POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013

Acontecimento que originou o blog Brincadeira Sustentável por Renata Bravo
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Atividade para o dia da Bandeira Nacional

Material: rolinhos de papelão, cartolinas e tinta.

Os rolinhos de papelão foram pintados pelos próprios alunos.







O Dia da Bandeira é comemorado no Brasil no dia 19 de novembro. A data foi escolhida para homenagear a bandeira brasileira, que foi criada em 1889, logo após a Proclamação da República, que ocorreu no dia 15 de novembro.

A comemoração do Dia da Bandeira é um símbolo da construção da identidade nacional brasileira. A bandeira foi criada com 21 estrelas, representando os 20 estados e o Rio de Janeiro, que na época era a capital do país. Ao longo do tempo, a bandeira foi alterada para incluir novas estrelas, de acordo com a criação de novos estados.

As cores da bandeira do Brasil e seus significados são:

- Verde: representa a vegetação brasileira
- Amarelo: representa o ouro e as riquezas
- Azul: representa o céu e os rios brasileiros
- Branco: representa o desejo pela paz

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Carro de fórmula 1

Material: garrafas pet


Fórmula 1 (F1) é o nome da categoria mais prestigiada do automobilismo, que reúne os melhores pilotos e equipes do mundo.

O que significa o nome Fórmula 1?

A palavra "fórmula" refere-se ao conjunto de regras que os carros devem seguir.
O número "1" representa a importância da categoria na hierarquia do automobilismo mundial.

Como surgiu a Fórmula 1?

A Fórmula 1 começou em 1950, com o objetivo de unificar as corridas do Grande Prêmio na Europa.
A primeira corrida oficial da Fórmula 1 aconteceu no dia 13 de maio de 1950, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.
O vencedor foi o italiano Nino Farina, que pilotava um Alfa Romeo.

Quem regula a Fórmula 1?

A Fórmula 1 é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A FIA representa os interesses das organizações automobilísticas ao redor do mundo.

Projeto de ciências com crianças do 6º ano

Construindo brinquedos com reaproveitamento de materiais.








segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Jogo pedagógico com caixas de ovos e tampinhas

Esta atividade é superfácil de fazer e é também excelente para ajudar na alfabetização das crianças, principalmente para crianças que estejam apresentando a hipótese de escrita silábica ou silábica-alfabética. Vamos fazer um jogo pedagógico com caixas de ovos e tampinhas.

Material: Caixas de ovos cortadas ao meio e pintadas de várias cores e letras do alfabeto coladas em tampinhas de garrafa pet.

Como fazer: Peça para a criança escrever uma palavras, por exemplo: bola. Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e peça a ela para para escrever esta palavra, preenchendo cada parte, ou seja, não pode faltar e nem sobrar letras. 

Dica: Outra forma de aprender com este jogo é ditar uma frase e entregar caixas com as partes na quantidade exata para escrevê-la. Assim ajudará a criança que juntar palavras e se familiarizar com elas, compreendendo que existe um espaço entre elas.

Borboletas

Material: papel crepom, arame


·

Transformando um apontador de lápis com depósito

A garrafa pet pode ser transformada em uma nova matéria prima (reciclagem)
ou reaproveitada.


Na foto abaixo, a garrafa foi reaproveitada e transformada em depósito de resíduos de lápis .


Material: garrafinha pet, apontador de lápis

quarta-feira, 2 de setembro de 2015