Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2024

Vamos desenhar um sapo

 Atividade criativa e interdisciplinar, que une arte, matemática e linguagem simbólica.

 
Matemática e Artes Visuais - O número que virou desenho

Objetivo: Reconhecer números e explorar sua forma de maneira artística.
Faixa etária: Educação Infantil ou 1º ano do Fundamental.

Atividade:

1- Mostre a imagem às crianças e pergunte:

O que vocês veem aqui?

Que número aparece escondido no desenho?

2- Explique que o número 4 foi transformado em um pássaro.

3- Convide-as a escolher outro número (de 0 a 9) e transformá-lo em um animal, objeto ou personagem, usando lápis de cor, giz de cera ou colagem.

4- Monte uma exposição chamada “Os números ganharam vida!”

Habilidades:

Reconhecer números e suas formas.

Desenvolver coordenação motora fina.

Estimular imaginação e expressão artística.

2- Linguagem e Criatividade – “A história do número 4”

Objetivo: Criar narrativas a partir de imagens.
Atividade:

2.1. Mostre o desenho e peça às crianças que contem a história do número 4 que virou um pássaro.

2.2. Oriente-as a pensar:

Como ele aprendeu a voar?

Para onde ele vai?

O que ele gostaria de contar?

2.3. Registre oralmente ou em forma de desenho + ditado da professora.

Habilidades:

Produção oral e narrativa.

Imaginação simbólica.

Expressão e escuta ativa.

3- Projeto interdisciplinar – “Matemática da natureza”

Objetivo: Relacionar números com formas e seres da natureza.
Atividade:

3.1. Mostre o “pássaro 4” e pergunte:

Onde mais vemos formas de números na natureza? (ex: caracol = espiral do 6, formiga = corpo em 8, etc.)

3.2. Explore observações na horta, jardim ou imagens de animais.

3.3. Proponha um mural coletivo: “A natureza é feita de números”.

Habilidades:

Explorar formas geométricas na natureza.

Relacionar arte, ciências e matemática.

Trabalhar observação e registro.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.