Recorte e colagem
Tampinhas plásticas
Latas
Garrafas pet
Rolinhos de papelão
Colheres
Copinhos descartáveis
Canos de pvc
Árvore de Natal Geométrica
Etapa:
Educação Infantil (5 anos) ou Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 3º ano)
Área(s) do Conhecimento:
Arte
Matemática
Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer e nomear formas geométricas planas, especialmente o triângulo.
Desenvolver coordenação motora fina e organização espacial.
Criar composições artísticas com formas, cores e padrões.
Explorar o conceito de simetria e repetição geométrica.
Relacionar arte e elementos da natureza (árvore, Natal).
Habilidades da BNCC:
Matemática (EF01MA12 / EF02MA12):
Identificar e nomear figuras geométricas planas.
Reconhecer regularidades e padrões em composições geométricas.
Arte (EI03TS01 / EF15AR01):
Experimentar diferentes formas, cores e materiais nas produções artísticas.
Utilizar elementos da linguagem visual (linha, forma, cor, textura) em criações próprias.
Conteúdos:
Formas geométricas planas (triângulo, quadrado, círculo).
Simetria e composição visual.
Cores e contrastes.
Representações simbólicas do Natal.
Materiais:
Papel preto (fundo)
Papéis coloridos, lápis de cor, giz de cera ou tinta guache
Régua e lápis
Tesoura e cola
Caneta branca ou corretivo (para os flocos de neve)
Passo a Passo:
1- Roda de conversa:
Falar sobre o Natal e suas representações (árvore, estrela, luzes).
Mostrar que é possível criar uma árvore usando formas geométricas.
2- Exploração geométrica:
Apresentar o triângulo - número de lados, vértices, e como podemos organizá-los para formar outras figuras.
3- Criação artística:
No papel preto, desenhar a base da árvore com triângulos coloridos.
Organizar os triângulos de forma simétrica, formando uma árvore.
Adicionar um retângulo marrom como tronco.
Fazer pontinhos brancos para representar neve.
4- Socialização:
Expor as produções em mural, conversando sobre cores, formas e simetrias observada
Variações:
Usar papel celofane ou metalizado para um efeito brilhante.
Criar árvores coletivas, onde cada aluno monta uma parte.
Adaptar para dobradura ou colagem com EVA e recicláveis.
Avaliação:
Participação e envolvimento na atividade.
Reconhecimento das formas geométricas.
Capacidade de organizar padrões e cores.
Expressão criativa e cuidado com o material.
Dica para Inclusão:
Para crianças com dificuldades motoras, disponibilizar formas geométricas já recortadas.
Para alunos com TEA, usar modelos visuais passo a passo com imagens de cada etapa.








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.