Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Motilla del Azuer é o poço mais antigo da Espanha.

Construído entre 2200 -1500 a.C., é uma estrutura complexa com várias paredes, corredores sinuosos e um grande pátio, onde se localiza um poço recentemente descoberto e cavado. 

Os Motillas são sítios arqueológicos presentes na região natural de la Mancha, considerado o mais antigo assentamento humano organizado em Espanha capaz de capturar águas subterrâneas, e um dos mais antigos do continente europeu. Em torno da fortificação é uma pequena aldeia, cujas estruturas estratigráficas e depósitos não mudam excessivamente a topografia do ambiente de La Motilla. 

A construção das fortificações que deram origem aos Motillas e que estão localizadas a distâncias regulares que cobrem grande parte da planície ocidental, está intimamente relacionada com o controle de recursos básicos (água, cereais e pecuária), num tempo em que, de acordo com as hipóteses levantadas pelo registro arqueobotânico da Motilla del Azuer, o ambiente da planície de manchega foi significativamente mais árido do que o atual, o que tornou esses recursos críticos para as populações que habitavam na região. O sítio arqueológico de Motilla del Azuer pode dizer a verdade sobre o assentamento pré-histórico da idade do bronze, datado dos séculos 23 e 15 a.C. 



segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Saiba mais sobre os tipos de erosão mais comuns (veja na imagem).

Ecologia na prática. 

Com as chuvas intensas de verão, vêm as enchentes e os deslizamentos de terra devido às erosões. 


Com as chuvas intensas de verão, vêm  as enchentes e os deslizamentos de terra 

E lembre-se: cuidado ao construir em encostas e margens de rios.

Assegure-se sobre o tipo de solo e siga as regras das fundações adequadas.

As mudanças climáticas em curso, afetam o regime de chuvas e a degradação dos solos.

Não espere uma tragédia acontecer.


segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

A primeira feira de ciências na Terra



---- A invenção da roda foi um importante marco na história da humanidade. Com ela foi possível reduzir significativamente o atrito entre um objeto e o solo, necessitando de uma força menor para movê-los e possibilitando o transporte de itens de interesse.
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Como o fogo foi a primeira fonte de energia descoberta, controlada e usada pelos humanos, no começo eles só sabiam transportá-lo.

Um dos primeiros capítulos da história do fogo foi o atrito entre dois pedaços de madeira, que só foi escrito muito depois. Isso porque o homem viu que saíam faíscas de dois galhos que se esfregavam com o vento.

Segundo pesquisas arqueológicas, os povos primitivos começaram a produzir fogo no período neolítico. Ou seja, aos 7 mil anos a.C. Mas não foi fácil, pois eles precisaram usar tipos diferentes de pedras até encontrarem as melhores para produzir as chamas.

Nessa busca, diversos utensílios foram criados para ajudar. Um deles foi um disco de madeira que era girado rapidamente nas palmas das mãos e pressionado em uma superfície plana também de madeira. Depois, as puas de arco e corda, que eram mais rápidas na criação do calor.

Geralmente, a produção do fogo exigia muito trabalho. Por isso, alguns povos indígenas mantinham de prontidão uma equipe que garantia que a brasa nunca se apagasse.

Uma boa dica para conhecer essa história é o filme “A Guerra do Fogo“, de 1981. De maneira romanceada, ele conta como foi a descoberta do fogo pelos homens primitivos.

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De acordo com pesquisas, as primeiras lanças foram desenvolvidas na era da Idade da Pedra, quando os homens utilizavam pedaços de pedra lascada com a ponta afiada para a fabricação da ferramenta rudimentar, no qual era utilizada como arma para a caça ou para cortar e raspar alimentos.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Lettering — arte de desenhar palavras ou letras, não em escrevê-las.


A infância é uma das fases mais importantes para o aprendizado de diversas habilidades, como falar, desenhar, ler e escrever. Também é um período onde a criatividade e a imaginação estão mais afloradas, o que abre espaço para a introdução de expressões artísticas. Um exemplo interessante é o lettering para crianças.

Apesar de parecer uma técnica complexa para os pequenos, o lettering agrega diversos benefícios que podem ser úteis para o desenvolvimento infantil. Com o uso de materiais adequados à idade, direcionamento e paciência, as crianças encontram na atividade uma forma de se expressar, aprender e valorizar a arte desde cedo.

