POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

A panela mais adequada para fazer comida depende do que pretende preparar e do material da panela:

 Panela de cerâmica: É uma opção segura e saudável, pois é atóxica e não transfere resíduos para os alimentos. É ideal para saltear e grelhar.

Panela de ferro fundido: Libera pequenas quantidades de ferro nos alimentos, o que pode ser benéfico para quem precisa aumentar os níveis do mineral. Além disso, o ferro fundido pode enriquecer os alimentos com ferro, ajudando a prevenir anemia.

Panela de aço cirúrgico: É atóxica e não possui substâncias como níquel, chumbo ou alumínio.

Panela de vidro: É atóxica e não transfere resíduos para os alimentos.

Panela de inox: É resistente e distribui o calor de forma igual por sua superfície. No entanto, contém níquel, que é tóxico e pode se desprender da panela ao longo do uso.

Panela antiaderente: É ótima para grelhar, fritar e selar alimentos.

Caldeirão e caçarola: São muito parecidos e servem para fazer ensopados, cozidos e alguns preparos com carne. A diferença é que o caldeirão é mais profundo e cabe mais água.


A melhor opção de utensílio de cozinha depende do que você pretende fazer com ele e das características que você considera mais importantes:

Vidro

É considerado um dos materiais mais saudáveis para utensílios de cozinha, pois não libera resíduos nos alimentos e é inerte a alimentos ácidos. É também muito higiênico e permite acompanhar o preparo dos alimentos sem abrir a tampa. No entanto, é frágil, pesado e aquece com facilidade, podendo queimar o alimento.

Alumínio
É popular, fácil de encontrar e de manusear, e aquece rapidamente. É indicado para serviços que exigem resultados leves.

Inox
É resistente, durável e não libera resíduos nos alimentos. No entanto, não é antiaderente, por isso exige mais cuidado no cozimento. Para limpar, pode-se usar vinagre, limão e bicarbonato.

Cerâmica
Preserva o sabor dos alimentos e mantém-nos aquecidos por mais tempo. É fácil de lavar e tem grande poder antiaderente. Para limpar, pode-se usar esponja macia, detergente e água morna.

Panelas de aço cirúrgico, porcelana e cerâmica também são atóxicas, ou seja, não possuem substâncias na sua composição que podem causar intoxicação no organismo.

Não se deve arear a parte interna de panelas de alumínio ou aço inox. A areação, que consiste em esfregar a panela com palha de aço ou areia, pode fazer com que substâncias do metal migrem para o alimento. Essas substâncias podem estar relacionadas com problemas neurológicos.

Para limpar a parte interna da panela, pode-se usar:
- Bicarbonato de sódio e água quente, deixando de molho por uma noite
- Vinagre e água quente, deixando de molho por uma noite

A parte externa da panela pode ser areada, mas é importante evitar o contato da palha de aço com a superfície de metal.
Panelas com revestimento a
ntiaderente não precisam ser areadas, pois o revestimento evita manchas e sujeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.