quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Ilusão de ótica. Muito interessante e curioso!
Agora que você e as pessoas com quem está já olharam a imagem, todos podemos concordar que essa foi bem difícil, não é? Sendo assim, saiba que não há vergonha em errar o resultado, já que menos de 5% das pessoas submetidas aos teste realmente chegaram ao resultado correto.
A grande mágica dessa imagem é que ela foi projetada com a ilusão de que todas as linhas na sua visão indireta estão curvadas, mas assim que a pessoa foca o olhar… elas parecem retas novamente.
Dessa forma fica bem complicado descobrir qual é a que realmente é curva. Quantas você chutou? Veja o resultado.
A resposta
No fim das contas, nenhum dos traços na imagem são curvos… Sim, todos eles são retos, mas estão com a ilusão de estarem tortos, então se você viu que algo ali é torno, olhe novamente. Logo irá perceber que, na verdade, você foi enganado.
Conforme ficamos olhando demais para a imagem, os nossos olhos vão se cansando, então começamos a perder a noção do que está mais para lá do que para cá. Dessa forma, tudo fica meio embaralhado. Esse é o propósito!
Assim é fácil pensar que determinado traço continua curvo mesmo depois de você olhar bastante, né? No fim, foi tudo uma grande pegadinha, pois todos são retos. Acertou quem respondeu que nenhum deles estava curvo.
terça-feira, 5 de novembro de 2024
A Terra Treme é um exercício público de sensibilização sobre como agir em caso de sismo, realizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Site - aterratreme.pt/
https://www.aterratreme.pt/infantil/
Os terremotos, também conhecidos como abalos sísmicos, são fenômenos naturais que ocorrem quando as placas tectônicas se deslocam, gerando pressões que deformam e quebram as bordas das placas. Além disso, os tremores também podem ser causados por atividade vulcânica ou pelo deslocamento de gases no interior da Terra.
Fotos dos alunos do Externato São Vicente de Paulo realizando o exercício
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
O mestre da camuflagem
O urutau é um mestre da camuflagem, pois suas penas se assemelham a galhos e troncos de árvores, onde costuma ficar empoleirado.
- Vocalização
O urutau é conhecido por ter uma vocalização impressionante, com um canto comprido que se assemelha ao choro de uma criança.
- Lendas e superstições
O urutau é associado a lendas e superstições, sendo considerado por alguns um sinal de má sorte. Para outros, segundo a mitologia Tupi-Guarani, trata-se de uma ave benfeitora.
domingo, 3 de novembro de 2024
Primeira, segunda e terceira infância
A primeira infância é um período de grande importância para o desenvolvimento humano, que abrange os primeiros 6 anos de vida da criança. Nessa fase, o cérebro da criança cresce mais rápido do que em qualquer outra fase da vida, o que significa que as experiências vividas nesse período terão um impacto duradouro na vida adulta.
Alguns assuntos sobre a primeira infância são:A primeira infância é uma fase de rápido crescimento físico, emocional, cognitivo e social. É nesse período que a criança aprende a se mover, amadurece o cérebro, desenvolve a capacidade de aprendizado e inicia a socialização e afetividade.
A criança absorve informações do ambiente ao seu redor e constrói a base para sua saúde futura. Nesse período, são desenvolvidas habilidades como a linguagem, a capacidade de resolução de problemas, a sociabilidade e a capacidade de se adaptar a novas situações.
É preciso ter muito cuidado com os estímulos nessa fase, especialmente com traumas e situações negativas. As sinapses (comunicação entre os neurônios) se desenvolvem por meio das interações que estimulam os sentidos, como o tato, a audição e a visão.
O Marco Legal da Primeira Infância alterou o artigo 19 do ECA, que dispõe sobre o direito à convivência familiar e comunitária.
- Desenvolvimento cognitivo: A criança começa a ter ideias mais elaboradas sobre o mundo, mas ainda pode ter ideias ilógicas devido à imaturidade cognitiva.
- Desenvolvimento social: A criança começa a brincar com outras crianças, a aprender sobre regras e limites, e a construir vínculos afetivos mais fortes.
- Desenvolvimento emocional: A criança começa a aprender a lidar com suas emoções.
- Desenvolvimento motor: A criança desenvolve habilidades motoras.
- Desenvolvimento da linguagem: A criança desenvolve a linguagem.
- Desenvolvimento da identidade: A criança começa a distinguir melhor seu gênero biológico.