Quer conhecer os principais benefícios do lettering para crianças? Continue a leitura e veja ainda um passo a passo para começar.




Lettering: criatividade na arte de combinar texto e desenho

Podemos definir lettering como uma técnica que transforma caligrafia em arte. Para isso, utilizam-se diferentes estilos de traços, com cores e desenhos únicos.

Por muito tempo, o lettering era voltado para objetivos específicos, como logos para empresa e convites. Mas, felizmente, a tendência se espalhou e agora vemos diversos tipos de acessórios e objetos personalizados com a criatividade de frases que combinam texto e desenho.

Diante da peculiaridade da técnica, as crianças também se encantam com os traços e encontram no lettering uma forma de expressão artística. E o mais interessante: no caso dos pequenos, não se trata apenas de diversão!

Confira os principais benefícios de ensinar lettering para crianças

Muitas pessoas encaram o lettering como uma forma avançada de caligrafia, o que tornaria a técnica uma atividade quase impossível de ser aprendida na infância. Porém, na prática, é possível ensiná-la para crianças e ainda usufruir dos benefícios pedagógicos.

Ajuda no aprendizado

Quando pensamos no processo de aprender a escrever, devemos lembrar que ao traçar as primeiras letras, sílabas e palavras, as crianças estão desenhando. Só, após muita prática, os traços se transformam na escrita fluída que utilizamos sem perceber.

Com isso em mente, fica fácil perceber que o lettering é uma ferramenta interessante para incentivar o aprendizado durante a alfabetização. Até porque a técnica se parece mais com uma brincadeira de “desenhar” letras do que propriamente “escrever”.

Além disso, a atividade pode ficar mais divertida se associarmos letras com elementos que têm a mesma inicial. Ao treinar a letra A, a criança pode ser incentivada a incorporar ao desenho objetos que comecem com a mesma letra, como avião, anel e abelha. Assim, fica ainda mais fácil dos pequenos assimilarem o aprendizado.

Estimula a criatividade

Como é uma forma de expressão artística, o lettering também é uma ferramenta poderosa para as crianças soltarem a criatividade e a imaginação. São habilidades importantes para o desenvolvimento infantil e, diferente do que muitas pessoas pensam, precisam ser exercitadas para se fortalecerem.

Favorece o autoconhecimento

Outro ponto interessante é a possibilidade da criança expressar seus sentimentos nos desenhos. Sem dúvida, o lettering pode se tornar um meio para a criança se desenvolver emocionalmente ao levar para o papel suas alegrias e angústias.

Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina

A coordenação motora fina é uma habilidade indispensável nos primeiros anos de vida que é amplamente favorecida pela escrita. No caso do lettering, esse aprendizado se torna mais artístico e divertido.

É interessante estimular as variações de força no traço e diferentes estilos de letras, incluindo até linhas-guia para facilitar o exercício. Com isso, a criança irá praticar o controle de suas mãos e desenvolver uma espécie de “memória muscular” para repetir os traços novamente.

Favorece a paciência e concentração

Treinar uma nova habilidade e aprender a desenhar algo que requer tempo e dedicação resulta em outros importantes aprendizados na infância: paciência e concentração. Afinal, para um lettering ser feito de forma satisfatória, a pessoa deve prestar atenção e dar espaço para poucas distrações.

Essas habilidades acabam sendo absorvidas de forma ampla e marcante, agregando benefícios para a vida toda. Além disso, também facilita outros aspectos práticos de aprendizado, como exercícios matemáticos.

Passo a passo para ensinar lettering para crianças

Agora que já conhecemos os benefícios de ensinar lettering para crianças, chegou o momento de aprender como fazer isso de forma prática. O primeiro passo é reunir os materiais adequados, que podem ser encontrados em grandes papelarias.

Blocos de papel para desenho

Brush pen - canetas com pontas flexíveis em formato de pincel.

Caneta hidrográfica

Lápis de cor

Lápis preto

Borracha

Com os materiais em mãos, comece a treinar fazendo um esboço do que será desenhado com o lápis preto. Essa etapa é importante para a criança aprender a importância do planejamento, apesar do rascunho não ser algo obrigatório.

