Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Pintura coletiva na Educação Infantil é uma atividade riquíssima para estimular criatividade, socialização e coordenação motora, além de promover o trabalho em equipe

Atividade: Pintura Coletiva

Faixa etária: 3 a 6 anos

Objetivos pedagógicos:

Estimular a expressão artística e a criatividade.

Desenvolver coordenação motora ampla e fina.

Promover a cooperação e o respeito pelo trabalho do outro.

Trabalhar cores, formas e texturas.

Materiais:

Papel kraft ou cartolina grande (rolo ou folhas coladas para formar um painel).

Tintas guache atóxicas.

Pincéis, rolinhos, esponjas e carimbos.

Potes de água para limpeza de pincéis.

Aventais ou camisetas velhas para proteção da roupa.

Passo a passo:

1- Preparação do espaço: Estenda o papel no chão ou fixe-o na parede baixa, protegendo o entorno com jornal ou lona.

2- Apresentação: Explique que todos irão criar uma única obra juntos, respeitando e complementando as ideias uns dos outros.

3- Exploração livre: As crianças escolhem cores e materiais e começam a pintar.

4- Interação: Incentive-as a conversar sobre o que estão pintando, combinando cores e criando histórias.

5- Encerramento: Quando todos finalizarem, peça para que observem a pintura e contem o que veem, estimulando interpretação e linguagem oral.

Dicas de variação:

Escolher um tema (ex.: “A floresta dos animais” ou “O fundo do mar”).

Usar elementos naturais como folhas, galhos e flores para carimbar.

Trabalhar com música ambiente para inspirar a criação.

Aspecto pedagógico central:

A pintura coletiva promove cooperação, negociação de espaço e expressão artística sem competição, fortalecendo vínculos e estimulando respeito pela produção do outro.


Atividade: Pintura Coletiva

Faixa etária: 3 a 6 anos

Objetivos pedagógicos:

Estimular a expressão artística e a criatividade.

Desenvolver coordenação motora ampla e fina.

Incentivar a cooperação e o respeito ao trabalho coletivo.

Explorar cores, formas, texturas e composições.

Campos de Experiência – BNCC:

Traços, sons, cores e formas: Explorar diferentes formas de expressão artística e visual.

O eu, o outro e o nós: Desenvolver atitudes de respeito, cooperação e valorização do trabalho em grupo.

Corpo, gestos e movimentos: Ampliar as possibilidades de movimento na pintura e no uso de diferentes materiais.

Objetivos de aprendizagem – BNCC (EI03 – 5 anos):

(EI03CG05) Criar produções artísticas, explorando cores, formas, texturas e materiais.

(EI03EO02) Interagir e colaborar com os colegas em atividades coletivas.

(EI03TS01) Utilizar gestos e movimentos no manuseio de ferramentas artísticas.

Materiais:

Papel kraft ou cartolina grande (rolo ou folhas unidas formando um painel).

Tintas guache atóxicas.

Pincéis, rolinhos, esponjas, carimbos.

Potes de água e panos para limpeza.

Aventais ou camisetas velhas.

Desenvolvimento:

1- Preparação: Dispor o papel no chão ou parede baixa, protegendo o espaço.

2- Apresentação: Explicar que será criada uma única obra coletiva.

3- Criação livre: As crianças escolhem materiais e cores, pintando de forma colaborativa.

4. Interação: Incentivar conversas e combinações entre os participantes.

5- Socialização: Observar juntos a obra finalizada, comentando sobre o processo e o resultado.

Avaliação:

Participação ativa e envolvimento na atividade.

Respeito e cooperação no uso do espaço e materiais.

Capacidade de se expressar artisticamente com diferentes recursos.

Produto final: Painel coletivo para exposição na sala ou corredor da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.