POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Essa proposta usa a ideia de "blindado" de forma simbólica, protetiva e artística, sem foco bélico, valorizando proteção, segurança e criatividade

- PLANO DE AULA: “MEU CORAÇÃO BLINDADO DE AMOR”

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 2 dias (ou 2 momentos de 50 min)

- OBJETIVOS

Desenvolver a criatividade e coordenação motora.

Compreender, de forma simbólica, o que é estar protegido/blindado.

Estimular a expressão de sentimentos (amor, carinho, proteção).

Explorar conceitos de resistência e proteção através da arte.

Trabalhar linguagem oral e afetiva.

- HABILIDADES BNCC

EI03CG01 – Demonstrar empatia ao identificar e respeitar sentimentos e necessidades do outro.

EI03EF03 – Explorar diferentes materiais, texturas e formas em produções artísticas.

EI03ET03 – Manifestar curiosidade e interesse ao observar objetos, elementos da natureza e fenômenos do mundo físico.

EI03TS01 – Participar de brincadeiras, respeitando regras e combinados.

- ATIVIDADE LÚDICA E ARTÍSTICA: "O BLINDADO DO BEM"

- Materiais:

Caixas de papelão grandes (tipo caixa de eletrodomésticos)

Rolinhos de papel higiênico/papel toalha (para canhões fictícios, periscópios etc.)

Tinta guache, pincéis, giz de cera

Tesoura sem ponta, fita adesiva larga, cola

EVA, papel colorido, tecidos, glitter

Corações recortados de papel

- Desenvolvimento:

1- Roda de conversa:

Pergunte:

“Você sabe o que significa estar protegido?”

“O que te deixa mais seguro?”

Apresente o termo “blindado” como algo que protege muito bem.

Exemplo simbólico:

- "Assim como um guarda-chuva nos protege da chuva, um blindado nos protege de perigos. Podemos imaginar um coração blindado de amor!"

2- Construção coletiva:

As crianças ajudam a montar um “veículo blindado do bem” com papelão.

Cada criança decora uma parte com corações, flores, escudos coloridos.

O canhão simbólico pode lançar “palavras bonitas” ou “abraços imaginários”.

3- Personificação e dramatização:

Crianças podem entrar no “blindado do amor” e dizer uma palavra que protege: amizade, cuidado, amor, abraço, colo...

O blindado anda pela sala (puxado com barbante ou rodinhas de garrafa PET) levando mensagens de carinho.

- EXPLICAÇÃO SIMBÓLICA (para crianças)

- “Blindado é uma palavra difícil, mas quer dizer muito protegido. Como um cofre que guarda um tesouro! Hoje vamos brincar de fazer um blindado que guarda o que temos de mais precioso: o amor, o carinho e a amizade.”

- ENCERRAMENTO E RODA DE CONVERSA

Cada criança desenha o que protegeria dentro do seu blindado.

Construa um “escudo simbólico” com cartolina onde elas desenham o que as protege: papai, mamãe, amigos, professores, bichinhos…

- AVALIAÇÃO

Participação nas conversas e nas atividades.

Expressão artística e afetiva nas produções.

Demonstração de empatia e compreensão do conceito simbólico de proteção.

Cooperação durante a construção coletiva.

- VARIAÇÕES (Outras Faixas Etárias)

Berçário I/II: uso de tecidos, caixas pequenas e elementos sensoriais para “mini blindados”.

Ensino Fundamental I: aprofundar o conceito com noções de física (resistência dos materiais), cidadania (o que protege a sociedade) e escrita (poemas sobre o que me protege).

Educação Inclusiva: usar materiais acessíveis (texturas, sons), adaptar a linguagem e incluir mediação de sentido.



Tanque da Imaginação: construindo histórias e aventuras com papelão

Atividade: "Tanque da Imaginação"

- Objetivos:

Trabalhar noções de formas geométricas (círculo, retângulo, quadrado).

Estimular a coordenação motora ampla e fina.

Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Explorar a imaginação e a linguagem simbólica através da construção.

