Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O lúdico no processo de aprendizagem

O lúdico deve estar presente no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo na metodologia de ensino, sendo considerado um importante fator neste processo, que vem acarretada de uma educação flexível, que norteiam aspectos e características que serão importantes para o aprendizado e para inserção no meio social. 

Diante disso, é importante trazermos em nosso trabalho o conceito de infância, como também o lúdico como uma forma de educar e aprender, trazendo consigo atividades que promovem diversas aprendizagens e significações a partir da visão de mundo que das crianças. 

Com base em estudos e observações, percebe-se que as professoras observadas da pré-escola fazem o uso de atividades lúdicas nos diversos momentos da sua rotina. O lúdico é um fator presente na instituição o que facilita a ação das professoras e o aproveitamento das crianças.  

De acordo com as professoras e as observações realizadas, a utilização de atividades lúdicas proporcionam uma melhor aprendizagem e interação das crianças. É importante destacar que a aprendizagem proporcionada pelo lúdico não acontece somente nos momentos de atividades educacionais, mas também nos momentos em que as crianças brincam livres e naturalmente, sem influência de adultos ou dos profissionais da educação. 

É importante perceber que a ludicidade pode ser uma grande aliada no trabalho pedagógico, pois quando existe uma aplicação de atividade sem suporte lúdico é necessário maior esforço para alcançar a atenção das crianças e para obter melhor retorno sobre conteúdo com que se deseja trabalhar. Diante disso, a temática deve ser sempre aprofundada na formação continuada, para melhor compreensão e qualidade na prática educativa.


 
 
 
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.