POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Como as plantas podem ser importantes para o desenvolvimento infantil, e como elas podem promover o bem-estar e a saúde do seu filho.

Vantagens do contato das crianças e os pais com a natureza, dentro e fora de casa.:

-as plantas são capazes de remover as toxinas responsáveis pela poluição do ar em ambientes fechados.

-as plantas auxiliam em até 20% a redução do acúmulo de poeira do ar nas residências. 

-as plantas em casa influenciam o humor das crianças para melhorevitando o estresse e aumentando o nível de felicidade dos moradores. 

Com isso, já podemos perceber que ter um toque verde em casa vai muito além do que uma tendência de decoração. Mas também melhorar a convivência entre os pais e filhos, a qualidade de vida e também a saúde mental.



Confira a seguir como o impacto positivo das plantas para as crianças, e como elas podem beneficiar em seu desenvolvimento pessoal.

  • Vantagens de ter plantas em casa
  • Benefícios das plantas para as crianças
  • Plantas ideais para crianças
  • Principais cuidados com as plantas
  • Quais plantas não escolher para o seu filho?

 

Vantagens de ter plantas em casa

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, mesmo com a crise mundial causada pela pandemia do coronavírus, o setor da floricultura no Brasil encerrou o ano de 2020 com um crescimento de 10% em sua economia.

Com isso, podemos perceber que nem mesmo uma enorme pandemia conseguiu evitar a percepção das pessoas em relação à importância das plantinhas dentro de suas residências. 

Isso porque, por promoverem o bem-estar e outros benefícios maravilhosos para a saúde mental e física, as plantas podem causar um certo alívio nos dias de home office e isolamento social.

Ademais, a prática do cultivo de plantas também é considerada uma atividade terapêutica, reduzindo os sintomas ligados à depressão e outros transtornos psicológicos, segundo uma pesquisa divulgada pelo ScienceDirect

Veja abaixo as principais vantagens de ter plantas dentro da sua casa:

1. Purificam o ar

Algumas plantas como a hera, lírio-da-paz e crisântemo, podem absorver melhorar alguns poluentes como a amônia, o tolueno e o formaldeído, que são extremamente prejudiciais à saúde. É o que afirma a NASA, em pesquisa realizada na década de 1980. 

Entre essas espécies, algumas outras também podem ajudar na absorção de compostos poluentes, como: a espada-de-são-jorge, aloe vera, jiboia, areca-bambu, entre outras.

2. Ajudam a relaxar

Além de proporcionar um ambiente mais relaxante em casa, o cultivo de plantas também é considerado terapêutico para você relaxar a sua mente e se distrair.

As plantas possuem um aroma natural para deixar a residência com mais perfumada e agradável. Aposte em flores como a gardênia e a lavanda, que possuem um perfume característico. 

3. Minimizam a dor e a ansiedade

Sociedade Americana de Ciências da Horticultura realizou um estudo em 90 pacientes recém-operados. E o resultado foi incrível: todos os que receberam arranjos de flores e folhagens em seus quartos, tiveram uma melhora significativa, com uma frequência cardíaca mais regulada, menores índices de ansiedade e fadiga e menor pressão arterial.

4. Estimulam a criatividade 

Você sabia que plantas mais coloridas auxiliam na sua criatividade

É isso mesmo! Um especialista da Costa Farms sugere que pessoas que sofrem com bloqueio criativo vão para um ambiente mais florido, já que elas ajudam a energizar o ambiente e gerar inspiração para facilitar o processo criativo.

5. Servem como umidificadores naturais

As plantas podem ser ótimas para hidratar o ambiente com suas gotículas de água geradas durante a transpiração. Por isso, tente substituir o seu umidificador convencional por plantas, como samambaias, por exemplo.

6. Ajudam na concentração

Um estudo elaborado pela Universidade Royal College of Agriculture revelou que os estudantes que tiveram contato com um ambiente mais verde, apresentaram 70% a mais de atenção durante as aulas.

7. Apresentam poderes curativos

Há milhares de anos que algumas espécies de plantas são utilizadas para curar diversas doenças, como a babosa, que ainda é muito utilizada em espécie de gel para o tratamento de queimaduras e outras feridas.

8. Reduzem crises alérgicas

Você sofre com crises alérgicas, como a rinite? Uma sugestão é contar com clorofitos em casa. Eles são capazes de absorver partículas alergênicas, como a poeira, e reduzir suas crises de alergia.

9. Acalmam a visão

Uma paisagem verde pode aliviar a tensão da sua vista. Por esse motivo, tente colocar plantas mais próximas à mesa do trabalho que tenha o seu computador ou perto do seu local de leitura. Essa pode ser uma ótima opção para não cansar a sua visão.