- Materiais:

1 caixa grande de papelão (corpo do tanque)

1 caixa menor (cabine do tanque)

Rolo de papel toalha ou papel alumínio (cano do tanque)

Pratinhos ou círculos de papelão (rodas)

Tinta guache, pincéis, cola quente (uso do adulto), fita adesiva

Retalhos, papel colorido, tampinhas, cartolina (decoração)

- Desenvolvimento:

1- Conversa inicial:

Fale sobre veículos diferentes (carros, trens, tratores, tanques) e para que eles servem — destaque os tanques que ajudam em situações difíceis como enchentes, resgates, e não para a guerra.

Estimule o pensamento: "Se você tivesse um tanque mágico, onde ele iria?"

2- Construção coletiva:

As crianças ajudam a montar a estrutura com caixas.

O tubo de papelão será o “canhão mágico” do tanque (pode lançar flores, bolhas ou livros, por exemplo).

Pintura e decoração com cores livres, adesivos e colagem de elementos recicláveis.

3- Exploração simbólica:

Criação de histórias com o tanque: "O tanque que espalhava alegria", "O tanque voador da floresta encantada", etc.

Pode-se incluir fantasias, narração de histórias ou brincadeiras de faz-de-conta com o tanque como cenário.

- Campos de Experiência da BNCC:

Corpo, gestos e movimentos

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Traços, sons, cores e formas

- PLANO DE AULA COMPLETO


Título: Tanque da Imaginação – Construção com papelão

Faixa etária principal: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Duração: 1 a 2 aulas de 50 minutos

- Objetivos de Aprendizagem

Estimular a coordenação motora fina e ampla.

Explorar formas geométricas no espaço tridimensional.

Desenvolver a imaginação e a linguagem simbólica.

Incentivar o trabalho colaborativo e a escuta entre pares.

Trabalhar a reutilização de materiais e a consciência ecológica.

- Habilidades da BNCC (Educação Infantil)

Campos de Experiência:

- Corpo, gestos e movimentos

EI03CG05: Coordenar suas habilidades manuais no manuseio de objetos diversos em atividades que envolvam encaixar, empilhar, recortar, colar, entre outros.

- Traços, sons, cores e formas

EI03TS01: Explorar e manusear materiais, objetos e instrumentos diversos em atividades artísticas.

EI03TS02: Utilizar cores, formas e texturas nas produções artísticas.

- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

EI03ET03: Estabelecer relações entre objetos com base nas suas propriedades observáveis (cor, forma, tamanho, textura, espessura).

- Escuta, fala, pensamento e imaginação

EI03EF08: Relatar experiências vividas e narrar fatos e histórias, reais ou imaginários.

- Materiais Necessários

Caixas de papelão grandes e pequenas

Rolos de papel (toalha, alumínio)

Tesouras sem ponta, fita adesiva, cola branca

Tinta guache, pincéis, papel colorido, tampinhas, pratinhos, canetões

Mantas ou tecido (se quiser usar para decoração do "tanque")

- Etapas da Aula

1- Roda de Conversa Inicial (10 a 15 minutos)

Perguntar: "Que tipos de veículos vocês conhecem?"

Mostrar imagens de tanques reais e tanques de brinquedo.

Explicar o foco do tanque como veículo de resgate ou transporte mágico.

2- Construção Coletiva (25 a 30 minutos)

Dividir as crianças em grupos (se houver muitas).

Ajudar a montar com fita e cola quente (somente adulto).

Deixar que pintem, colem, decorem e expressem livremente.

3- História e Imaginação (15 minutos)

Criar uma história coletiva: “Nosso tanque viajou para…”

Estimular com perguntas: “O que ele levou? Quem ele encontrou? O que espalhou pelo mundo?”

- Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, com base na observação de:

- Participação ativa na construção e exploração do brinquedo.
- Interação com os colegas (respeito, colaboração).
- Capacidade de expressar ideias durante a criação e narração.
- Identificação de formas e uso criativo de materiais.

- Variações por faixa etária e contexto

- Ensino Fundamental I (6 a 8 anos):

Introduzir medidas e proporções nas caixas.

