POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Jules Gabriel Verne (Júlio Verrne)

 Júlio Verne foi um escritor francês que contribuiu para a ficção científica e para a literatura mundial. Suas obras foram traduzidas para mais de 148 idiomas e tiveram várias adaptações para o cinema e para a televisão.

Júlio Verne é considerado o criador da ficção científica por alguns estudiosos. As suas obras descrevem eventos e avanços científicos que só se tornaram realidade décadas depois.

Algumas das contribuições de Júlio Verne foram:
Previsão de avanços científicos, como a televisão, o helicóptero, o avião, o submarino, as viagens espaciais, entre outros
Criação de realidades futuristas, com a presença de máquinas voadoras
Unificação da literatura e da ciência
Posicionamento sobre o uso errôneo da tecnologia pela humanidade e os impactos ambientais

Algumas das obras mais famosas de Júlio Verne são: Viagem ao Centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1873), A Ilha Misteriosa (1874).


Previsões futurísticas:


Da Terra à Lua

O escritor francês descreveu em em sua obra “Da Terra à Lua” módulos de viagem que seriam enviados para o espaço por canhões capazes de vencer a gravidade e, inclusive, o ponto exato de partida da missão Apollo 11, que foi da Flórida à Lua em 1969.
Nessa mesma obra, ele descreveu espaçonaves que seriam movidas pela luz e que seriam equivalentes a tecnologia de velas solares usadas por espaçonaves modernas.

Vinte Mil Léguas Submarinas


Já em “Vinte Mil Léguas Submarinas”, descreveu o submarino “Nautilus” que seria movido a eletricidade, tendo o Submarino surgido somente mais de uma década após o relato de Verne.
Além disso, nesse mesmo livro ele descreveu uma arma capaz de lançar projéteis de eletricidades estática, arma essa bem semelhante aos teasers atuais.

O Dia de Um Jornalista Americano no Ano 2889

Já em O Dia de Um Jornalista Americano no Ano 2889,
Verne descreveu o que depois de oitenta anos viriam a ser os jornais transmitidos na televisão, um veículo onde jornalistas e cientistas iram contar os acontecimentos do dia.

Da mesma forma, ele descreveu o 'fonotelefoto' que seriam aparelhos capazes de enviar informações, áudio e imagens dos acontecimentos em tempo real, em uma espécie de tela, que seria bem similar no contexto de hoje em dia aos computadores e smartphones que utilizamos.

Curiosidades


Teve mais de 100 livros publicados;

Entre os mais conhecidos estão Vinte mil léguas submarinas, A volta ao mundo em 80 dias e Viagem ao centro da terra;

Atualmente, ele é o escritor cuja obra foi a mais traduzida em toda a história, com traduções em aproximadamente 148 línguas;

Verne teve em vida apenas um único filho, Michel Jean Pierre Verne;

Após a morte do escritor francês seu filho foi o responsável por completar algumas obras suas inacabadas, como A Missão Barsac.

Sem sombra de dúvidas que Júlio Verne foi e sempre será um dos escritores mais memoráveis que existiram, com uma extensa obra atemporal e capaz de inspirar as atuais e futuras gerações.

Ler as suas obras é mais do que uma homenagem a ele enquanto artista, mas sim um tributo a literatura de maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.