POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

A diversidade cultural no Brasil é caracterizada pela presença de diversas tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, encontrados em diferentes grupos de pessoas nas várias regiões do país.

A extensão territorial do Brasil e o processo de colonização com a chegada de pessoas de diferentes origens contribuíram para a formação de uma imensa diversidade cultural no país.

Frevo, dança tradicional do estado de Pernambuco

A origem da formação cultural brasileira está ligada, sobretudo, aos indígenas, aos negros escravizados e aos imigrantes europeus.

O primeiro imigrante foi o colonizador português e ao longo dos séculos seguintes, outras nacionalidades também tiveram destaque na migração brasileira, como os italianos, alemães, japoneses e poloneses.

De norte a sul, as tradições, as festas, os rituais e a alimentação variam de maneira significativa. As manifestações culturais são influenciadas também pelas características locais, como o clima e a vegetação, e os aspectos sociais e econômicos.

Entre as regiões do país existem diferenças bastante significativas da formação cultural, mas mesmo dentro de uma região ou estado é possível encontrar grande diversidade de tradições e manifestações culturais.

A cultura dos mais variados grupos no Brasil é elemento de identificação, é o que forma os indivíduos que pensam, sentem e agem em seus círculos sociais.

São as manifestações culturais que fornecem identidade e contam a história de um país, por isso, sua preservação é muito importante.

Para que a cultura de um país seja preservada é preciso que se criem políticas públicas de valorização e reconhecimento das tradições e também que esses temas sejam incluídos nos currículos escolares.

Diversidade cultural nas regiões do Brasil

Veja a seguir, um pouco da cultura, das tradições e da culinária em cada região do Brasil:

Norte
Na região norte acontecem dois importantes eventos culturais: o Festival de Parintins no Amazonas e o Círio de Nazaré em Belém do Pará.

O Festival de Parintins conta com apresentações semelhantes ao carnaval, com fantasias, alegorias e enredo e acontece uma competição entre o boi Caprichoso e o boi Garantido.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã de devoção à Nossa Senhora de Nazaré e reúne cerca de 2 milhões de pessoas às ruas de Belém do Pará.

Nessa região, a culinária apresenta forte influência indígena, sobretudo na utilização do peixe e da mandioca. Também são pratos típicos dessa região a carne de sol, o jambu e o tucupi (caldo de mandioca cozido).

Festival de Parintins

Nordeste
No nordeste, uma das manifestações artísticas mais tradicionais é a literatura de cordel, que é um gênero literário produzido em versos. Os textos são escritos em folhetos e pendurados em cordas nas apresentações, por isso o nome "cordel".

Outras tradições famosas dessa região são o maracatu, o bumba meu boi, o carnaval, a capoeira, o frevo, o coco, a ciranda, a festa de Iemanjá, a marujada e a lavagem das escadarias do Bonfim.

Os pratos típicos da região são: acarajé, vatapá, caruru, sarapatel, carne de sol, bolo de fubá, arroz-doce, canjica, buchada de bode, tapioca, pamonha, feijão-verde e cocada.


Centro-oeste
O centro-oeste é uma região de grande diversidade devido às influências de outros estados, de povos indígenas e até mesmo de outros países como a Bolívia e o Paraguai.

Algumas das manifestações culturais mais conhecidas nessa região são a cavalhada, o fogaréu e o cururu. E dentre os pratos típicos estão o arroz com pequi, o angu, o arroz boliviano, o cural e os peixes do pantanal.

Procissão do Fogaréu

Sudeste
No sudeste, algumas das tradições são as festas do divino, o carnaval, o bumba meu boi, o peão de boiadeiro, o samba de lenço, o caiapó, a dança de velhos, a folia de reis e o jongo.

Os pratos típicos dessa região são o cuscuz paulista, aipim frito, moqueca capixaba, pão de queijo, feijoada, tutu de feijão, feijão-tropeiro, queijo minas, farofa e bolinho de bacalhau.

Folia de reis

Sul
O sul tem diversas manifestações culturais relacionadas aos imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos.

Os grupos descendentes desses imigrantes preservam práticas culturais de dança, culinária e também na arquitetura. É comum encontrar cidades inteiras construídas em estilo alemão, por exemplo.

No que se refere a culinária, destacam-se o chimarrão, especialmente no Rio Grande do Sul, o pirão de peixe, o barreado (carne cozida em panela de barro) e a produção de vinho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.