Explorar formas geométricas tridimensionais com mais profundidade.

Criar um roteiro escrito da história vivida com o tanque.

Relacionar com temas de paz, solidariedade e preservação ambiental.

- Inclusão (Educação Especial):

Oferecer materiais táteis, com texturas diferentes.

Permitir pintura com os dedos ou carimbos.

Ajudar na manipulação com apoio físico ou adaptações.

Valorizar toda forma de participação e expressão.

- Terapia na Terceira Idade:

Relembrar memórias de infância com brinquedos feitos à mão.

Trabalhar coordenação motora e socialização em grupos.

Criar histórias para crianças (intergeracionalidade).

Estimular autoestima ao ver sua criação pronta e funcional.

- Sugestão de Extensão

- Tirar fotos das crianças com os tanques e montar um mural da "Fábrica de Tanques Mágicos".
- Escrever a história coletiva e montar um pequeno livro com ilustrações dos alunos.

Corrida das Emoções e dos Números


- Objetivo da Atividade

Estimular a contagem e o reconhecimento dos números.

Trabalhar cores e formas.

Explorar as emoções por meio de expressões faciais.

Desenvolver a coordenação motora fina com a construção dos carrinhos.

- Campos de Experiência (BNCC)

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Eu, o outro e o nós

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

- Materiais Necessários

Rolos de papelão (um para cada criança)

Tinta guache ou papel colorido (para pintar os carrinhos de diferentes cores)

Rolinhos de EVA ou tampinhas de garrafa (para fazer as rodas)

Cartelas com números (1 a 5 ou 1 a 10)

Expressões de emoções (desenhos ou emojis: feliz, triste, bravo, assustado etc.)

Cola, tesoura sem ponta

Cartolina para fazer uma pista de corrida

- Descrição da Atividade

1- Construção dos Carrinhos:

Cada criança recebe um rolo de papelão e o decora com tinta ou papel colorido. Em seguida, cola as rodas (EVA ou tampinhas). Cada carrinho será de uma cor diferente.

2- Adição das Emoções:

As crianças escolhem uma carinha de emoção (pode ser colada na frente ou no “rosto” do carrinho). Elas podem dizer por que escolheram aquela emoção e quando se sentem assim.

3- Numeração:

Cada carrinho recebe um número de 1 a 10 (de acordo com a faixa etária). Pode-se colar o número no topo ou na lateral do carrinho.

4- Corrida Matemática:

Em uma pista desenhada no chão ou em cartolina, as crianças colocam os carrinhos na largada.

A professora mostra uma cartela com um número e uma cor (ex: “Número 4 e cor azul”).

A criança que tem o carrinho com essas características avança uma casa.

Pode-se variar: avança quem tem o número maior, o menor, ou quem somar o número pedido com outro.

- Dicas para Exploração Matemática

Sequência numérica: organizar os carrinhos em ordem crescente ou decrescente.

Contagem oral: contar quantos carrinhos estão com carinha feliz, triste, etc.

Cores: agrupar por cores e contar quantos carrinhos há em cada grupo.

Emoções: fazer gráfico com as emoções mais escolhidas.



Vamos Contar os carrinhos e modelar os números

Objetivo:

Estimular a contagem, associação número-quantidade e coordenação motora fina.

Materiais necessários:

Massinha de modelar colorida

Cartelas impressas com desenhos de carrinhos (1 a x carrinhos por cartela)

Números móveis (ou escritos à mão em cartelinhas) de 1 a x

Tapetinho ou mesa para apoiar

- Passo a passo da atividade:

1- Distribuição das cartelas

Cada criança recebe uma cartela com uma quantidade diferente de carrinhos desenhados.

2- Contagem e associação

A criança observa e conta quantos carrinhos estão na sua cartela.

3- Modelar com massinha

Para cada carrinho contado, a criança molda uma “bolinha” ou “roda” de massinha e coloca sobre o carrinho correspondente — isso reforça a correspondência termo a termo (1 carrinho = 1 bolinha).

4- Relacionar com o número

Depois de colocar a massinha, a criança escolhe o número correspondente (de um conjunto de números móveis) e posiciona ao lado da cartela.

