Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

domingo, 5 de julho de 2020

Fáceis de serem manuseados, leves e divertidos, os fantoches podem deixar a sua aula mais lúdica e envolvente.

Fantoches podem ser grandes aliados na Educação infantil. Com eles, fica mais fácil prender a atenção das crianças, deixando a aula participativa, divertida e dinâmica. Do outro lado os alunos também se beneficiam com a aula lúdica. Tudo fica mais fácil de ser assimilado e a imaginação flui.

O interessante é que eles podem se adequar e transferir diferentes mensagens. Basta escolher o fantoche certo para o foco da aula e para a mensagem a ser dada. Por exemplo, os de animais
ajudam a conhecer a fauna e os de pessoas a conhecer grau de parentesco. Há também os de profissões, que fazem com que a criança consiga entender melhor o trabalho da mãe, do pai e de outros profissionais.

Como usar os fantoches na sala de aula?

1- Contando histórias

Uma das vantagens dos bonequinhos é dar vida às histórias que você lê para os pequenos. É possível usar um livrinho infantil e adaptar, de forma que os personagens sejam representados pelos fantoches.

2- Contadores de casos

Além de participar de teatros, o fantoche pode ser um contador de histórias. É bem mais fácil prender a atenção dos pequenos se o boneco falar com eles. Se a história for da natureza, por exemplo, você pode colocar um jacaré, um macaco ou outro animal para contar. Certamente os alunos vão adorar.

3- Cantando canções

Ao introduzir a música na vida das crianças, você pode usar o fantoche para cantar com elas. Tudo se torna mais divertido se um boneco cantar junto ao invés de apenas a professora. É bom para atrair a atenção e ajudar a imaginação dos pequenos a fluir.

4- Ensinando conceitos

É possível também usar os fantoches quando for ensinar um conceito novo, como parentesco ou até a jogar o papel no lixo. Se o fantoche "Chico" não joga nada no chão, fica mais fácil dos alunos seguirem essa regra.

5- Contando a própria história

Além de apresentar livros, é necessário estimular as crianças a criarem histórias. Em algumas aulas, permita que eles usem os fantoches para isso. Você pode dividir a sala em pequenos grupos e oferecer fantoches para as crianças, para que elas montem um teatrinho ou usem os bonecos para se comunicar.

6- Alimentação saudável

Os fantoches podem ser usados até para ensinar sobre a alimentação saudável. Uma cenoura que conversa e fala o quanto é importante para a saúde pode ser convincente ao explicar que é preciso comer legumes. O mesmo vale para fantoches de verduras ou frutas, que podem ser usados na sala de aula.

7-  Produção de alimentos

Esses mesmos fantoches podem servir para ensinar para as crianças como o alimento é produzido. Explicar que a cenoura é plantada e fica embaixo da terra, por exemplo, pode ser bem mais fácil se a própria cenoura contar.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.