Com esses itens você já compreendeu como as plantas podem agregar para a sua saúde. Inclusive, já produzimos um conteúdo sobre as plantas ideais para você cultivar na sua casa. Clique aqui e confira!

 

Benefícios das plantas para as crianças

Quando falamos de plantas, estamos tratando de seres vivos, e não simplesmente de objetos decorativos. Certo? Por esse motivo, é fundamental cuidar o máximo possível da saúde da sua plantinha com regas e podas frequentes.

Inclusive, a prática do cultivo de plantas, pode ser uma ótima oportunidade para os pais ensinarem os seus filhos a respeitarem e cuidarem da natureza. Além disso, essa também pode ser uma atividade excelente para ser feita em família, criando e fortalecendo os vínculos afetivos entre os pais de filhos.

Vale destacar que as plantas auxiliam as crianças em questões relacionadas ao desenvolvimento pessoal, como as habilidades motoras, através do contato com os cheiros, cores e texturas da natureza.

Outro aprendizado que os pequenos terão será sobre a responsabilidade, já que a sobrevivência das plantas dependerá 100% de seus cuidados.

Veja outros benefícios das plantas para as crianças:

Desenvolvimento dos sentidos:

Quando o seu filho passa a ter mais proximidade com a natureza, ele começa desenvolver mais o seus sentidos cognitivos, como o olfato, através das ervas aromáticas, o paladar, ao provar os frutos, o tato, ao sentir as diferentes texturas de folhas e flores e a visão, ao observar os diferentes cores e formatos das plantas.

Organização:

Com um contato mais frequente com o meio ambiente fica muito mais fácil para os pequenos aprenderem as diferentes espécies de plantas através das suas cores, folhagens e estrutura. Com isso, elas também poderão exercitar sua organização pessoal, classificando as plantinhas em categorias, entre as que dão ou não dão frutos, as que são aromáticas, as que podem ser utilizadas como temperos, as que servem para fazer chás e óleos e também as medicinais.

Maior aceitação da diferença:

responsabilidade nos cuidados com as plantas também fará com que as crianças percebam que cada espécie possui suas diferentes necessidades e particularidades, assim como os seres humanos. E assim, eles aprenderão a respeitar as diferenças alheias.

Aprendem sobre o ciclo da vida:

Existem algumas plantas frutíferas que podem ser utilizadas para as crianças acompanharem um ciclo de vida mais completo, cultivando com frutos, flores, sementes e folhas. O cultivo pode ser feito com amoras, mexericas, jabuticabas, limões e romãs em pequenos vasos.

Maior respeito à natureza:

Sabemos que está cada vez mais difícil agregar a ideia da importância da sustentabilidade na vida dos adultos… E fica ainda mais complicado quando se trata de crianças. Porém, se o seu filho tem a presença das plantas durante a rotina, ficará mais fácil ensinar como a poda irregular das árvores pode impactar na camada de ozônio, como as plantas são essenciais para ajudar a limpar o ar, entre outros fatores. Com isso, elas podem se tornar mais conscientes com o meio ambiente.

Aprendem a cuidar dos seres vivos

Um exercício interessante que você pode utilizar para ensinar o seu filho a ter mais cuidado com os seres vivos é explicar os motivos que levam a planta a dependerem de certos cuidados para que elas tenham uma ideia mais humanizada sobre as verdinhas.

Mais responsabilidade:

Assim como os pets, as plantas são seres vivos que necessitam da responsabilidade dos seus donos. Por isso, é importante ressaltar que não pode arrancar ou machucar as folhas, e também é necessário regá-las e cuidá-las periodicamente. Depois de um tempo, você pode incentivar o seu filho a regar e cuidar das plantas sozinho. O que acha?

Melhora na alimentação:

Como as crianças estão super habituadas a verem os alimentos já prontos, elas acabam não entendendo de onde vieram e como foram produzidos. Tente mostrar como funciona o ciclo de crescimento das frutas, verduras e legumes. Assim eles terão uma maior ideia e entendimento sobre o que estão consumindo, talvez até despertando um maior interesse pela nutrição.

Foi descoberto por uma pesquisa feita pela Universidade da Flórida (EUA), que as pessoas que tinham um maior contato com a natureza e a jardinagem durante sua infância, consomem 15% a mais de legumes e frutas em relação àqueles que não tinham.