5- Troca de cartelas

As crianças trocam entre si as cartelas e repetem o processo com diferentes quantidades.

- Dicas pedagógicas:

Incentive as crianças a contar em voz alta.

Pode-se usar carrinhos reais pequenos como alternativa ou complemento visual.

Para ampliar, peça que modelem os números com a massinha também.

- Variações:

Utilizar cartelas com outros temas (frutas, animais, bolas, etc.).

Fazer desafios orais: “Quem tem mais carrinhos? Quem tem menos?”

Utilize massinha de modelar e deixe 
a experiência  ainda mais sensorial e divertida


Atividade Lúdica: Vamos Contar com Carrinhos e Modelar os Números!

Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)

Objetivos:

Estimular a contagem oral e visual

Trabalhar a coordenação motora fina

Favorecer a associação número-quantidade

Desenvolver a percepção tátil e visual com a massinha

- Materiais:

Cartelas com desenhos de carrinhos (quantidades variadas)

Massinha de modelar colorida

Base de apoio (mesa ou tapetinho plástico)

- Passo a passo:

1- Distribuir cartelas
Entregue a cada criança uma cartela com um número diferente de carrinhos desenhados.

2- Contagem
A criança conta quantos carrinhos estão desenhados em sua cartela.

3- Bolinha para cada carrinho
Com massinha, ela faz uma bolinha (ou outra forma) e coloca uma sobre cada carrinho — reforçando a noção de correspondência 1:1.

4- Modelar o número com massinha
Depois da contagem, a criança molda o número correspondente (por exemplo, “5”) com a massinha, usando as mãos para formar o número e colocando-o na parte superior ou inferior da cartela.

5. Socialização (opcional)
As crianças apresentam suas cartelas para o grupo, dizendo:
– “Eu contei 5 carrinhos, e fiz o número 5 com massinha!”

- Sugestão extra:

Monte um “painel de números com massinha” para exibir os números moldados pelas crianças durante a semana.

Mini Basketball Matemático

Educação Infantil (4 a 5 anos)

Objetivos:

Desenvolver a coordenação motora ampla;

Iniciar o reconhecimento de números;

Estimular contagem oral e noção de quantidade.

Como aplicar:

A criança tenta acertar a bolinha em um dos copos.

Depois, conta o número que acertou com a ajuda do professor.

Pode usar fichas ou blocos para representar a pontuação visualmente.

Exemplo de fala com a criança:

“Você acertou o número 10! Vamos contar até 10 juntos?”


Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 3º ano)

Objetivos:

Praticar adição e subtração de forma divertida;

Comparar números e pontuações;

Trabalhar resolução de problemas simples.

Como aplicar:

Cada aluno joga 3 vezes e soma os pontos obtidos.

Pode-se criar desafios, como:

“Quem faz exatamente 35 pontos em 3 jogadas?”

“Você tem 2 jogadas. Qual a maior pontuação possível?”

Variante:

Adicionar operações no jogo (ex.: acertar um copo com multiplicação).

Fazer duplas e calcular a média dos pontos.

- Materiais:

Copos coloridos

Cartolina ou papelão

Canetas coloridas

Bolinhas de papel, ping pong ou tampinhas

- Habilidades BNCC trabalhadas:

EI03ET05, EF01MA05, EF02MA06, EF03MA07

(Identificar números, realizar adições e subtrações, resolver problemas simples do cotidiano)




Matemática fatiada: raciocínio em forma e cor


Imagem 1 

 Frações com pratos de papel (flores de fração)

Conteúdo: Frações (1/2, 1/4, 1/8, 1/9, 1/10)

Materiais: Pratos de papel, papel colorido, tesoura, cola, marcador.

- Educação Infantil:

Introdução ao conceito de “metade” com apenas 2 pedaços (1/2).

Usar a ideia de partilha: "Vamos dividir o prato em duas partes iguais?"

Associar a quantidade com o visual (sem precisar usar a notação fracionária).

- Fundamental I (1º ao 5º ano):

Trabalhar o reconhecimento das frações: 1/2, 1/4, 1/8 etc.

