POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

No Japão não derrubam árvores

Os japoneses produzem madeira há 700 anos sem derrubar árvores. No século XIV, a extraordinária técnica daisugi nasceu no Japão. Na verdade, os daisugi prevêem que essas árvores sejam plantadas para as gerações futuras e não sejam cortadas, mas podadas como se fossem bonsais gigantes; aplicando esta técnica aos cedros, a madeira obtida é uniforme, reta e sem nós, praticamente perfeita para construção. Uma poda como regra de arte que permite à árvore crescer e germinar aproveitando a sua madeira, sem nunca a cortar.

Seiscentos anos atrás nasceu essa técnica no Japão. É um método de silvicultura onde se aproveitam os rebentos ou ramos de árvores que receberam anteriormente tratamento especial de crescimento controlado.

Em vez de cortar as árvores, eles vão podando seus galhos até obter o comprimento desejado. Eles recebem uma poda específica para que cresçam reta para cima sem nenhum nó ou curva. A árvore original é deixada intacta e de vez em quando algumas partes começam a podar, isto é um CRESCIMENTO CONTROLADO.

Daisugi consiste em criar ramos nos cedros que sejam perfeitamente direitas e verticais. Ao realizar esta técnica, verificou-se que os novos ramos nascentes são muito mais firmes e resitentes do que a raiz original porque eles têm um maior fluxo de nutrientes pela sua forma reta e vertical. É uma evolução da técnica do Bonsai, técnica que consiste em manter árvores pequenas mesmo tendo idade adulta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.