Ambiente - As algas são os produtores primários dos ambientes aquáticos, sendo a base das cadeias alimentares. Além disso, são responsáveis por cerca de 90% do oxigênio produzido no planeta.
Economia - As algas são utilizadas em diversas indústrias, como a alimentícia, a cosmética, a farmacêutica e a de papel. Na agricultura, os talos das algas são ricos em minerais como potássio e nitrogênio, sendo utilizados como fertilizantes. Na pecuária, as algas podem ser usadas na alimentação animal, melhorando a saúde dos animais.
Alimentação - Algumas espécies de algas são consumidas pelo ser humano, principalmente em países asiáticos. Polissacarídeos de algas marinhas, como ágar, carragena e alginatos, são encontrados em alimentos como iogurtes, achocolatados e cerveja preta.
Biocombustível - As algas estão sendo estudadas como uma possível fonte de biocombustível.
Banhos terapêuticos - Na Irlanda e Grã-Bretanha, as algas são utilizadas em banhos terapêuticos.
Captura de carbono - Espécies como o plânctonalgas ic atuam na captura de carbono (C).
Segurança alimentar - De acordo com a União Europeia e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, os produtos do mar, incluindo as algas, vão ser cada vez mais importantes para a segurança alimentar mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.