Montar e desmontar os pratos-fração para entender equivalência (ex: 2/4 = 1/2).

Jogos: montar a flor com as partes corretas.

- Fundamental II (6º ao 9º ano):

Explorar frações equivalentes, soma de frações com mesmo denominador.

Resolver desafios: “Quantos pedaços de 1/8 formam 1/2?”

Introdução ao cálculo com frações.

Imagem 2

Fatias de pizza com números e pepperoni

Conteúdo: Contagem, correspondência número-quantidade.

Materiais: Papel colorido, cola, canetinha.

- Educação Infantil:

Contagem de pepperonis: “Quantas bolinhas tem essa fatia?”

Associar número à quantidade representada.

Jogo: encontrar a fatia que corresponde ao número pedido.

- Fundamental I:

Atividades com adição: “Quantas bolinhas têm 2 fatias juntas?”

Introdução à subtração: “Se tirar uma bolinha, quantas sobram?”

Explorar multiplicação com base nas bolinhas.

- Fundamental II:

Adaptação para frações: cada fatia representa 1/8 da pizza → trabalhar proporção.

Estimativas e problemas com porcentagens baseadas nas fatias.

Imagem 3

Sorvetes com bolas numeradas

Conteúdo: Formação de números, adição, decomposição.

Materiais: Cartolina colorida, canetinha, tesoura.

- Educação Infantil:

Formar sorvetes com bolas numeradas até 5 ou 10.

Jogo: “Encontre duas bolas que somam o número no cone.”

Atividade de pareamento e cores.

- Fundamental I:

Resolver contas de adição e subtração usando as bolas.

Desafios com decomposição: “Que números formam o 9?”

Jogo de montar o maior número com 3 bolas.

- Fundamental II:

Adaptar para números decimais ou frações (ex: bola com 0,5 ou 1/2).

Problemas com soma de decimais ou frações usando os sorvetes.


- PLANO DE AULA – MATEMÁTICA LÚDICA COM FRAÇÕES E NÚMEROS

TEMA: Frações e Números com Material Manipulável
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos
MODALIDADE: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II (com adaptações)
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
HABILIDADES BNCC:

EI03ET04 (EI): Estabelecer relações entre a quantidade de elementos de um conjunto e sua representação numérica.

EF02MA06 (EF I): Relacionar a fração com a ideia de partes de um todo.

EF05MA05 (EF I): Representar frações equivalentes e comparar frações.

EF06MA06 (EF II): Resolver e formular problemas que envolvam frações de quantidades.

-  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o conceito de frações como partes de um todo.

Estimular a contagem, associação de número à quantidade e adição.

Relacionar frações com figuras visuais (pizza, flor, sorvete).

Desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora fina.

- RECURSOS

Pratos de papel (para flores de frações)

Papel colorido (para pizza e sorvetes)

Tesoura sem ponta

Cola e canetinhas

Cartolina

Caixa organizadora

- EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADE ADAPTADA

1- Atividade: Pizza dos Números

Cada criança recebe uma fatia de pizza com bolinhas (pepperoni).

Contam as bolinhas e relacionam com o número.

Jogo: “Achar a fatia que tem o número tal.”


2- Atividade: Sorvete de Adição

Cones com números e bolas numeradas.

Desafio: montar sorvetes com 2 bolas que somem o número do cone.

- ENSINO FUNDAMENTAL I – ATIVIDADE ADAPTADA

1- Flores das Frações

Cada grupo monta um prato com 2, 4, 8 ou 10 partes.

Comparam frações: Qual pedaço é maior? 1/2 ou 1/4?

2- Pizza dos Números

Cada fatia é 1/8 da pizza.

Desafio: montar pizzas com frações diferentes (1/4 = 2/8).

3- Sorvetes Matemáticos

Montar sorvetes com bolas que somem até 10.

Introdução à decomposição e equivalência.

- ENSINO FUNDAMENTAL II – ATIVIDADE ADAPTADA

1- Desafio das Frações

Cada grupo monta uma flor de fração e resolve:

Quantos pedaços de 1/8 formam 1/2?

