POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Um jeito colorido e eficiente de mostrar os números primos até cem.


 

O que as civilizações antigas sabiam sobre o Sistema Solar?

 Um dos painéis mais geniais. Uma laje de argila que remonta ao antigo período babilônico entre (2004 e 1595) aC, foi descoberta na cidade de Uruk e está gravada em cuneiforme e inclui três círculos geométricos gravados com extrema precisão, contendo astronômicos cálculos.



Observe a precisão do desenho do circuito e como eles são semelhantes às órbitas do sistema solar descobertas pelos astrônomos hoje!

Você está diante da grandeza da Mesopotâmia há mais de 4.000 anos.

A pintura está no museu iraquiano

quarta-feira, 19 de abril de 2023

A cultura indígena como estratégia lúdica de aprendizagem


 
























AMÉRICA É TERRA INDÍGENA: 19 DE ABRIL DIA DA DIVERSIDADE INDÍGENA 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões.

Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos.

Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.

Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


terça-feira, 18 de abril de 2023

Trançados indígenas

 Os trançados indígenas são concretizados a partir de técnicas de tecer que empregam, evidentemente, as mãos e os dedos.

Os principais produtos que eram produzidos com esta arte de tecelagem eram as vestimentas,tapetes e cestarias que caracterizam muito a sua cultura indígena.

Atividades realizadas com alunos do 6°ano