Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda.
Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog.
Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Motilla del Azuer é o poço mais antigo da Espanha.

Construído entre 2200 -1500 a.C., é uma estrutura complexa com várias paredes, corredores sinuosos e um grande pátio, onde se localiza um poço recentemente descoberto e cavado. 

Os Motillas são sítios arqueológicos presentes na região natural de la Mancha, considerado o mais antigo assentamento humano organizado em Espanha capaz de capturar águas subterrâneas, e um dos mais antigos do continente europeu. Em torno da fortificação é uma pequena aldeia, cujas estruturas estratigráficas e depósitos não mudam excessivamente a topografia do ambiente de La Motilla. 

A construção das fortificações que deram origem aos Motillas e que estão localizadas a distâncias regulares que cobrem grande parte da planície ocidental, está intimamente relacionada com o controle de recursos básicos (água, cereais e pecuária), num tempo em que, de acordo com as hipóteses levantadas pelo registro arqueobotânico da Motilla del Azuer, o ambiente da planície de manchega foi significativamente mais árido do que o atual, o que tornou esses recursos críticos para as populações que habitavam na região. O sítio arqueológico de Motilla del Azuer pode dizer a verdade sobre o assentamento pré-histórico da idade do bronze, datado dos séculos 23 e 15 a.C. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.