Depois, já podemos partir para a parte divertida do lettering, utilizando as brush pens e canetas hidrográficas para adicionar cor às letras. Uma forma de estimular a criança nos exercícios é treinar os traços junto com ela, transformando a atividade em um momento familiar.

Galos (pneus)

 


Materiais:
- pneu
- tinta: pode se usar tinta esmalte sintético, tinta a óleo, tinta automotiva , tinta epóxi (é mais resistente aos intempéries) epara um acabamento melhor recomendo fazer a pintura como o uso de um compressor.
- pneu cortado com serra tico-tico.
obs: os pneus devem ser devidamente furados, para não acumularem água.

A importância do hábito da leitura


O trabalho diário com que se desenvolve a leitura escolar na educação de jovens e adultos, algumas vezes é aplicado de forma errônea, pois é passado de maneira obrigatória e que muitas das vezes não traz significado para o educando, fazendo com que não provoque nos alunos uma motivação, por que nem sempre o que motiva os educandos a ler é uma posição social, às vezes há a necessidade de decifrar simples palavras, a placa de rua, letreiro de ônibus, bula de remédio, ou desejo de ler uma história aos seus filhos e netos. 

Quando não existe a motivação, o desinteresse é inevitável por parte dos mesmos. Assim, a leitura deixa de ter valor em si, transformando-se numa mera metodologia, em uma prática repetitiva, cotidianamente onde coloca o professor como aquele que tudo sabe, impedindo que o ”leitor-aluno” se expresse com relação ao texto lido. 

Diante desses fatos, coloca-se o problema gerador deste estudo: de que forma o hábito da leitura pode ser desenvolvido no ensino – aprendizagem na educação de jovens e adultos, EJA. 

O estudo aqui abordado, constitui-se em uma pesquisa qualitativa, esta tem como finalidade conseguir dados voltados para compreender as atitudes, motivações e comportamentos de determinado grupo de pessoas. 

Tal pesquisa tem o objetivo de observar o desenvolvimento do hábito de leitura em sala de aula na modalidade da EJA. 

O interesse por esse tema surgiu por meio de pesquisas feitas na área de aprofundamento realizadas por meio da disciplina Educação de Jovens e Adultos e para destrinchar ainda mais minha pesquisa, tive como objetivos específicos: 
• Analisar as práticas do docente como mediador no ensino da leitura, 
• Verificar a relação entre teoria e prática dos professores da EJA, 
• Conhecer que material didático é utilizado em sala de aula, 
• Analisar a frequência da leitura tanto dos alunos e quanto dos professores 
•Identificar o tipo de leitura utilizado pelos professores em sala de aula 
O tema que desenvolvi neste estudo é: 
A importância do hábito da leitura no ensino/aprendizagem na modalidade de EJA. 
Por sua vez, a construção do problema coloca como questão principal a seguinte indagação: 
De que forma o hábito da leitura pode ser desenvolvido no processo de ensino – aprendizagem na EJA? 
Diante disso, o trabalho poderá contribuir para educadores da modalidade de Jovens e Adultos, atentando ainda mais para a parceria professor- escola e assim melhorar o incentivo à leitura, saindo dos tradicionais livros didáticos e partindo para o uso dos gêneros textuais, formando leitores com senso crítico.
 


É através da leitura que teremos cidadãos letrados e com senso crítico. 
Esse tema tem uma relevância boa, e é importante que mais pesquisadores, escrevam sobre esse tema. O objetivo principal desse trabalho é observar o desenvolvimento do hábito de leitura em sala de aula na modalidade da EJA, e pude comprovar que apesar de existir esse incentivo, ainda não é suficiente para tornar alunos com senso crítico. Para que isso ocorra é preciso intensificar a parceria entre professor e escola, com mais projetos que prezem a leitura e a interpretação de textos, utilizando não só o livro didático ou textos que a escola disponibiliza, mas que façam uso dos gêneros textuais presentes no nosso cotidiano. Diante disso, a experiência a mim proporcionada por essa pesquisa foi de grande importância tanto para minha formação como professora, como para minha vida pessoal, o incentivo à leitura é de suma importância para a Educação de Jovens e Adultos e é preciso conscientizar cada vez mais os profissionais de educação sobre essa importância.