Atividade criativa e interdisciplinar, que une arte, matemática e linguagem simbólica.
Matemática e Artes Visuais - O número que virou desenho
Objetivo: Reconhecer números e explorar sua forma de maneira artística.
Faixa etária: Educação Infantil ou 1º ano do Fundamental.
Atividade:
1- Mostre a imagem às crianças e pergunte:
O que vocês veem aqui?
Que número aparece escondido no desenho?
2- Explique que o número 4 foi transformado em um pássaro.
3- Convide-as a escolher outro número (de 0 a 9) e transformá-lo em um animal, objeto ou personagem, usando lápis de cor, giz de cera ou colagem.
4- Monte uma exposição chamada “Os números ganharam vida!”
Habilidades:
Reconhecer números e suas formas.
Desenvolver coordenação motora fina.
Estimular imaginação e expressão artística.
2- Linguagem e Criatividade – “A história do número 4”
Objetivo: Criar narrativas a partir de imagens.
Atividade:
2.1. Mostre o desenho e peça às crianças que contem a história do número 4 que virou um pássaro.
2.2. Oriente-as a pensar:
Como ele aprendeu a voar?
Para onde ele vai?
O que ele gostaria de contar?
2.3. Registre oralmente ou em forma de desenho + ditado da professora.
Habilidades:
Produção oral e narrativa.
Imaginação simbólica.
Expressão e escuta ativa.
3- Projeto interdisciplinar – “Matemática da natureza”
Objetivo: Relacionar números com formas e seres da natureza.
Atividade:
3.1. Mostre o “pássaro 4” e pergunte:
Onde mais vemos formas de números na natureza? (ex: caracol = espiral do 6, formiga = corpo em 8, etc.)
3.2. Explore observações na horta, jardim ou imagens de animais.
3.3. Proponha um mural coletivo: “A natureza é feita de números”.
Habilidades:
Explorar formas geométricas na natureza.
Relacionar arte, ciências e matemática.
Trabalhar observação e registro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.