Exercita a paciência:

Como a criança tem a oportunidade de acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento das plantas desde a primeira semente, ela acaba aprendendo a exercitar a paciência, já que é preciso esperar até chegar o amadurecimento do fruto ou o desabrochar das flores.

Em resumo, mesmo que pareça uma atividade super simples, a prática do cultivo de plantas pode causar um enorme impacto na saúde, formação e educação das crianças, já que a ideia da importância e necessidade do cuidado com o meio ambiente está cada vez mais presente nas nossas vidas.

Sendo assim, o incentivo ao contato das crianças com as plantas faz com que elas desenvolvam uma maior sensibilidade em relação ao ecossistema.

Plantas ideais para crianças

Se você está em busca de plantas mais seguras, que podem ser divertidas e educativas para os pequenos, aí vai uma dica: evite espécies que sejam tóxicas. Além de prejudicar a saúde do seu filho, também pode prejudicar o seu bichinho de estimação.

Vale ressaltar que você deve escolher plantas que tenham um tamanho adequado para o seu filho e também seja mais fácil de cultivar. Ok?

Também converse com o seu pequeno para entender quais são os seus interesses, para optar por plantinhas que chame mais a atenção dele.

Veja algumas plantas que são mais adequadas para crianças:

Petúnia Roxa

Com opções de flores roxas e brancas, as petúnias roxas são perfeitas para crianças que gostam de praticar jardinagem ao ar livre. Elas podem ser super divertidas, por atraírem beija-flores e borboletas para o seu jardim.

Girassol

Essa também é uma planta que atrai muitos passarinhos e oferece néctar para as borboletas. Por ser inofensiva a crianças, o cultivo deve ser feito ao ar livre, em dias ensolarados, de preferência.

Suculentas

Por serem super fáceis de fazer manutenção e por possuírem muita textura, as suculentas são ótimas para as crianças explorarem as diferentes formas, padrões e tamanhos das folhas. Além disso, elas não machucam e não são venenosas

Amor-perfeito

Essas flores contam com uma grande diversidade de cores em suas pétalas, sendo um dos motivos por serem mais comuns no paisagismo. Além de terem um rápido crescimento, elas podem ser cultivadas em vasos, jardins ou canteiros.

Dálias vermelhas e amarelas

Um dos principais atrativos dessa espécie é a coloração das pétalas, que podem ser laranjas, amarelas e vermelhas. Além disso, elas também são conhecidas por atrair borboletas para o seu jardim.

Capuchinha

Apresentando lindos tons de vermelho, amarelo, rosa, laranja e creme, a capuchinha apresenta um visual exótico, com plantas seguras e também comestíveis, sendo utilizados para remédios naturais.

Filodendro-brasil

Com baixa manutenção, não apresenta riscos para as crianças e possui rápido crescimento. São super fáceis de cuidar, e também adaptáveis para jardins e decorações criativas.

Trevo Roxo

Trevo Roxo é considerado uma planta super dinâmica e divertida, já que suas folhas roxas se abrem e se fecham em resposta à luz do sol ou à luz baixa. 

Begônia

Se desenvolve melhor em clima quente, essa plantinha é super fácil de cuidar e não deve estar exposta em lugares que possuem muito vento. 

Quais plantas não escolher para o seu filho?

Agora que você já conhece algumas plantas que podem ser ideais para criança, queremos te alertar sobre plantas que devem ser evitadas, pois podem causar alergias e oferecer perigo por conta de seus espinhos, como: azaléias, mamonas, bicos-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, copos-de-leite, entre outros.

Principais cuidados com as plantas

Ensine o seu filho sobre os principais cuidados para cultivar as plantas em casa:

  • Mantenha as plantas próximas de janelas ou varandas para que tenham maior contato com a luz, já que elas sobrevivem à base de fotossíntese.
  • Deixe a sua planta em ambientes que tenham janela com o máximo possível de circulação de ar. Evite deixá-las em lugares fechados, pois isso pode acabar prejudicando a saúde das plantas e aumentando as chances de uma proliferação de fungos.
  • Cada planta possui seu devido procedimento em relação à rega. Existem algumas que precisam ser regadas apenas uma vez na semana, e outras espécies exigem, pelo menos, três vezes na semana. Por isso, na hora de comprar a sua planta, pergunte como deve ser a periodicidade da rega.
  • Aplique adubo a cada três meses para favorecer o crescimento das plantas.


Conclusão

Durante esse texto você aprendeu quais são as vantagens de cultivar plantas em casa, como elas beneficiam a sua saúde e do seu filho, como elas ajudam no desenvolvimento pessoal das crianças, quais plantas são as mais ideais, quais plantas não escolher e quais são os principais cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.