Qual é a fração equivalente a 2/4?

2- Pizza Decimais e Porcentagem

Usar fatias com decimais (0.125 = 1/8).

Desafios de soma, equivalência e comparação.

3- Sorvetes de Cálculo

Números decimais nas bolas.

Criar sorvetes com soma exata de 1,00.

- AVALIAÇÃO

Participação nas atividades.

Capacidade de montar frações corretamente.

Compreensão dos conceitos ao final da aula (oralmente ou por escrita).

Socialização e colaboração em grupo.

- AMPLIAÇÃO (OPCIONAL)

Criar um mural das “Pizzas Matemáticas” ou “Sorvetes de Frações”.

Gravar vídeos explicando como montar frações.

Levar as atividades para casa como jogo para brincar com a família.

Desenvolvendo a percepção visual, coordenação motora fina, criatividade e experimentação com diferentes materiais e técnicas

Imagem 1

1- Pintura com Pontilhismo e Galhos
Técnica: Pintura com cotonete ou ponta do dedo.
Objetivo pedagógico:

Trabalhar a coordenação motora fina.

Explorar formas da natureza (folhas, galhos, flores).

Desenvolver a percepção de cores e padrões repetitivos.

Introduzir o conceito de pontilhismo artístico.

Imagem 2

2- Carimbo com Colagem e Tinta
Técnica: Impressão com matriz feita de papelão ou EVA.
Objetivo pedagógico:

Estimular o reconhecimento de formas geométricas e botânicas.

Explorar a técnica de carimbo e repetição.

Desenvolver a noção de simetria e composição visual.

Trabalhar força e pressão manual no uso de carimbos.

Imagem 3

3- Flores com Rolo de Papel Higiênico
Técnica: Impressão com rolo cortado.
Objetivo pedagógico:

Estimular a criatividade com materiais recicláveis.

Explorar formas e padrões circulares.

Trabalhar coordenação motora ao carimbar.

Promover consciência ambiental com reaproveitamento.

Imagem 4

4- Pintura Soprada com Olhinhos
Técnica: Tinta soprada com canudo ou assoprando diretamente.
Objetivo pedagógico:

Desenvolver o controle da respiração e sopro.

Estimular o senso de imaginação e humor (criando monstrinhos, germes, personagens).

Trabalhar com cores primárias e mistura de cores.

Incentivar a expressividade artística livre.


- Plano de Aula Completo e Adaptado para diferentes públicos:
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Inclusão e Terapia para Terceira Idade

A atividade escolhida como base foi a pintura soprada com olhinhos - Imagem 4 - que pode ser facilmente adaptada para todos esses grupos.

- PLANO DE AULA – ARTE EXPRESSIVA COM TINTA SOPRADA
Tema: Criando Personagens com Pintura Soprada
Duração: 50 a 60 minutos
Material: Tinta guache, canudos, cartolina ou papel A4, olhinhos móveis, pincéis, copinhos com água, aventais

- EDUCAÇÃO INFANTIL (4 a 6 anos)
Objetivos:

Desenvolver a coordenação motora oral e fina.

Explorar texturas e cores.

Estimular a criatividade e imaginação.
Metodologia:

Conversa inicial sobre monstros, bichinhos e personagens engraçados.

Demonstração de como soprar a tinta com o canudo.

Cada criança faz sua pintura soprada e cola olhinhos.

Roda de conversa para nomear seus personagens.
Avaliação:
Participação, envolvimento e oralidade ao descrever sua criação.

- ENSINO FUNDAMENTAL (7 a 10 anos)
Objetivos:

Estimular a autonomia criativa e expressão artística.

Trabalhar sopro controlado e coordenação.

Relacionar arte com emoções e histórias.
Metodologia:

Discussão sobre sentimentos e como representá-los visualmente.

Pintura soprada representando emoções (tristeza, alegria, medo).

Nomear e escrever uma pequena história sobre o personagem criado.
Avaliação:
Entrega da atividade, criatividade e vínculo entre arte e narrativa.

