quanto dos professores
•Identificar o tipo de leitura utilizado pelos professores em sala de aula
O tema que desenvolvi neste estudo é:
A importância do hábito da leitura no
ensino/aprendizagem na modalidade de EJA.
Por sua vez, a construção do problema
coloca como questão principal a seguinte indagação:
De que forma o hábito da leitura
pode ser desenvolvido no processo de ensino – aprendizagem na EJA?
Diante disso, o trabalho poderá contribuir para educadores da modalidade de
Jovens e Adultos, atentando ainda mais para a parceria professor- escola e assim
melhorar o incentivo à leitura, saindo dos tradicionais livros didáticos e partindo para
o uso dos gêneros textuais, formando leitores com senso crítico.
É através da leitura que teremos cidadãos
letrados e com senso crítico.
Esse tema tem uma relevância boa, e é importante que
mais pesquisadores, escrevam sobre esse tema.
O objetivo principal desse trabalho é observar o desenvolvimento do hábito de
leitura em sala de aula na modalidade da EJA, e pude comprovar que apesar de existir
esse incentivo, ainda não é suficiente para tornar alunos com senso crítico.
Para que isso ocorra é preciso intensificar a parceria entre professor e escola, com
mais projetos que prezem a leitura e a interpretação de textos, utilizando não só o livro
didático ou textos que a escola disponibiliza, mas que façam uso dos gêneros textuais
presentes no nosso cotidiano.
Diante disso, a experiência a mim proporcionada por essa pesquisa foi de grande
importância tanto para minha formação como professora, como para minha vida
pessoal, o incentivo à leitura é de suma importância para a Educação de Jovens e
Adultos e é preciso conscientizar cada vez mais os profissionais de educação sobre
essa importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.