Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

quinta-feira, 21 de março de 2024

Quais são os 5 impactos ambientais?

 

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.


1 Poluição do ar

Pode ser causada por fatores antrópicos ou por fatores naturais. Suas causas antrópicas são principalmente a queima de combustíveis fósseis, a produção industrial e geração de energia por usinas. Já suas causas naturais são as erupções vulcânicas, as queimadas naturais, os animais e a decomposição da matéria orgânica.



2 Desmatamento

O que é desmatamento? O desmatamento é a remoção da vegetação nativa de uma área, causado principalmente pela atuação humana para atividades produtivas como: agricultura, pecuária, exploração madeireira, mineração e infraestrutura e urbana.


3 Extinção de espécies

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.  


4 Degradação do solo

O que é degradação do solo? O processo do solo está ligado à destruição do mesmo. Um solo nessas condições pode sofrer com a perda de nutrientes e também de sua estrutura. Além disso, acaba ficando mais propenso à salinização, bem como, a redução da sua matéria orgânica e permeabilidade.


5 Superpopulação

Superpopulação significa a existência de um número de pessoas muito maior do que a capacidade de suprimentos contidos na natureza, desse modo, os recursos indispensáveis para a sobrevivência humana não seria suficiente.
E o implacável crescimento da população está levando ao aquecimento global e a extinção em massa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.