- ENSINO MÉDIO
Objetivos:

Trabalhar expressão subjetiva e simbólica através da arte.

Estimular o uso de técnicas alternativas na criação visual.

Desenvolver noções de composição e crítica artística.
Metodologia:

Breve introdução sobre arte abstrata e expressionismo.

Pintura soprada livre ou com tema (por ex: “como me sinto hoje”).

Discussão crítica sobre as obras criadas: formas, cores, emoções.
Avaliação:
Participação, reflexão crítica, expressão estética.

- INCLUSÃO (crianças e adolescentes com deficiência)
Adaptações e Objetivos:

Utilizar canudos mais largos ou dispositivos de sopro adaptados.

Auxílio com colagem e uso de texturas para deficiências visuais.

Estimular sensorialmente (cor, forma, som do sopro).
Metodologia:

Atividade sensorial de escolha das cores.

Soprar ou espalhar a tinta com ajuda (se necessário).

Construção de personagens com colagens e texturas.
Avaliação:
Envolvimento sensorial, resposta emocional, interação social.

- TERAPIA PARA TERCEIRA IDADE
Objetivos:

Estimular o sopro e respiração (coordenação motora oral).

Trabalhar concentração e relaxamento.

Promover bem-estar, expressão emocional e autoestima.
Metodologia:

Atividade de relaxamento inicial com respiração.

Pintura soprada com música ambiente tranquila.

Conversa sobre as formas criadas e suas interpretações livres.
Avaliação:
Bem-estar percebido, participação e relato pessoal da experiência.




- PLANO DE AULA – Pintura Soprada: Emoções em Movimento

Etapa: Ensino Fundamental II
Ano recomendado: 6º ao 9º ano
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Área: Arte
Habilidade BNCC (EF69AR08):
Experimentar e aplicar diferentes técnicas, materiais e procedimentos artísticos para expressar ideias, sentimentos e/ou conceitos.

- Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a capacidade de expressão artística utilizando técnicas não convencionais.

Relacionar formas, cores e composições com sentimentos e emoções.

Explorar o uso do sopro como ferramenta de criação artística.

Incentivar a apreciação e interpretação de obras visuais próprias e dos colegas.

- Materiais Necessários

Canudos de papel ou plástico

Tintas guache diluídas em água

Papel branco ou cartolina A4

Olhinhos móveis (opcional)

Pincéis, copinhos de água

Lápis e caneta para nomear os personagens/criações

Música instrumental leve para ambientação

- Conteúdo Trabalhado

Técnicas de pintura alternativas (sopro com tinta)

Cores e emoções

Arte abstrata e espontânea

Expressividade e simbolismo visual

- Metodologia (Etapas da Aula)

Aula 1: Criação artística

1- Conversação inicial (10 min):

Perguntar: Como podemos expressar emoções com arte, sem desenhar rostos ou palavras?

Mostrar exemplos de arte abstrata e pintura soprada.

2- Demonstração (5 min):

Mostrar como soprar a tinta com canudo para criar formas orgânicas.

3- Criação livre (30 min):

Alunos criam pinturas sopradas com diferentes cores.

Opcional: colagem de olhinhos para transformar em personagens.

4- Nome e emoção (5 min):

Aluno dá nome à sua criação e escreve qual emoção ela representa.

- Aula 2: Interpretação e reflexão

1- Exposição na sala (15 min):

Obras são dispostas no quadro ou mesa para todos verem.

2- Roda de conversa (20 min):

Cada aluno explica sua criação: como fez, o que representa, que emoção ou pensamento quis transmitir.

3- Interpretação cruzada (10 min):

Colegas tentam interpretar a obra do outro: “O que você sente ao olhar essa arte?”

4- Encerramento (5 min):

Discussão sobre como diferentes técnicas podem representar sentimentos de forma única.

- Avaliação

Participação e envolvimento durante a atividade.

Clareza na apresentação da própria criação.

Capacidade de interpretar as criações dos colegas.

Organização e criatividade na composição visual.

- Dica Extra

Monte uma galeria de arte na escola com as produções dos alunos e coloque títulos e descrições criativas ao lado das obras.