- Desenvolvimento da autoestima: A criança começa a desenvolver a autoestima.
- Desenvolvimento da compreensão da vida em grupo: A criança começa a compreender a vida em grupo.
- Estimular a aprendizagem por meio de atividades criativas e educativas, como desenho, pintura e jogos educativos
- Promover habilidades sociais e emocionais
- Manter rotinas consistentes
- Ajudar as crianças a aprenderem a lidar com suas emoções
- Permitir que a mente imagine, planeje, invente.
A criança começa a pensar logicamente, a compreender conceitos de espaço, causalidade, categorização e raciocínio indutivo. A memória e as habilidades de linguagem aumentam, e a criança desenvolve a capacidade de resolver problemas.
O crescimento físico diminui, mas a força e a habilidade física se aperfeiçoam.
A auto-imagem se desenvolve, afetando a autoestima. O egocentrismo diminui.
A criança estabelece a sua identidade, amplia habilidades sociais mais complexas e começa a explorar o mundo social ao seu redor. Aos três anos, as crianças começam a aprender a compartilhar, cooperar e brincar com os outros.
A família, os educadores e as escolas têm um papel representativo na formação do indivíduo durante a terceira infância. O trabalho pedagógico deve ser centrado no estudante, considerando-o como principal agente do processo de aprendizagem.
A colmeia de abelha é o abrigo onde as abelhas vivem, criam suas filhotes e armazenam o mel. A colmeia pode ser uma construção ou uma cavidade natural.
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Para incentivar a leitura na infância, pode-se:
Os benefícios da leitura durante a primeira infância vão muito além da alfabetização. Ler para uma criança pequena é essencial para desenvolver elementos fundamentais para a aprendizagem, como imaginação, atenção e memória.
No Brasil, uma a cada quatro crianças não tem livro infantil ou de figuras em casa. A pesquisa foi divulgada pelo Ministério da Saúde. A estimulação do hábito da leitura é um dever das escolas, dos pais, e especialmente os brinquedistas.
E como incentivar a leitura em famílias que não têm esse hábito?
Escolher livros adequados para a idade da criança
Criar o hábito de ler
Visitar bibliotecas e livrariasMontar um cantinho de leitura
Frequentar espaços culturais
Promover sessões de leitura em pequenos grupos
Dar o exemplo, lendo para e com a criança
Aproximar a leitura da escrita
Relacione livros a outras mídias
Leve a importância do livro para além das páginas
Algumas outras dicas são:
1- Leia para a criança
A principal maneira de incentivar a criança a desenvolver o hábito da leitura é lendo com ela. A companhia dos pais, além de dar o exemplo, pode tornar o momento divertido. Você pode fazer vozes, imitações e até sair completamente do roteiro do livro. O importante é que esse seja um momento especial para vocês. E se a criança não estiver interessada em um determinado dia, tudo bem. No dia seguinte você tenta de novo. É importante que a leitura seja prazerosa.
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2- Crie o cantinho da leitura
Escolha um lugar da casa para ler e para guardar os livros. É importante que eles estejam ao alcance da criança. Assim, seu filho pode escolher o livro que deseja ler. Essa autonomia deixa as crianças mais motivadas e facilita a criação e a manutenção do hábito da leitura.
3- Escolha livros adequados para a idade
Cada idade desperta interesses diferentes na criança. Busque oferecer livros adequados. Assim, você vai evitar que ela perca o interesse se a leitura estiver muito difícil ou muito chata. Também é importante variar o assunto, dar opções diferentes. Se a criança quiser escolher o livro, melhor ainda.
4- Ofereça livros no banho
Livros de banho costumam ser maleáveis e praticamente indestrutíveis, feitos especialmente para o manuseio embaixo d’água. Costumam ter pouco texto e muitas figuras. Além de deixar o banho mais divertido (e mais fácil), são um aliado a mais na criação do hábito da leitura.
5- Leve livros nos passeios
Ao sair de casa com crianças pequenas, muitos pais acabam dando celulares e tablets a elas nos trajetos (ônibus, carros, etc) ou em momentos de espera (restaurantes e rodoviárias, por exemplo). Apesar de parecer funcionar inicialmente, essa estratégia deixa as crianças mais nervosas e irritadas com o passar do tempo. A dica é tentar primeiro oferecer um livro. A criança pode se entreter com a ajuda dos pais ou até mesmo sozinha. Além de acalmá-la, você estimula um hábito saudável. Uma tarde na praça ou no parque em família pode ficar ainda mais divertida.