POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Embalagem Minion


Material: Caixa de papelão ou sapatos, tampas plásticas, papel branco, fita adesiva preta, amarela e azul, limpador de cachimbo.


Pegue a caixa, faça um corte na forma que você preferir para fazer a boca.


Cubra a caixa com fita adesiva amarela ou pinte de amarelo.




Passe a fita adesiva preta ao redor da caixa, transformando em haste dos óculos.


Corte 2 círculos com o papel branco. Desenhe a íris e a pupila dentro de cada círculo. 
Crie um olhar diferente para o seu Minion.


Cole os olhos nas tampinhas plásticas.


No papel, corte alguns dentes e cole por dentro da boca.


Use fita adesiva azul para fazer o macacão.


Corte o limpador de cachimbo, para fazer os cabelos. Corte no tamanho que preferir.


Cole.


Pronto!





segunda-feira, 29 de junho de 2015

Minion (pneus)

Pneus (corpo), olhos, boca (pode usar espaguete de piscina - tubos de espuma feitos de polietileno), tintas.


*Dica do dia: 
Se for pintar pneus somente para decorar pode se usar tinta a óleo, tinta automotiva e tinta epóxi (é mais resistente aos intempéries) e para um acabamento melhor recomendo fazer a pintura com o uso de um compressor.
Os pneus devem ser devidamente furados , para não acumularem água.

Transforme um porta lápis em um Minion

Faça você mesmo (DIY)

Material: lata de leite, eva amarela (12cm x 33cm), fita preta e metálica, tampinha plástica (de caixa de leite), 1 botão preto, caneta preta (marcador permanente).


Encape a lata de leite com o pedaço de eva.

 
Cole a fita preta.


Cole a fita metálica na tampinha plástica.



Cole a tampinha plástica na fita preta.


Cole o botão preto na tampinha plástica.


Desenhe a boca do Minion.



Pronto!

Você também pode fazer de outros modelos.

domingo, 28 de junho de 2015

Classificação de cores e percepção visual (Autismo)

Normalmente as crianças com diagnóstico de Autismo possuem algumas dificuldades em sua coordenação motora fina, sendo assim cabe ao educador proporcionar um ambiente para o desenvolvimento de suas habilidades. Estas atividades confeccionadas com materiais reutilizáveis são bem significativas, onde a criança será estimulada de forma lúdica a colocar as tampas (e outros) correspondentes e consequentemente desenvolver a coordenação motora fina, percepção visual e fazer a classificação das cores.

*Trabalhar a coordenação motora com estes recursos, possibilita um trabalho prazeroso com as crianças com necessidades educacionais, possibilitando-lhes o aprimoramento na coordenação motora fina. 

Material:
Um um pedaço de papelão 10cm X12cm, 3 tubinhos de confeitos de chocolate, tesoura e cola


Corte as tampinhas


Cole cada tampinha no pedaço de papelão


E encaixe cada tubinho em sua tampinha correspondente





Esse joguinho pode ser feito com várias cores e formas.