Júlio Verne foi um escritor francês que contribuiu para a ficção científica e para a literatura mundial. Suas obras foram traduzidas para mais de 148 idiomas e tiveram várias adaptações para o cinema e para a televisão.
Júlio Verne é considerado o criador da ficção científica por alguns estudiosos. As suas obras descrevem eventos e avanços científicos que só se tornaram realidade décadas depois.Algumas das contribuições de Júlio Verne foram:
Previsão de avanços científicos, como a televisão, o helicóptero, o avião, o submarino, as viagens espaciais, entre outros
Criação de realidades futuristas, com a presença de máquinas voadoras
Unificação da literatura e da ciência
Posicionamento sobre o uso errôneo da tecnologia pela humanidade e os impactos ambientais
Previsão de avanços científicos, como a televisão, o helicóptero, o avião, o submarino, as viagens espaciais, entre outros
Criação de realidades futuristas, com a presença de máquinas voadoras
Unificação da literatura e da ciência
Posicionamento sobre o uso errôneo da tecnologia pela humanidade e os impactos ambientais
Algumas das obras mais famosas de Júlio Verne são: Viagem ao Centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1873), A Ilha Misteriosa (1874).
Previsões futurísticas:
Da Terra à Lua
O escritor francês descreveu em em sua obra “Da Terra à Lua” módulos de viagem que seriam enviados para o espaço por canhões capazes de vencer a gravidade e, inclusive, o ponto exato de partida da missão Apollo 11, que foi da Flórida à Lua em 1969.
Nessa mesma obra, ele descreveu espaçonaves que seriam movidas pela luz e que seriam equivalentes a tecnologia de velas solares usadas por espaçonaves modernas.
Vinte Mil Léguas Submarinas
Já em “Vinte Mil Léguas Submarinas”, descreveu o submarino “Nautilus” que seria movido a eletricidade, tendo o Submarino surgido somente mais de uma década após o relato de Verne.
Além disso, nesse mesmo livro ele descreveu uma arma capaz de lançar projéteis de eletricidades estática, arma essa bem semelhante aos teasers atuais.
O Dia de Um Jornalista Americano no Ano 2889
Já em O Dia de Um Jornalista Americano no Ano 2889, Verne descreveu o que depois de oitenta anos viriam a ser os jornais transmitidos na televisão, um veículo onde jornalistas e cientistas iram contar os acontecimentos do dia.
Da mesma forma, ele descreveu o 'fonotelefoto' que seriam aparelhos capazes de enviar informações, áudio e imagens dos acontecimentos em tempo real, em uma espécie de tela, que seria bem similar no contexto de hoje em dia aos computadores e smartphones que utilizamos.
Curiosidades
Teve mais de 100 livros publicados;
Entre os mais conhecidos estão Vinte mil léguas submarinas, A volta ao mundo em 80 dias e Viagem ao centro da terra;
Atualmente, ele é o escritor cuja obra foi a mais traduzida em toda a história, com traduções em aproximadamente 148 línguas;
Verne teve em vida apenas um único filho, Michel Jean Pierre Verne;
Após a morte do escritor francês seu filho foi o responsável por completar algumas obras suas inacabadas, como A Missão Barsac.
Sem sombra de dúvidas que Júlio Verne foi e sempre será um dos escritores mais memoráveis que existiram, com uma extensa obra atemporal e capaz de inspirar as atuais e futuras gerações.
Ler as suas obras é mais do que uma homenagem a ele enquanto artista, mas sim um tributo a literatura de maneira geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.